PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de DEFESA: ROBERTO GUTIERREZ BERALDO

DISCENTE : ROBERTO GUTIERREZ BERALDO
DATA : 13/09/2019
LOCAL: sala S102, 1º andar , Bloco Alpha 2, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Desenvolvimento de um modelo dinâmico da circulação cerebral para tomografia por impedância elétrica

A monitoração contínua da hemodinâmica encefálica é importante para que alterações do fluxo sanguíneo cerebral sejam rapidamente detectadas, agilizando a tomada de decisão do médico no tratamento do paciente. Este trabalho parte da hipótese de que as mudanças de resistividade na cabeça podem ser detectadas pela Tomografia por Impedância Elétrica, seja a característica pulsátil do sangue nas artérias ou por condições patológicas como a presença de uma região isquêmica ou de uma região hemorrágica no cérebro. Foi desenvolvido um modelo dinâmico numérico da circulação cerebral capaz de retratar as variações de resistividades nas artérias dentro de um ciclo cardíaco. Esse modelo foi utilizado como informação a priori em algoritmos de geração de imagens para indivíduos saudáveis, isquêmicos e hemorrágicos, sendo possível diferenciar cada caso.

Presidente - Interno ao Programa - 2123666 - FERNANDO SILVA DE MOURA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 065.490.258-50 - MARCELO BRITTO PASSOS AMATO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2188954 - ERICK DARIO LEON BUENO DE CAMARGO