PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6321/6321 http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm
Grupos de Pesquisa (CNPq)

 

 Nesta seção são mostrados os grupos de pesquisa relacionados ao Programa, cadastrados na plataforma CNPq. 

 

 

 

 


 Instrumentação e Métodos Computacionais em Engenharia Biomédica

O grupo de pesquisa em instrumentação e métodos computacionais atua na integração de ferramentas práticas e teóricas na solução de problemas biológicos. O grupo tem realizado diversos trabalhos científicos e de desenvolvimento tecnológico no âmbito interdisciplinar e conta com um corpo de pesquisadores jovens e com grande versatilidade de formação. Destaca-se a produção do grupo com contribuições importantes em diferentes temas em engenharia biomédica, tais como: instrumentação biomédica e desenvolvimento de equipamentos médicos; análise multivariada de dados na área da saúde; processamento de sinais biomédicos e ferramentas clínicas; modelagem de sistemas biológicos; desenvolvimento de tecnologias assistivas para reabilitação.

 

LIDERES: Diogo Coutinho Soriano, Fernando Silva de Moura. 


Pesquisadores do PPGEBM:  Daniel Papoti, Erick Dario Leon Bueno de Camargo, Harki Tanaka, João Loures Salinet Jr., Olavo Luppi Silva, Priscyla Waleska Targino Simões, Ana Carolina Quirino Simões, Maria Elizete Kunkel. 

 

 

 

 

 

 


 Ciência e Tecnologia de Biomateriais

 

LIDER: Sonia Maria Malmonge

 

Pesquisadores do PPGEBM: Andrea Cecília Dorion Rodas, Christiane B. Lombello, Patricia Aparecida da Ana. 

 

  

 

 

 

 


 Informática em Saúde Pública

O Grupo de Pesquisa em Informática em Saúde Pública foi criado em 2018. Desde então, professores pesquisadores, colaboradores e diversos acadêmicos compõem o grupo e desenvolvem pesquisas voltadas a diversas temáticas da Informática em Saúde aplicada no âmbito da Saúde Pública. O Grupo de Pesquisa em Informática em Saúde Pública também desenvolve pesquisas juntamente com outros grupos UFABC, destacando-se o Grupo de Pesquisa Instrumentação e Métodos Computacionais em Engenharia Biomédica, também vinculado ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas; além de realizar colaborações com Grupos de Pesquisa no Brasil e no exterior; e interlocução por meio de ações com o serviço de Saúde Pública.

 

LIDERES: Priscyla Waleska Targino Simões, Harki Tanaka

 

 

 

 

 


 Biofotônica e Engenharia Biomédica

O presente grupo de pesquisa visa estudar as interações da luz com os tecidos biológicos, fármacos ou biomateriais com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e/ou técnicas de diagnóstico, monitorização ou tratamento de diferentes patologias humanas, com enfoque principal em mínima intervenção e prevenção. Neste contexto, são desenvolvidos estudos in vitro, in vivo e clínicos que visem estabelecer protocolos mais eficientes, de menor custo e menos invasivos que os tradicionais métodos já empregados em ciências da vida. As tecnologias de ênfase de estudo neste grupo são: lasers em alta e baixa intensidades, terapia fotodinâmica antimicrobiana, tomografia por coerência óptica, espectroscopia vibracional e imageamento por fluorescência. 


LIDER: Patricia Aparecida da Ana

 

Pesquisadores do PPGEBM: Ilka Tiemy Kato. 

 

 

 

 


 

 


SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa-1.sigaa-1