Vale lembrar que as regras são estabelecidas em Regimento Interno do curso, atualizado em 2024 e disponível neste LINK. Ainda, o PPGEBM, assim como todos os cursos de Pós-Graduação da UFABC, seguem o Regimento da Pós-Graduação Strictu Sensu da UFABC, disponível neste LINK.
Recomenda-se a leitura destes documentos no ato da matrícula.
Recomenda-se, também, o download e leitura atenta ao Manual do Aluno do PPGEBM, disponível neste LINK.
1. Leia atentamente o contrato que você está assinando no procedimento de matrícula. Lá explicam as principais regras dos cursos de pós-graduação strictu da UFABC.
2. Conheça a Universidade. Veja onde serão as aulas, laboratórios, biblioteca, secretaria, etc. Acesse o site AQUI.
3. Leia atentamente o Regimento da Pós-Graduação da UFABC, o Regimento Interno do PPGEBM e o Manual do Aluno do PPGEBM. Guarde-os sempre com você.
4. Verifique se o e-mail institucional está ativo, assim como seu acesso ao SIGAA. É por ele que você receberá as informações necessárias durante todo o seu curso.
5. Verifique as disciplinas obrigatórias do curso, e as demais de seu interesse. Consulte as ementas neste link.
6. Participe da reunião de Boas-Vindas. O calendário e os objetivos da Reunião estão AQUI.
7. Procure os representantes discentes, listados AQUI. Com eles você receberá atualizações importantes.
1. Consulte seu histórico escolar no SIGAA e veja o andamento do seu curso. Verifique os créditos faltantes, e as diciplinas e atividades necessárias. EStá tudo lá!
2. Consulte a oferta de disciplinas da pós-graduação para o quadrimestre que se inicia. Esteja atento às disciplinas obrigatórias para você. A oferta das disciplinas do PPGEBM pode ser consultada AQUI. A oferta das disciplinas ofertadas por todos os cursos de pós-graduação da UFABC pode ser conultada AQUI.
Lembre-se que você pode cursar disciplinas de qualquer curso da UFABC e usa-las como optativas. Aproveite!
Caso você não precise fazer disciplinas, ou não possa / queira em um quadrimestre em questão, você DEVE se matricular em "EBM-998 - ELABORAÇÃO PARCIAL DE DISSERTAÇÃO/TESE (PÓS-GRADUAÇÃO)".
3. Atente-se às datas para matrícula. Consulte-as sempre AQUI. Não perca o prazo!
1. Frequente as disciplinas em que você se matriculou. Cuidado com faltas e reprovações! Caso seja necessário, é possível o trancamento da disciplina ou do qudrimestre. Verifique as normas e procedimentos para tal.
O REGIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC prevê o desligamento do discente no caso de reprovação em duas ou mais disciplinas. Esteja atento!
2. Participe de seminários, workshops e dos eventos do PPGEBM. Lembre-se que um bom profissional é um profissional completo, com formação ampla e diversificada. Aproveite a oportunidade!
Para agendamento da defesa, o PPGEBM exige a participação (com apresentação de trabalho) em ao menos um dos Workshops anuais do Programa para discentes de Mestrado, e ao menos duas participações para discentes de doutorado. Atente-se às regras dos Workshops anuais AQUI.
3. Consulte seu e-mail institucional com frequencia. Evite perder prazos ou informações importantes!
4. Esteja sempre em contato com seu(s) orientador(es) e colegas de laboratório. A convivência e a troca de experiências é o maior aprendizado de um mestre!
5. Consulte congressos, eventos e revistas da área. A lista dos eventos mais importantes pode ser consultada AQUI. Contudo, seu orientador certamente poderá te indicar outros.
Para agendamento da defesa, o PPGEBM exige que o discente de Mestrado tenha apresentado um trabalho em ao menos um congresso, e tenha ao menos um artigo completo publicado em congresso.
Para agendamento da defesa, o PPGEBM exige que o discente de Doutorado tenha ao menos um artigo científico completo aceito ou publicado em revista indexada.
6. Planeje seu exame de proficiência em inglês e apresente-o à coordenação do curso antes do exame de qualificação. Você pode consultar as regras AQUI.
7. Verifique e Planeje suas atividades complementares. No Regimento interno do PPGEBM (disponível AQUI), você encontra a lista das atividades aceitas e a pontuação.
8. Aproveite treinamentos e cursos oferecidos pela UFABC. Além dos treinamentos necessários para uso de laboratórios de pesquisa multiusuários, outros setores da UFABC, tais como a Biblioteca e o Netel oferecem treinamentos e cursos gratuitos aos discentes. Aproveite!
1. Atente-se ao prazo. Alunos de mestrado devem realizar o exame em até 18 meses, e alunos de doutorado devem faze-lo em até 42 meses.
2. Esteja com todas as disciplinas obrigatórias concluídas.
3. Esteja com pelo menos 75% dos créditos em disciplinas concluídos.
4. Esteja com os créditos relativos ao exame de proficiência atribuídos em seu histórico escolar.
5. Matricule-se em "EBM 901 - Exame de Qualificação de Mestrado" (para alunos de mestrado) ou em "EBM 903 - Exame de Qualificação de Doutorado" (para alunos de Doutorado) no SIGAA, no início do quadrimestre em que pretende realizar o exame.
6. Peça ao seu orientador fazer o agendamento da banca no SIGAA, de acordo com as regras que estão no Regimento interno do PPGEBM.
