PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELDA CRISTINA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISELDA CRISTINA FERREIRA
DATA : 16/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/vuk-anux-afc
TÍTULO:

Covid-19 vs. Política e a Polarização no Twitter


PÁGINAS: 44
RESUMO:

Nos últimos três anos, com a pandemia  da Covid-19, o movimento antivacina voltou a crescer, apoiados em teorias conspiratórias e informações falsas, disseminadas de diversas formas entre a população mundial.

 Neste contexto, a OMS a classificou como Infodemia, o grande volume de informações sobre o assunto da vacina contra a Covid-1. Trabalhos de análise da polarização nas redes sociais têm sido desenvolvidos e publicados na literatura.

Alguns deles focam no período da pandemia, discutindo a propagação da desinformação e falta de informação sobre a vacina . Esta dissertação de mestrado se propõe a identificar e analisar o perfil dos principais polarizadores  que atuaram no Twitter sobre a questão da vacina contra Covid-19, ao longo de 74 semanas que corresponde ao período de 08/12/2020 a 10/05/2022.  

Para realizar tal estudo, foi desenvolvido e aplicado um protocolo descrito nesta monografia de qualificação e utilizou-se os dados coletados pelo Observa - Observatório de Conflitos na Internet - UFABC.  

Como resultado obtivemos a classificação de 204 usuários que atuaram de forma mais intensa, polarizando as discussões na rede social tuitaram, neste período, sobre o tema Covid-19. Podemos observar que os políticos representaram o maior número de polarizadores ao longo deste período,  o que indica  que  a questão política e a vacinação se confundiram. Outro ponto a destacar é que maioriai dos polarizadores apresentam um perifl político de direita. 

 Ao longo da semanas analisadas, o número de polarizadores de direita ou esquerda, alternam de acordo com o tema relevante da semana analisada. Também vamos constatar que os polarizadores do gênero masculino sempre foram maioria e poucas as vezes que polarizadores com perfil feminino tomaram a liderança na atuação junto ao Twitter como polarizadores, o assunto estava diretamente ligado a notícias positivas da vacinação.

 A monografia apresenta o protocolo aplicado e os resultados e conclusões parciais obtidos até este momento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1563992 - ANA LIGIA BARBOUR SCOTT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2334927 - ANDRE KAZUO TAKAHATA
Notícia cadastrada em: 24/01/2023 09:45
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod