PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO ALVES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO ALVES FERREIRA
DATA : 12/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.
TÍTULO:

Construção de um atlas anatômico para a Tomografia de Impedância Elétrica na avaliação da hemodinâmica encefálica


PÁGINAS: 100
RESUMO:
A tomografia de impedância elétrica (TIE) tem atraído o interesse de pesquisadores da área médica por conta das vantagens que apresenta em relação a outras técnicas diagnósticas, como o seu custo mais baixo, sua portabilidade e a ausência de danos associados ao seu uso. Esta técnica consiste na formação de uma imagem tomográfica da distribuição de impeditividade dos tecidos internos de uma região do corpo, o que abre a possibilidade de utilizá-la na detecção ou monitoramento de patologias que alteram esta variável, como o acidente vascular cerebral. 
 
Matematicamente, a imagem é obtida a partir da resolução de um problema inverso não linear e mal posto. Por conta disto, é necessária a adição de informações a priori sobre o problema para que ele seja regularizado e assim se possa chegar a uma solução adequada. Neste trabalho, imagens de ressonância magnética da cabeça de humanos foram utilizadas para construir um atlas anatômico estatístico para ser usado como informação a priori na regularização do problema inverso da TIE, buscando com isto investigar a possibilidade de melhoria das imagens obtidas para o caso específico da avaliação da hemodinâmica encefálica.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2123676 - OLAVO LUPPI SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1610505 - DANIEL PAPOTI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2418478 - JOHN ANDREW SIMS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2231661 - JOAO LOURES SALINET JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2356637 - KENJI NOSE FILHO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 16:32
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod