Covid-19 vs. Política e a Polarização no Twitter
Nos últimos três anos, com a pandemia da Covid-19, o movimento antivacina voltou a crescer, apoiados em teorias conspiratórias e informações falsas, disseminadas de diversas formas entre a população mundial.
Neste contexto, a OMS a classificou como Infodemia, o grande volume de informações sobre o assunto da vacina contra a Covid-1. Trabalhos de análise da polarização nas redes sociais têm sido desenvolvidos e publicados na literatura.
Alguns deles focam no período da pandemia, discutindo a propagação da desinformação e falta de informação sobre a vacina . Esta dissertação de mestrado se propõe a identificar e analisar o perfil dos principais polarizadores que atuaram no Twitter sobre a questão da vacina contra Covid-19, ao longo de 74 semanas que corresponde ao período de 08/12/2020 a 10/05/2022.
Para realizar tal estudo, foi desenvolvido e aplicado um protocolo descrito nesta monografia de qualificação e utilizou-se os dados coletados pelo Observa - Observatório de Conflitos na Internet - UFABC.
Como resultado obtivemos a classificação de 204 usuários que atuaram de forma mais intensa, polarizando as discussões na rede social tuitaram, neste período, sobre o tema Covid-19. Podemos observar que os políticos representaram o maior número de polarizadores ao longo deste período, o que indica que a questão política e a vacinação se confundiram. Outro ponto a destacar é que maioriai dos polarizadores apresentam um perifl político de direita.
Ao longo da semanas analisadas, o número de polarizadores de direita ou esquerda, alternam de acordo com o tema relevante da semana analisada. Também vamos constatar que os polarizadores do gênero masculino sempre foram maioria e poucas as vezes que polarizadores com perfil feminino tomaram a liderança na atuação junto ao Twitter como polarizadores, o assunto estava diretamente ligado a notícias positivas da vacinação.
A monografia apresenta o protocolo aplicado e os resultados e conclusões parciais obtidos até este momento.