Nesta seção são detalhadas as instruções aos discentes que farão a disciplina de ESTAGIO À DOCENCIA do PPGEBM.
- Coordenador do PPGEBM ou docente do Programa indicado pela Coordenação.
- O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação do aluno de pós-graduação quanto à docência de nível superior. O estágio em docência pode incluir as seguintes atividades a serem realizadas pelo aluno:
- I- contribuir na elaboração do plano de curso e/ou de aula;
- II- preparar aulas teóricas e/ou práticas;
- III- ministrar aulas teóricas e/ou práticas, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina;
- IV- corrigir exercícios e/ou provas e
- V- acompanhar as avaliações de aprendizagem.
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Carga hortária: 24 h (2 créditos).
- A atividade do aluno é a realização do estágio em docência em alguma disciplina do curso de graduação da Engenharia Biomédica na UFABC. Para tanto, o aluno deverá apresentar um plano de trabalho sucinto descrevendo em qual disciplina pretende atuar e quais atividades pretende realizar, com respectivo cronograma. Este plano de trabalho deve ter a anuência do professor da disciplina que o aluno irá atuar e de seu orientador.
- Ao final do estágio na disciplina, o aluno deverá apresentar um relatório sucinto sobre suas atividades realizadas no estágio em docência.
A disciplina não possui atividade semanal em sala de aula.
Eventualmente são realizadas reuniões entre o docente responsável e os alunos matriculados para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.
No início do quadrimestre, o docente responsável encaminha email aos alunos matriculados esclarecendo o procedimento para o quadrimestre em questão e definindo o calendário para entrega do plano de trabalho e relatório final.
- O aluno será avaliado pelo plano de trabalho e relatório de estágio apresentados, sendo que o relatório final deverá ser entregue com a avaliação do professor responsável pela disciplina.
- MASETTO, M (org). Docência na Universidade. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. 112 p.
- CUNHA, MI. Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. 232 p.