PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DE ALMEIDA FERREIRA

DISCENTE : ALINE DE ALMEIDA FERREIRA
DATA : 10/03/2020
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Reconstrução e modelagem computacional de redes de inflamação em conjuntos de dados de RNA-Seq de dieta cetogênica

A inflamação é um processo dinâmico e complexo que visa a recuperaçãototal do tecido frente à ação de microrganismos, lesão tecidual, traumas ououtros tipos de estresse. A obesidade é vista como um processo inflamató-rio crônico e sistêmico evidenciada pelo acúmulo de gordura que predispõeà doenças crônicas como diabetes tipo 2, esteatose hepática e câncer, porexemplo. Visando o controle da obesidade, os regimes alimentares comoa restrição calórica e dieta cetogênica apresentam bons resultados além deevidências demonstrarem o aumento da longevidade e dos danos oxidativosrelacionados ao envelhecimento do DNA em indivíduos submetidos à essasdietas. Diante disto, o presente projeto visa analisar conjuntos públicos deexpressão gênica relacionados a dieta cetogênica, para avaliar os genes evias relacionados à inflamação. O projeto analisou 3 conjuntos de dados demicroarranjos de DNA de fígado de camundongos e encontrou genes diferen-cialmente expressos e grupos de Gene Ontology enriquecidos. O projeto estáanalisando 3 conjuntos de RNA-Seq de fígado de camundongos para mapeartambém os genes diferencialmente expressos, vias e grupos enriquecidos. Aofinal o projeto visa integrar essas informações para verificar quais os genesque se mostram sistematicamente envolvidos na cetose.

Presidente - Interno ao Programa - 2125782 - ANDREA CECILIA DORION RODAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1722875 - DAVID CORREA MARTINS JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1912347 - NATHALIA DE SETTA COSTA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2090031 - ILKA TIEMY KATO PRATES