PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6321/6321 http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm
Autoavaliação do PPGEBM

 

 

Até o ano de 2019, o processo de autoavaliação do PPGEBM da UFABC era exclusivamente efetuado por meio de:

 

1 - Relatório da avaliação quadrienal anterior efetuada pela CAPES;

 

2 - Relatório de avaliação da Comissão Própria de Avaliação da UFABC (CPA-UFABC), efetuada anualmente com docentes, servidores técnico-administrativos e discentes (https://www.ufabc.edu.br/administracao/comissoes/cpa/relatorios);

 

3 - Relatórios anuais de consolidação de docente, de programa, de dados enviados do coleta e do Qualis de produção bibliográfica disponibilizados na plataforma SUCUPIRA da CAPES;

 

4 - Avaliação dos docentes para credenciamento e recredenciamento no programa;

 

5 - Reuniões semestrais com a plenária do curso, comparando os números do PPG EBM da UFABC com os quantitativos de outros PPGs da área Engenharias IV, além da apresentação, discussão e traçado de metas futuras considerando os documentos citados nos tópicos anteriores;

 

6 - Apresentação em reunião plenária de relatórios das avaliações das disciplinas efetuadas pelos discentes e sugestão de melhorias, quando houvesse.

 


 

Em 2020, em especial por causa da pandemia do coronavírus e das adaptações do ensino presencial para ensino remoto, foram também efetuadas avaliações institucionais com os docentes e discentes para acompanhamento e melhoria das estratégias de ensino nos quadrimestres ministrados sob a forma de Estudos Continuados Emergenciais - ECE (LINK) e Quadrimestre Suplementar - QS (LINK).  

 

O relatório produzido pela CPA-UFABC baseia-se na aplicação anual de formulários eletrônicos a docentes e discentes dos PPGs, os quais são desenvolvidos pela equipe pedagógica da CPA e avaliado pela equipe estatística da referida comissão. Os relatórios preparados pelas equipes das Comissões de Acompanhamento e Avaliação dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE) e do Quadrimestres Suplementares (QS) também foram baseados em formulários eletrônicos aplicados via Google Forms a docentes, discentes e servidores técnico-administrativos; porém, estes instrumentos estavam adaptados a captar a percepção quanto aos métodos de ensino remoto, dificuldades enfrentadas durante a pandemia e possibilidades de solução.

 

Certamente estes instrumentos de avaliação muito auxiliaram nas ações tomadas pelo PPGEBM-UFABC nos últimos anos, principalmente em 2020, quando muitas adaptações foram necessárias considerando a pandemia. Contudo, de acordo com o Relatório do Grupo de Trabalho “Autoavaliação e Programas de Pós-graduação” (LINK), que tratou de importância e instruções para a Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação, foi necessária a instituição de um sistema de autoavaliação própria do PPGEBM-UFABC, de forma a nortear o planejamento estratégico do PPGEBM em curto e longo prazos. 

 

 

 

 


De acordo com a Portaria 1563/2021, a comissão de 2021 é composta por: 

 

  • Prof. Marcos Duarte (presidente)
  • Profa. Patricia Aparecida da Ana
  • Profa. Christiane Bertachini Lombello
  • Profa. Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões
 

 


 

 

De acordo com o Projeto de Autoavaliação do PPGEBM (LINK), a comissão desenvolveu questionários específicos por categoria de respondentes: discentes, egressos, docentes e funcionários.

 

Em linhas gerais, os questionários foram organizados em seções, tais como: aspectos que envolvem docente e discente; atuação acadêmica e profissional (somente para os discentes e egressos); visão sobre o PPGEBM-UFABC; atendimento e infraestrutura; aspectos sobre o ambiente de trabalho (somente para funcionários). As questões deveriam ser respondidas por meio de escala Likert de opinião em cinco pontos. Os questionários foram enviados de forma online (Google Forms) para a comunidade da pós-graduação para preenchimento de forma anônima.

  

Os questionários continham um total de 66 questões divididas em: 22 questões para a categoria discentes, 25 para a categoria egressos, 13 para a categoria docentes e 6 para a categoria técnicos. Em linhas gerais, os questionários foram organizados em seções, tais como: aspectos que envolvem docente/orientador e estudante/orientador; atividades docentes e discentes; atuação acadêmica e profissional (somente para os estudantes); visão sobre o PPG; atendimento e infraestrutura.

 

 

Os questionários aplicados tiveram os seguintes números de pessoas consultadas e de retornos:

 

Discentes: 29 questionários preenchidos de 46 pessoas consultadas (63%);

 

Egressos: 32 questionários preenchidos de 60 pessoas consultadas (53%);

 

Docentes: 17 questionários preenchidos de 22 pessoas consultadas (77%);

 

Técnicos: 4 questionários preenchidos de 6 pessoas consultadas (67%).

 

 

 

A grande maioria das respostas dos discentes, egressos, docentes e técnicos foram positivas (isto é, na escala de Likert, a maior parte das respostas foram ‘concordo’ e ‘concordo totalmente’). Das 66 questões, apenas 6 delas tiveram mais de 10% de respostas como ‘discordo’ e ‘discordo totalmente’, as quais estão descritas abaixo:

 

 

 

Discentes:

 

1 - O site do Programa de Pós-Graduação (http://www.propg.ufabc.edu.br/ppgebm) dispõe de informações relevantes para alunos e professores. 10,3% discordam;

 

2 - As linhas de pesquisa e as disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação são atuais, integradas e abrangem adequadamente os tópicos da área de concentração. 10,3% discordam;

 

3 - O Programa de Pós-Graduação apresenta quadro docente com número de professores suficiente para a atender às demandas de ensino e pesquisa da sua formação para a Pós-Graduação. 10,3% discordam.

 

 

 

Docentes:

 

1 - O Programa de Pós-Graduação dispõe de infraestrutura adequada para os discentes, tais como salas de aula e de estudo, laboratórios, biblioteca e recursos de informática. 11,8% discordam;

 

2 - Os alunos são estimulados a participar de eventos e intercâmbios científicos a fim de divulgar os conhecimentos produzidos. 11,8% discordam;

 

3 - A distribuição da sua carga horária entre aulas na graduação, pós-graduação, pesquisa e atividades administrativas é bem dimensionada para o adequado exercício de suas tarefas no programa de Pós-Graduação. 23,5% discordam.

 

 

O Relatório de autoavaliação completo encontra-se disponível neste LINK

 

 

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