PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICO DI CONSOLO GREGÓRIO

DISCENTE : ERICO DI CONSOLO GREGÓRIO
DATA : 13/02/2020
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Equipamento de monitoramento em tempo real do formato e excursão torácica com fibra óptica para aplicação à Tomografia de Impedância Elétrica

A tomografia de impedância elétrica é um método não invasivo de obtenção de imagens médicas do interior de tecidos biológicos com alta resolução temporal. Um dos fatores que influenciam a qualidade das imagens é a informação a respeito do formato do tórax do paciente. O principal objetivo do projeto foi propor e construir um dispositivo para determinação do formato do torácico que poderá ser incorporado posteriormente ao método de tomografia de impedância elétrica. O dispositivo foi construído utilizando-se uma cinta de borracha ao qual foram acoplados uma fonte de luz, com uma guia de fibra óptica, fotodiodos posicionados em diversos pontos para medir luz de escape da fibra e a instrumentação necessária para captação dos sinais provenientes dos fotodiodos. Até o momento foram usadas diferentes técnicas de desgaste da fibra, fixação dos sensores e fonte de luz a fim de encontrar uma configuração que possibilitasse a obtenção de uma curva de correlação entre o coeficiente de atenuação da fibra com o com a curvatura da cinta. Com uma configuração que atendia as restrições, a cinta foi colocada em diversas superfícies cilíndricas com um raio conhecido e a tensão nos fotodiodos foram coletadas. Os dados foram então processados e obteve-se o comportamento do coeficiente de atenuação da fibra em função da curvatura. Na sequência do trabalho a curvatura será usada como forma de determinar a curvatura local de cada fotodiodo da cinta e com interpolações determinar o formato da superfície à qual a cinta esteja sobreposta.

Presidente - Interno ao Programa - 2188954 - ERICK DARIO LEON BUENO DE CAMARGO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1610505 - DANIEL PAPOTI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1957691 - RONNY CALIXTO CARBONARI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2418537 - DANIEL BOARI COELHO