Metodologia baseada no uso de smartphones para análise da cinemática de cadeiras de rodas em trajetória curvilínea
No Brasil, segundo o censo do IBGE de 2010, cerca de 4,4 milhões de pessoas possuíam algum tipo de deficiência motora e necessitam de algum equipamento de auxílio, como por exemplo, cadeira de rodas manuais. Os modelos de fácil acesso causam desconforto e demandam esforços repetitivos, podendo causar fadiga e lesões musculares. Dessa maneira, para favorecer a otimização do uso e desempenho das cadeiras de rodas, vários estudos vem sendo realizado estudando padrões de velocidades e esforços no uso da cadeira de rodas. Todavia, em sua maioria, os estudos são realizados em trajetórias retilíneas apenas, utilizando-se de simulações computacionais ou sensores dedicados. Sensores dedicados são inacessíveis para a maior parte da comunidade, especialmente terapeutas que desejam fazer uma avaliação de seus pacientes. Sendo assim, afim de possibilitar uma investigação mais acessível, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de analise cinemática em cadeira de rodas através do uso de smartphones. Serão utilizados dois smartphones diferentes para capturar dados de velocidade angular, em diferentes padrões de curvatura (trajetória em 8, giro em torno do próprio eixo, curva em 90º e curva aberta). Os resultados preliminares mostraram que é viável utilizar smartphones para captação dos dados de velocidade angular das rodas. Nos testes com os smartphones alinhados e desalinhados não foi identificado diferenças significativas nos dados medidos. Nos testes preliminares realizados com diferentes trajetórias, nota-se que o ruído do sensor é um fator que requer atenção na análise, exigindo sua cuidadosa quantificação e calibração do smartphone, bem como o uso de filtros digitais no processamento dos dados. Além disso, devido a ausência de um mecanismo para acionamento simultâneo dos smartphones, nota-se uma defasagem de tempo entre os sinais que deverá ser tratada numericamente para sincronizar os dados.