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Bancas de qualificação e defesa: como fazer

 

 

De acordo com o Regimento Interno do PPGEBM-UFABC (Disponível AQUI) e o Regimento Geral da Pós-Graduação da UFABC (disponível AQUI), os discentes devem seguir os seguintes critérios para a marcação de bancas de qualificação e defesa de mestrado. 

 

 


 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

 

1. Matricular-se na Disciplina "EBM-901 - EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO” (Apenas alunos de Mestrado) ou "EBM-903 - EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE Doutorado” (Apenas alunos de Doutorado), via SIGAA, no início do quadrimestre letivo em que pretende fazer o exame;

 

2. Ter cumprido todos os créditos em disciplinas obrigatórias do PPGEBM. Veja quais são AQUI;

 

3. Ter cumprido PELO MENOS 75% dos créditos totais em disciplinas; 

 

4. Ter sido aprovado no Exame de Proficiência em Língua Inglesa. Veja como fazer AQUI;

 

4. Realizar o Exame em, no máximo, 18 meses da data da matrícula para alunos de Mestrado, e 42 meses para alunos de Doutorado (a qual pode ser consultada no histórico escolar do aluno no sistema SIGAA). Caso necessite de prorrogação deste prazo, o discente deverá fazer a solicitação mediante preenchimento do formulário (disponível neste LINK), acrescentando a devida justificativa e a assinatura do orientador. 

 

5. A banca deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 15 Dias (a banca não precisa ser aprovada pela coordenação anteriormente);

 

Para as bancas: fazer a Indicação de pelo menos 06 nomes: 03 titulares  (Presidente + 02 avaliadores, sendo pelo menos 01 externo ao programa) e 03 suplentes, sendo pelo menos 01 externo ao programa.

Atenção: orientador e co-orientador NÃO PODEM SER MEMBROS da banca de qualificação e PELO MENOS um membro TITULAR DEVE SER EXTERNO AO PROGRAMA. O PRESIDENTE da banca deverá ser membro do PPGEBM.

 

6. As cartas-convite são enviadas automaticamente para os membros da banca após a aprovação no sistema. 

 

7. Mais informações sobre o agendamento de bancas, assim como os manuais para discentes e docentes estão disponíveis aqui.

 

8. Elabore o texto de acordo com as normas da UFABC. Veja as normas AQUI. 

 

9. A apresentação deve durar de 30 a 50 minutos. Os slides podem ser preparados empregando o template sugerido pela UFABC, disponível AQUI. 

 

 

 


  DEFESA DA DISSERTAÇÃO ou TESE 

 

1. Matricular-se na Disciplina “EBM-902 - DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO” (alunos de mestrado) ou  “EBM-904 - DEFESA DE TESE DE DOUTORADO” (alunos de doutorado) no início do quadrimestre letivo em que pretende realizar a defesa;

 

2. Para a defesa, o discente deve

a - ter concluído todos os créditos em disciplinas; 

b - ter sido aprovado no exame de qualificação

c - ter sido aprovado no exame de proficiência em Língua estrangeira;

d - ter concluído todos os passos experimentais da dissertação ou tese;

E - ter cumprido todos os componentes curriculares obrigatórios, incluindo a "Produção intelectual" e a "Participação no workshop do PPGEBM". Tais componentes variam para os alunos de mestrado ou doutorado, e podem ser consultados no Regimento interno do PPGEBM, disponível AQUI; 

F - Ter elaborado o texto para ser avaliado pela banca examinadora. O texto deve seguir as normas da UFABC, que estão AQUI; 

Nos agradecimentos, deve constar o agradecimento às agências que fomentaram o trabalho, assim como à CAPES (código 001), de acordo com as normas da PROPG disponíveis neste LINK

 

 

 

3. A defesa da DISSERTAÇÃO deve ser realizada até 24 meses da data da matrícula (veja a data de seu ingresso no seu histórico escolar, dispon´~ivel no SIGAA).

Caso necessite de prorrogação deste prazo, o discente deverá fazer a solicitação mediante preenchimento do formulário (disponível neste LINK), acrescentando a devida justificativa e a assinatura do orientador;

 

 

4. A defesa da TESE deve ser realizada até 48 meses da data da matrícula (veja a data de seu ingresso no seu histórico escolar, disponÍvel no SIGAA).

Caso necessite de prorrogação deste prazo, o discente deverá fazer a solicitação mediante preenchimento do formulário (disponível neste LINK), acrescentando a devida justificativa e a assinatura do orientador;

 

 

5. A banca deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 15 dias

 

Para a banca de MESTRADO: fazer a Indicação de pelo menos 06 nomes: 03 titulares (pelo menos 01 externo ao Programa) e 03 suplentes (pelo menos 01 externo ao Programa).

Atenção: ORIENTADOR participa da banca como PRESIDENTE e PELO MENOS UM membro TITULAR e UM SUPLENTE DEVEM SER EXTERNOS AO PROGRAMA.

 

 

Para a banca de DOUTORADO: fazer a Indicação de pelo menos 08 nomes: 05 titulares (pelo menos 01 externo ao Programa) e 03 suplentes (pelo menos 01 externo ao Programa).

Atenção: ORIENTADOR participa da banca como PRESIDENTE e PELO MENOS UM membro TITULAR e UM SUPLENTE DEVEM SER EXTERNOS AO PROGRAMA.

 

 

 

6. As cartas-convite são enviadas automaticamente para os membros da banca após a aprovação no sistema. 

 

7. A dissertação ou tese em pdf, contendo o agradecimento à CAPES conforme determinado pela Portaria CAPES Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018 (http://propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/Portaria_206_CAPES_DOU_04.09.18-citação-da-Capes.pdf), deve ser enviada pelo orientador/aluno para todos os membros da banca;


8. Mais informações sobre o agendamento de bancas, assim como os manuais para discentes e docentes estão disponíveis aqui



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