Para agendamento da Banca, o prazo mínimo é de 15 dias antes do exame. Não perca o prazo!
7. Elabore o texto de acordo com as normas da UFABC. Veja as normas AQUI.
1. Atente-se ao prazo. Alunos de mestrado devem realizar o exame em até 24 meses, e alunos de doutorado devem faze-lo em até 48 meses.
2. Esteja com todas as disciplinas concluídas.
3. Esteja com todos os créditos necessários concluídos, incluindo-se os créditos em atividades complementares.
4. Certifique-se que você tenha cumprido todos os componentes curriculares obrigatórios, disponível no seu histórico escolar presente no SIGAA, incluindo a "Produção intelectual" e a "Participação no Workshop do PPGEBM".
5. Matricule-se em "EBM 902 - Defesa de dissertação de Mestrado" (para alunos de mestrado) ou em "EBM 904 - Defesa de tese de Doutorado" (para alunos de Doutorado) no SIGAA, no início do quadrimestre em que pretende realizar a defesa.
6. Peça ao seu orientador fazer o agendamento da banca no SIGAA, de acordo com as regras que estão no Regimento interno do PPGEBM.
Para agendamento da Banca, o prazo mínimo é de 15 dias antes do exame. Não perca o prazo!
7. Elabore o texto de acordo com as normas da UFABC. Veja as normas AQUI.
1. Depois de aprovado na banca de defesa, o discente tem até 30 dias para fazer as correções necessárias e entrega-las à Secretaria de Pós-graduação, via SIGAA.
2. Siga as regras da PROPG para o encaminhamento e envio da documentação necessária, disponibilizadas AQUI.
No site da PROPG-UFABC, é possível encontrar informações atualizadas sobre os diferentes procedimentos.
Sim, pode. Para isto, você deve preencher e assinar o formulário disponível no site da PROPG, anexar a documentação solicitada e encaminhar ao seu orientador. Se ele estiver de acordo, ele encaminhará esta documentação do email institucional dele (que vale como assinatura) à coordenação do PPGEBM para apreciação.
Sim, o discente deve fazer sua matrícula antes de cada quadrimestre. Se não for fazer disciplinas, ele deve se matricular em "Elaboração da dissertação".
Você deve se matricular em "exame de qualificação de Mestrado".
Você deve se matricular em "Defesa de dissertação".
Para isso, você deve preencher o formulário de "proficiência em língua estrangeira" disponível AQUI, assinar, anexar a documentação solicitada e encaminhar ao seu orientador.
Se ele estiver de acordo, ele encaminhará esta documentação do email institucional dele (que vale como assinatura) à coordenação do PPGEBM para apreciação.
Além disso, seu orientador deverá encaminhar à coordenação cópia de seu teste efetuado, com a nota obtida.
Sim, pode. Para isso, você deve preencher o formulário de "reconhecimento de crédito por atividades complementares" disponível AQUI, assinar, anexar a documentação solicitada e encaminhar ao seu orientador.
Se ele estiver de acordo, ele encaminhará esta documentação do email institucional dele (que vale como assinatura) à coordenação do PPGEBM para apreciação.
Sim, pode.
Sim, pode.
O texto pode ser escrito em formato ABNT. Consulte sempre as normas de elaboração de dissertações e teses disponível no site da biblioteca da UFABC. Também não se esqueça da ficha catalográfica. Veja AQUI.
O exame de qualificação deve ser realizado em, no máximo, 18 meses da data da matrícula (veja a data de seu ingresso no seu portal do SIGAA). Para tal, o discente deve ter proficiência em inglês comprovada (veja procedimentos AQUI) e ter no mínino 75% dos créditos em disciplinas.
O aluno deve se matricular em “Qualificação de mestrado” no quadrimestre que pretende qualificar (não se esqueça de acompanhar os prazos de acordo com a data da matrícula). A banca deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 15 dias (a banca não precisa ser aprovada pela coordenação anteriormente).
Para as bancas: fazer a Indicação de pelo menos 06 nomes: 03 titulares (Presidente + 02 avaliadores, sendo pelo menos 01 externo ao programa) e 03 suplentes, sendo pelo menos 01 externo ao programa.
Atenção: orientador e co-orientador NÃO PODEM SER MEMBROS da banca de qualificação e PELO MENOS um membro TITULAR DEVE SER EXTERNO AO PROGRAMA. O PRESIDENTE da banca deverá ser membro do PPGEBM.
As cartas-convite são enviadas automaticamente para os membros da banca após a aprovação no sistema.
Mais informações sobre o agendamento de bancas, assim como os manuais para discentes e docentes estão disponíveis aqui.
A defesa da dissertação deve ser realizada até 24 meses da data da matrícula (veja a data de seu ingresso no seu portal do SIGAA). O aluno deve se matricular em “Defesa de dissertação ou tese” no quadrimestre que pretende defender (não se esqueça de acompanhar os prazos de acordo com a data da matrícula).
A banca deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 15 dias. A dissertação ou tese em pdf, contendo o agradecimento à CAPES conforme determinado pela Portaria CAPES Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018, deve ser enviada pelo orientador / aluno para todos os membros da banca.
Para a banca: deve ser feita a indição de pelo menos 06 nomes - 03 titulares (pelo menos 01 externo ao Programa) e 03 suplentes (pelo menos 01 externo ao Programa).
Atenção: O ORIENTADOR participa da banca como PRESIDENTE e PELO MENOS UM membro TITULAR e UM SUPLENTE DEVEM SER EXTERNOS AO PROGRAMA.