PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6321/6321 http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm
Dúvidas frequentes dos discentes

 

  

 Nesta seção encontram-se as principais dúvidas dos discentes do programa. Para esclarecimentos adicionais, favor encaminhar email para ppgebm@ufabc.edu.br

 

 No site da PROPG-UFABC, é possível encontrar informações atualizadas sobre os diferentes procedimentos. Ainda, não esqueça de ler o "Manual do Estudante" disponível AQUI

 

 

 1. Fiz disciplinas em outra instituição ou em outro curso de pós-graduação da UFABC. Posso solicitar aproveitamento de créditos?

Sim, pode. Para isto, você deve preencher e assinar o formulário disponível no site da PROPG, anexar a documentação solicitada e encaminhar ao seu orientador. Se ele estiver de acordo, ele encaminhará esta documentação do email institucional dele (que vale como assinatura) à coordenação do PPGEBM para apreciação. 

 

 

 2. Já fiz todas as disciplinas e agora pretendo me dedicar apenas ao projeto. Devo me matricular?

Sim, o discente deve fazer sua matrícula antes de cada quadrimestre. Se não for fazer disciplinas, ele deve se matricular em "Elaboração da dissertação". 

 

 

 3. Pretendo realizar o exame de qualificação no próximo quadrimestre. Como devo efetuar minha matrícula?

Você deve se matricular em "exame de qualificação". 

 

 

 4. Pretendo defender minha dissertação no próximo quadrimestre. Como devo efetuar minha matrícula?

Você deve se matricular em "Defesa de dissertação". 

 

 

 5. Fiz exame de proficiência em inglês por meio de uma prova aplicada pelo meu orientador. Como posso solicitar atualização do meu histórico escolar?

Para isso, você deve preencher o formulário de "proficiência em língua estrangeira" disponível AQUI, assinar, anexar a documentação solicitada e encaminhar ao seu orientador. 

Se ele estiver de acordo, ele encaminhará esta documentação do email institucional dele (que vale como assinatura) à coordenação do PPGEBM para apreciação. 

Além disso, seu orientador deverá encaminhar à coordenação cópia de seu teste efetuado, com a nota obtida. 

 

 

 

 6. Apresentei trabalho em congresso, e tenho publicação de artigo. Posso solicitar créditos?

Sim, pode. Para isso, você deve preencher o formulário de "reconhecimento de crédito por atividades complementares" disponível AQUI, assinar, anexar a documentação solicitada e encaminhar ao seu orientador. 

Se ele estiver de acordo, ele encaminhará esta documentação do email institucional dele (que vale como assinatura) à coordenação do PPGEBM para apreciação.

 

 

 7. Posso escrever minha dissertação em inglês?

Sim, pode. 

 

 

 

 8. Posso escrever minha dissertação sob a forma de artigos científicos?

Sim, pode. 

 

 

 

 9. Qual a estrutura do texto da dissertação?

O texto pode ser escrito em formato ABNT. Consulte sempre as normas de elaboração de dissertações e teses disponível no site da biblioteca da UFABC. Também não se esqueça da ficha catalográfica. Veja AQUI

 

 

 10. Qual o prazo e o que é necessário para realizar o exame de qualificação?

O exame de qualificação deve ser realizado em, no máximo, 18 meses da data da matrícula (veja a data de seu ingresso no seu portal do SIGAA). Para tal, o discente deve ter proficiência em inglês comprovada (veja procedimentos AQUI) e ter no mínino 75% dos créditos em disciplinas. 

O aluno deve se matricular em “Qualificação” no quadrimestre que pretende qualificar (não se esqueça de acompanhar os prazos de acordo com a data da matrícula). A banca deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 23 dias (a banca não precisa ser aprovada pela coordenação anteriormente).

Para as bancas: fazer a Indicação de pelo menos 06 nomes: 03 titulares  (Presidente + 02 avaliadores, sendo pelo menos 01 externo ao programa) e 03 suplentes, sendo pelo menos 01 externo ao programa.

Atenção: orientador e co-orientador NÃO PODEM SER MEMBROS da banca de qualificação e PELO MENOS um membro TITULAR DEVE SER EXTERNO AO PROGRAMA. O PRESIDENTE da banca deverá ser membro do PPGEBM.

As cartas-convite são enviadas automaticamente para os membros da banca após a aprovação no sistema. 

Mais informações sobre o agendamento de bancas, assim como os manuais para discentes e docentes estão disponíveis aqui.

 

 

 

 11. Qual o prazo e o que é necessário para realizar a defesa da dissertação?

A defesa da dissertação deve ser realizada até 24 meses da data da matrícula (veja a data de seu ingresso no seu portal do SIGAA). O aluno deve se matricular em “Defesa de dissertação ou tese” no quadrimestre que pretende defender (não se esqueça de acompanhar os prazos de acordo com a data da matrícula).

A banca deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 23 dias. A dissertação ou tese em pdf, contendo o agradecimento à CAPES conforme determinado pela Portaria CAPES Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018 (http://propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/Portaria_206_CAPES_DOU_04.09.18-citação-da-Capes.pdf), deve ser enviada pelo orientador/aluno para todos os membros da banca. 

Para a banca: fazer a Indicação de pelo menos 06 nomes: 03 titulares (pelo menos 01 externo ao Programa) e 03 suplentes (pelo menos 01 externo ao Programa).

Atenção: ORIENTADOR participa da banca como PRESIDENTE e PELO MENOS UM membro TITULAR e UM SUPLENTE DEVEM SER EXTERNOS AO PROGRAMA.


Mais informações sobre o agendamento de bancas, assim como os manuais para discentes e docentes estão disponíveis aqui


 

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa-1.sigaa-1