PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: AGÊU ALVES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AGÊU ALVES DOS SANTOS
DATA : 13/03/2024
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Um novo modelo de caracterização de histerese para transistores de efeito de campo de MoS2 dependente de gás

Nesta investigação foi desenvolvido um modelo matemático novo e completamente original, o qual é capaz de caracterizar a histerese em transistores MOSFET (Metal-Oxide Semiconductor Field effect transistor) de Dissulfeto de molibdênio (MoS2), permitindo predizer deste modo, o comportamento futuro do dispositivo.

Sobre a histerese, a mesma é um fenômeno presente em diversos campos da ciência e da engenharia. O estudo deste fenômeno desempenha um importante papel na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico, por meio da compreensão da fenomenologia de determinados dispositivos. A faceta negativa é que a histerese pode reduzir a mobilidade dos portadores, prejudicando significativamente o desempenho do transistor. Pelo lado positivo a histerese pode ser utilizada de maneira conveniente na construção, por exemplo de memórias. Também, por meio de uma revisão bibliográfica, foi possível verificar que até o presente momento não existe na literatura científica nenhum modelo que caracterize a histerese em transistores FET (Field effect transistor) de Dissulfeto de molibdênio (MoS2). Assim, esta nova modelagem é pioneira na descrição do fenômeno histerético em transistores FET (Field effect transistor) de (MoS2).

Presidente - Interno ao Programa - 1205456 - LUIZ ALBERTO LUZ DE ALMEIDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOÃO ANTONIO MARTINO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA