PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS SANTANA DA SILVA

DISCENTE : LUCAS SANTANA DA SILVA
DATA : 15/08/2019
LOCAL: na Sala 24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

MÉTODOS PARA ESTIMAR A POTÊNCIA DO COMPLEXO TORNOZELO E PÉ DURANTE O ANDAR EM INDIVÍDUOS JOVENS E IDOSOS

O envelhecimento está associado com alterações estruturais e funcionais do pé que, por sua vez, podem explicar as alterações observadas na biomecânica da marcha, particularmente nas potências da extremidade distal dos membros inferiores. Estas potências têm sido obtidas tradicionalmente pela abordagem da dinâmica inversa onde os segmentos, incluindo os pés, são considerados corpos rígidos e a articulação do tornozelo é modelada com 3 graus de liberdade. Entretanto o pé sofre deformações durante o andar, e adotá-lo como rígido configura em uma limitação metodológica que restringe a capacidade da aplicação dos resultados destes estudos na prática clínica. Recentemente, foram propostos métodos simplificados que consideram o pé como uma estrutura deformável. Contudo, esses estudos tiveram como foco apenas jovens adultos, não havendo ainda estudos que aplicaram estes métodos em idosos. Tendo isso em vista, esse estudo visa comparar diferentes métodos, reportados em estudos anteriores, para calcular a potência da extremidade distal do membro inferior durante o andar em jovens e idosos. Estes métodos foram implementados em linguagem Python e calculam potência considerando tanto o pé como rígido ou deformável além de considerarem os graus de liberdade de translação tipicamente ignorados em estudos anteriores. Para analisar os diferentes métodos os dados cinéticos e cinemáticos de 4 sujeitos (2 jovens e 2 idosos) foram obtidos de um conjunto de dados públicos previamente publicado. Os resultados preliminares mostraram correspondência entre os métodos utilizados quando as potências do pé, como elemento deformável, foram consideradas. Em adição, os resultados sugerem que as potências nos sujeitos idosos são menores do que nos jovens, indendente do método empregado para o seu cálculo. Os métodos empregados e os resultados apresentados no presente estudo podem ser reproduzidos usando o notebook e os dados disponibilizados no repositório Github. Uma análise mais completa, considerando um maior número de sujeitos jovens e idosos será realizado para fornecer resultados mais conclusivos.

Presidente - Interno ao Programa - 2352005 - RENATO NAVILLE WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1957691 - RONNY CALIXTO CARBONARI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARKO ACKERMANN - FEI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2123676 - OLAVO LUPPI SILVA