PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKELINE SUEMI KATAYOSE

DISCENTE : JACKELINE SUEMI KATAYOSE
DATA : 07/12/2022
LOCAL: Campus de São Bernardo do Campo - presencial

DIFERENCIAÇÃO CONDROGENICA DE CÉLULAS TRONCO MESENQUIMAIS OBTIDAS A PARTIR DE POLPA DE DENTE

Devido ao seu alto potencial proliferativo e capacidade de diferenciação, as células tronco mesenquimais vêm sendo amplamente estudadas na aplicabilidade da terapia celular em conjunto com a engenharia biomédica como, por exemplo, no reparo do tecido cartilaginoso articular. Dentre as diversas fontes de Células- Tronco Mesenquimais, a polpa do dente têm sido uma opção de escolha na engenharia de tecido devido ao fácil processo de obtenção celular e a alta capacidade de expansão. A engenharia de tecidos é uma área interdisciplinar que têm como pilar, três componentes: as células, os scaffolds ou arcabouços e os fatores indutores, sendo que os arcabouços devem apresentar uma estrutura biocompatível. Protocolos foram estabelecidos e seguidos para direcionar a diferenciação celular nas linhagens condrogênica, osteogênica e adipogênica, garantindo deste modo o seu potencial de diferenciação de células tronco mesenquimais obtidas por meio de dente decíduo e adulto do terceiro molar. A caracterização celular se deu pelo acompanhamento da análise morfológica por meio de microscopia de luz sem contraste de fase, caracterização por marcação de citometria de fluxo, com os anticorpos CD90, CD44 e CD73, além de controle negativo, as curvas de crescimento também foram aplicadas. As células-tronco mesenquimais foram obtidas pelo processamento de polpa de dente decíduo e permanente do terceiro molar. Os resultados obtidos resultaram em adesão ao plástico e boa capacidade proliferativa, apresentando maior proliferação celular nas células provenientes dos dentes decíduos, a análise morfológica de ambos seguiu os padrões esperados de células em formato mais alongado, como de fibroblasto.

Presidente - Interno ao Programa - 1760474 - PATRICIA APARECIDA DA ANA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249434 - TIAGO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1600878 - ARNALDO RODRIGUES DOS SANTOS JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2090962 - REGINALDO KISHO FUKUCHI