PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de DEFESA: DANIEL MARTINS ALVES

DISCENTE : DANIEL MARTINS ALVES
DATA : 14/05/2020
LOCAL: por participação remota - link a ser encaminhado pelo orientador

INTERFACE PARA AVALIAÇÃO DA CONECTIVIDADE FUNCIONAL DINÂMICA EM TEMPO DE EXECUÇÃO UTILIZANDO MÉTRICAS DE GRAFOS

A teoria dos grafos vem sendo extensivamente utilizada para descrever a relação entre objetos ou elementos em diferentes contextos. Recentemente, estratégias que transformam séries temporais em grafos atraíram atenção de pesquisadores, principalmente pela possibilidade de caracterizar processos (e.g. estados fisiológicos) por meio de suas medidas clássicas (grau, centralidade de autovetor, etc). A neurociência destaca-se entre os principais nichos de aplicação, dado que as interações das regiões corticais na distribuição espaço-temporal das atividades cerebrais pode ser representada por um grafo, sendo o estudo do conectoma a chave para funcionalmente tentar compreender diversas patologias cerebrais. Entre os tipos de conectividade cerebral, a conectividade funcional dinâmica destaca-se por fornecer informações relevantes sobre o curso temporal das medidas de grafos obtidas da similaridade estatística observada entre diferentes regiões, ganhando particular importância no desenvolvimento de sistemas BCI (interface cérebro-máquina, do inglês, brain-computer interface), onde aspectos dinâmicos da atividade cerebral são utilizados para controlar dispositivos externos em tempo de execução. Tendo isso por motivação, o objetivo deste trabalho é representar graficamente a conectividade funcional dinâmica em tempo de execução através de grafos variantes no tempo visando analisar padrões de EEG coletados no contexto de sistemas BCI durante a execução motora. Para atingir esses objetivos foi desenvolvido um serviço web na tecnologia Node.js, que captura os sinais de EEG vindos do headset do OpenBCI, uma plataforma de baixo custo para amplificação de biopotenciais, e os disponibiliza em uma rede de computadores. Também foi criada uma interface na linguagem Java utilizando a ferramenta GraphStream, a qual transforma os sinais de EEG advindos do OpenBCI em grafos, de acordo com diversos parâmetros de construção, que podem ser atualizados em tempo de execução.

Presidente - Interno ao Programa - 1946319 - DIOGO COUTINHO SORIANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2418537 - DANIEL BOARI COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2352005 - RENATO NAVILLE WATANABE