O grupo de pesquisa em instrumentação e métodos computacionais atua na integração de ferramentas práticas e teóricas na solução de problemas biológicos. O grupo tem realizado diversos trabalhos científicos e de desenvolvimento tecnológico no âmbito interdisciplinar e conta com um corpo de pesquisadores jovens e com grande versatilidade de formação. Destaca-se a produção do grupo com contribuições importantes em diferentes temas em engenharia biomédica, tais como: instrumentação biomédica e desenvolvimento de equipamentos médicos; análise multivariada de dados na área da saúde; processamento de sinais biomédicos e ferramentas clínicas; modelagem de sistemas biológicos; desenvolvimento de tecnologias assistivas para reabilitação.
LIDERES: Diogo Coutinho Soriano, Fernando Silva de Moura.
Pesquisadores do PPGEBM: Daniel Papoti, Erick Dario Leon Bueno de Camargo, Fernanda Nascimento Almeida, Harki Tanaka, João Loures Salinet Jr., Olavo Luppi Silva, Priscyla Waleska Targino Simões, Ana Carolina Quirino Simões, Maria Elizete Kunkel.
LIDER: Sonia Maria Malmonge
Pesquisadores do PPGEBM: Andrea Cecília Dorion Rodas, Christiane B. Lombello, Juliana K. M. B. Daguano, Patricia Aparecida da Ana.
O Grupo de Pesquisa em Informática em Saúde Pública foi criado em 2018. Desde então, professores pesquisadores, colaboradores e diversos acadêmicos compõem o grupo e desenvolvem pesquisas voltadas a diversas temáticas da Informática em Saúde aplicada no âmbito da Saúde Pública. O Grupo de Pesquisa em Informática em Saúde Pública também desenvolve pesquisas juntamente com outros grupos UFABC, destacando-se o Grupo de Pesquisa Instrumentação e Métodos Computacionais em Engenharia Biomédica, também vinculado ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas; além de realizar colaborações com Grupos de Pesquisa no Brasil e no exterior; e interlocução por meio de ações com o serviço de Saúde Pública.
LIDERES: Priscyla Waleska Targino Simões, Harki Tanaka
O presente grupo de pesquisa visa estudar as interações da luz com os tecidos biológicos, fármacos ou biomateriais com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e/ou técnicas de diagnóstico, monitorização ou tratamento de diferentes patologias humanas, com enfoque principal em mínima intervenção e prevenção. Neste contexto, são desenvolvidos estudos in vitro, in vivo e clínicos que visem estabelecer protocolos mais eficientes, de menor custo e menos invasivos que os tradicionais métodos já empregados em ciências da vida. As tecnologias de ênfase de estudo neste grupo são: lasers em alta e baixa intensidades, terapia fotodinâmica antimicrobiana, tomografia por coerência óptica, espectroscopia vibracional e imageamento por fluorescência.
LIDER: Patricia Aparecida da Ana
Pesquisadores do PPGEBM: Ilka Tiemy Kato.
LIDER: Fernanda Nascimento Almeida