PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de DEFESA: LUIZ GUILHERME DE CASTRO SANTOS

DISCENTE : LUIZ GUILHERME DE CASTRO SANTOS
DATA : 09/11/2023
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

DESENVOLVIMENTO DE UMA BOBINA DE RF PARA IMAGENS POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE JOELHO EM UM SISTEMA CLÍNICO DE 7 TESLAS

A ressonância magnética (IRM) é uma técnica diagnóstica poderosa, permitindo a visualização detalhada de tecidos moles e órgãos sem o uso de radiação ionizante. Este projeto concentra-se no design e desenvolvimento de uma bobina de RF tipo birdcage para melhorar a qualidade das imagens de IRM em ultra-alto campo (≥7T). Foram realizadas simulações no software Birdcage Builder para estimar os parâmetros da bobina, seguidas de simulações elétricas no Advanced Design System (ADS) e simulações eletromagnéticas no XFDTD REMCOM  para otimizar o desempenho da bobina. As análises indicam que parâmetros como não uniformidade de campo e uniformidade relativa podem ser estimados por simulações, enquanto a inomogeneidade pico a pico não pôde. A caracterização em bancada da bobina, utilizando um analisador de redes vetoriais (VNA), proporcionou informações essenciais sobre sua resistência intrínseca. Além disso, foram feitos desenhos detalhados das peças mecânicas no SolidWorks, com a fabricação usando impressão 3D.O birdcage foi testado em polarização linear em phantoms de óleo e em comparação com uma bobina SIEMENS. Embora tenha mostrado menor homogeneidade de imagem em comparação com a SIEMENS, apresentou uma relação sinal-ruído significativamente maior. Os testes in vivo demonstraram a capacidade do birdcage em distinguir diferentes tecidos do joelho humano.  Além disso, foram realizadas simulações no software ADS para construir um circuito que permitisse a polarização em quadratura do birdcage. Uma das versões do circuito foi construída e caracterizada em bancada, demonstrando seu funcionamento. Como perspectivas futuras, planeja-se testar o birdcage com o circuito acoplador/desacoplador híbrido em quadratura e explorar a construção de um array de oito canais para possíveis melhorias e aplicações clínicas adicionais.

Presidente - Interno ao Programa - 1610505 - DANIEL PAPOTI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2231661 - JOAO LOURES SALINET JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2418478 - JOHN ANDREW SIMS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2188954 - ERICK DARIO LEON BUENO DE CAMARGO