PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITA SANTOS PINHEIRO

DISCENTE : TALITA SANTOS PINHEIRO
DATA : 12/05/2022
LOCAL: Webconferência

MACHINE LEARNING E ANÁLISE MULTIVARIADA APLICADOS À SOBREVIDA DO CÂNCER MAMA

O presente estudo apresenta os resultados da Regressão Multivariada de Cox e do algoritmo Random Survival Forest na análise de sobrevida de pacientes diagnosticados com câncer de mama. O estudo considerou uma amostra que continha dados de 4024 pacientes do sexo feminino diagnosticadas no período de 2006 a 2010 com câncer de mama (carcinoma ductal invasivo e carcinoma lobular). A análise multivariada revelou a idade, tamanho do tumor, estadiamento, estrogênio e progesterona como fatores de risco, que também foram considerados relevantes entre os atributos com maior ganho de informação pelo modelo apresentado pelo algoritmo Random Survival Forest.

Presidente - Interno ao Programa - 1671296 - HARKI TANAKA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ISABELA MARQUES MIZIARA - UFPA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDIA MARIA CABRAL MORO BARRA - PUCPR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO PEREIRA FONSECA - UFPA