PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de DEFESA: JULIANA TOLEDO FARIA

DISCENTE : JULIANA TOLEDO FARIA
DATA : 13/02/2023
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Avaliação biológica in vitro de extratos de Lafoensia glyptocarpa Koehne (Lythraceae)

Apesar da importância do uso de modelos animais nas pesquisas científicas os debates éticos que envolvem estes usos vêem direcionando diversas áreas à busca de alternativas a esta prática, visto que em alguns casos os animais são tratados da forma bárbara durante os experimentos. Já são realizados diversos testes in vitro que se mostraram muito eficientes, como testes de toxicidade em culturas celulares e de viabilidade celular, porém uma barreira são os testes regulatórios, pois cada organismo reage de uma forma diferente. Todo novo dispositivo médico ou fármaco deve ser submetido a uma avaliação dos efeitos biológicos de sua exposição ao corpo humano, que inclui testes de citotoxicidade. Estes testes são priorizados como indicadores de toxicidade, pois são simples, rápidos e possuem alta sensibilidade. A realização de testes de citotoxicidade é importante para os extratos de espécies vegetais nativas brasileiras com potencial medicinal, e que estão ainda em fase de identificação e padronização de seus usos. Devido ao uso no Brasil de plantas medicinais como tratamentos alternativos diversos é fundamental que a população seja previamente avisada sobre os riscos envolvidos com os usos destes extratos naturais. Este projeto visa à aplicação de testes de citotoxicidade in vitro, avaliando os efeitos de extratos de Lafoensia glyptocarpa em células, buscando demonstrar os níveis de sensibilidade destes testes de forma a contribuir para a redução (e possível substituição) de modelos animais.

Presidente - Interno ao Programa - 1764675 - CHRISTIANE BERTACHINI LOMBELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760474 - PATRICIA APARECIDA DA ANA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MÔNICA HELENA MONTEIRO DO NASCIMENTO - UFABC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2090031 - ILKA TIEMY KATO PRATES