PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELA DE OLIVEIRA TOMAZINI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELA DE OLIVEIRA TOMAZINI
DATA : 25/08/2025
HORA: 19:15
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/erick-4
TÍTULO:

Desenvolvimento de arquitetura de hardware de TIE multifrequencial modular e de baixo custo usando STM32


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A tomografia por impedância elétrica (TIE) é uma forma de imageamento baseada na aplicação de uma corrente no corpo e medição das tensões desenvolvidas na superfície desse domínio, que são utilizadas para calcular os valores da impedância. Dentre os diferentes métodos relacionados à tecnologia, existe a TIE multifrequencial, um método menos difundido, que se utiliza de mais de uma frequência para adquirir mais informações de impedância e, consequentemente, mais informações biológicas do corpo imageado. Esse trabalho visou explorar os conceitos de TIE para criação de uma placa geradora de sinais multifrequenciais para utilização em conjunto com um equipamento de TIE previamente desenvolvido. O intuito é o desenvolvimento de uma versão adaptada de arquitetura de hardware de TIE modular e de baixo custo que utilize o controlador STM32 e suporte a utilização de múltiplas frequências.

Para iniciar a realização do projeto foi necessário investigar conceitos sobre bioimpedância, TIE e arquiteturas existentes. Simulações foram criadas para realização de testes preliminares dos sistemas propostos. Após a validação através das simulações, as placas foram soldadas e submetidas a testes de performance desenvolvidos para análise entre as diferentes estratégias. Depois da determinação da estratégia, a placa foi projetada em PCB, manufaturada, teve seus componentes soldados e, novamente, foi submetida a testes de performance isolados. Após o teste de funcionamento da placa geradora multifrequencial isolada foi necessário testar a integração entre a placa desenvolvida e o equipamento utilizado de base. Durante a execução, foram observadas possibilidades de melhoria e, entre as diferentes etapas algumas das melhorias foram implementadas. 

Os resultados dos testes mostram que o circuito utilizado possui comportamento adequado quando as frequências que compõem o conjunto utilizado encontram-se entre 2 kHz e 20 kHz. O programa criado para testes possibilita a combinação de quaisquer dois valores presentes nessa faixa para geração do sinal com múltiplas frequências. Para a frequência de 200 kHz foi verificada a presença de ruído, cuja fonte está sendo analisada. Portanto, a faixa entre 20 kHz e 200 kHz ainda possui incerteza quanto à operação. A partir dos testes de integração desempenhados, foi possível validar o funcionamento do gerador multifrequencial desenvolvido com as placas de fonte de corrente e multiplexadora. O conjunto apresentou comportamento adequado, gerando e multiplexando os sinais de corrente compostos por duas frequências, tanto a amplitude quanto a frequência permanecem estáveis e de acordo com o sinal senoidal gerado pela placa desenvolvida. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2123666 - FERNANDO SILVA DE MOURA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2123676 - OLAVO LUPPI SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TALLES BATISTA RATTIS SANTOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1764675 - CHRISTIANE BERTACHINI LOMBELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 08/08/2025 16:40
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod