|
Thèses |
|
1
|
-
KELLY CRISTINA MACIEL DA SILVA COSTA
-
Análise de Desempenho de Redes Ópticas Elásticas, Considerando Rotas e Tipos de Serviços, com Distribuição da Quantidade de Rotas em Função do Tamanho da População dos Nós
-
Leader : LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO
-
Data: 11 févr. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
Este estudo tem o propósito de analisar o desempenho de redes ópticas elásticas, tomando as características de distribuição de rotas e de tipos de serviços, considerando a distribuição homogênea de rotas, com igual probabilidade na atribuição de rotas entre os nós de rede, em relação à distribuição heterogênea, em que a a probabilidade de atribuição de rotas é ponderada de acordo com a densidade demográfica dos nós de rede. Duas topologias conhecidas são consideradas para o estudo: a NSFNET e a Pan Europeia (PANEUR). Entre os indicadores de desempenho usados neste trabalho, que inclui uma análise de fairness (imparcialidade) nas redes, estão as probabilidades de bloqueio da rede, por tipo de serviço e por tamanho das rotas. A utilização dos recursos e o número médio de hops (saltos) são outros parâmetros também usados neste estudo, que por abordar a imparcialidade em termos de tamanhos de rotas e de tipos de serviços, com adaptações da técnica denominada Trunk Reservation(TR), também incluiu o índice de Jain e a vazão normalizada da rede. As análises gráficas das métricas de desempenho mencionadas (apresentadas neste trabalho de forma conjunta: (a) sem aplicação de TR, (b) com TR inter rotas e (c) com TR interserviços) e os cálculos para a obtenção dos índices de fairness e de vazão foram feitos por meio dos dados obtidos do simulador OfNetSim, que teve como contribuição pontual deste trabalho a implementação de uma distribuição fundamentada na distribuição de rotas orientada pela densidade demográfica dos nós. Os resultados deste estudo mostram que na rede NSFNET os valores de probabilidade de bloqueios foram mais acentuados na distribuição heterogênea de rotas do que na homogênea. Já para a topologia PANEUR foi observado o efeito inverso no que se refere às probabilidades de bloqueio relacionadas às distribuições homogênea e heterogênea para todos os cenários, porém com valores mais próximos entre si do que no caso da NSFNET. Uma análise global, feita por meio de todos os parâmetros de desempenho utilizados neste trabalho foi feita, de forma a apresentar possíveis explicações para este comportamento.
|
|
2
|
-
HÉLIO HENRIQUE GONÇALVES GUARDABAXO
-
Gerenciamento de QoE para tráfego HTTP/2 em redes de longa distância definidas por software
-
Leader : GUSTAVO SOUSA PAVANI
-
Data: 10 mars 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
O protocolo HTTP/2 introduz o conceito de priorização de requisições, onde o cliente manifesta ao servidor suas preferências para completar requisições importantes mais rapidamente. Neste trabalho, propomos que essa priorização também pode ocorrer na camada de rede com o auxílio de uma rede definida por software. Classificando e marcando os fluxos, que estão relacionados aos recursos mais críticos para a renderização de páginas da web, como tráfego de alta prioridade, é possível obter uma melhor Qualidade de Experiência (QoE) para os usuários da web. Para demonstrar os benefícios da abordagem proposta, um protótipo foi construído para emular uma rede de longa distância definida por software, onde caminhos com diferentes características de Qualidade de Serviço (QoS) estavam disponíveis. As métricas SpeedIndex and LargestContentPaint foram usadas para medir a QoE dos vinte principais sítios do Alexa na web. Os resultados obtidos indicam que a abordagem proposta pode melhorar significativamente a QoE em ambientes com perdas, que são conhecidos por serem desafiadores para o protocolo HTTP/2.
|
|
3
|
-
FABIO DELLA NINA
-
Análise de Desempenho de Redes Ópticas Elásticas com Cenários de Distribuição Desigual de Tipos de Serviço por Tamanhos de Rota
-
Leader : LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO
-
Data: 2 mai 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
A Rede Óptica Elástica – Elastic Optical Networks (EON) - surgiu como uma solução para gerenciar diferentes tipos de serviços, melhorando a escalabilidade e eficiência da rede. No entanto, as EONs tendem a apresentar diferenças no desempenho do serviço devido aos requisitos de largura de banda desiguais. Assim, a proposta deste trabalho é abordar o problema da distribuição dos tipos de serviço de maneira heterogênea de acordo com o tamanho da rota, diferentemente da maior parte das análises que são feitas nos dias de hoje com distribuição homogênea dos tipos de serviços, já que divide os tipos de serviços de maneira proporcional independentemente dos tamanhos das rotas. Pode ser que em algumas situações esta distribuição proporcional não seja a mais adequada, como no caso de existir a escolha do formato de modulação, que implica no requisito de largura de banda. Dessa forma, os resultados de distribuição heterogênea, com o uso de simulação, podem ser muito mais próximos daqueles observados quando existe a escolha do formato de modulação em função do tamanho das rotas. A motivação para tal estudo é determinar o impacto que estas variações pontuais nas probabilidades de tráfego tem no desempenho global da rede.
|
|
4
|
-
EDILTON TORRES DE ANDRADE
-
Treinamento de Redes Neurais Convolucionais com Uso de Imagens Sintéticas e Técnicas de Interpretabilidade
-
Leader : ANDRE KAZUO TAKAHATA
-
Data: 3 mai 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
A acurácia do Reconhecimento de Imagens por meio de Redes Neurais Convolucionais depende da quantidade e diversidade de cenas das imagens utilizadas no treinamento da rede. Assim, frequentemente a obtenção de várias imagens de uma classe é uma tarefa custosa para o treinamento adequado dessas redes.
Neste trabalho, avaliamos o uso de imagens sintéticas geradas a partir de Modelos 3D para treinamento da rede. Para tanto, foram utilizadas Modelos 3D de cães de diferentes raças com uso de um ambiente virtual tridimensional obtivemos de maneira sintética imagens em diferentes ambientes e posições de câmera.
As simulações realizadas demonstraram que as imagens sintéticas podem ser utilizadas para reconhecimento de objetos reais sendo uma alternativa para obtenção de amostras para treinamento das Redes Neurais Convolucionais. Também aplicando as técnicas de Interpretabilidade de Aprendizado de Máquina podemos medir como o objeto de interesse ante o fundo ou região da imagem foi considerado na classificação e dessa forma diversificar a base de imagens para obter melhor acurácia na classificação.
|
|
5
|
-
JANAINA DA SILVA LEITE
-
FUNDAMENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE CORPUS DE LINGUAGEM ESPECIALIZADA PARA O DOMÍNIO DA SAÚDE SOBRE A COVID-19 EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
-
Leader : ANDRE KAZUO TAKAHATA
-
Data: 19 août 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
Esta dissertação propõe-se a apresentar a fundamentação teórica e o processo metodológico que nortearam a elaboração do corpus COVID-19 UFABC. O corpus aqui proposto compõe-se de textos de linguagem especializada do domínio da saúde em língua portuguesa publicados entre os meses de março de 2020 a setembro de 2020, período inicial da pandemia. À época indicada, o conhecimento a respeito do coronavírus era inicialmente restrito à comunidade acadêmica especializada e, em consequência disso, a difusão de conhecimento acerca do COVID-19 e dos seus protocolos de prevenção, como o isolamento social, desempenhou papel de protagonismo no enfrentamento da pandemia. Dessa forma, os conteúdos veiculados nesse contexto continham termos importados de domínios especializados, contendo palavras complexas que trazem ao leitor leigo ou pouco familiarizado com o jargão médico dificuldade em decodificar tais informações. Essa dissertação, portanto, apresenta esforços de um primeiro estudo para elaboração de recursos para viabilizar pesquisas em tarefas de simplificação lexicais e identificação de palavras complexas no contexto de combate à COVID-19 por meio do desenvolvimento do Corpus proposto. A metodologia baseou-se na extração, compilação, armazenamento e categorização de textos da base de dados científicos Pubmed, resultando em 254 textos. O processo de categorização indicou prevalência de cerca de 30% para textos relacionados às áreas de Saúde Coletiva e Epidemiologia, em detrimento de outras especialidades médicas e áreas mais exploratórias de pesquisa que tratam de virologia ou genômica, refletindo os padrões de um recorte do comportamento da comunidade científica na pandemia, em especial no que concerne as publicações em língua portuguesa.
|
|
6
|
-
KARHYNE SOUSA PADILHA DE ASSIS
-
Caracterização de Léxico Biomédico em um Corpus Sobre a COVID-19 em Língua Portuguesa
-
Leader : ANDRE KAZUO TAKAHATA
-
Data: 29 août 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
No presente estudo, buscamos compreender, do ponto de vista da língua de especialidade, o léxico biomédico de um corpus de textos científicos sobre COVID-19 em língua portuguesa. Além disso, o trabalho teve como objetivo fornecer subsídios que possibilitem identificar padrões na linguagem biomédica e que a posteriori poderão alimentar algoritmos de inteligência artificial no processo de detecção automática de padrões gramaticais e lexicais para auxiliar a máquina na identificação e diferenciação de conteúdo do domínio biomédico. Diante disso, na primeira fase do estudo, foi desenvolvido um novo indicador, Lex-BioMed (ASSIS et al., 2021), que se mostrou capaz de mensurar a distribuição das palavras de conteúdo biomédico por especialidade e gênero que compõem o corpus COVID-19 UFABC (LEITE et al., 2020). Durante o desenvolvimento do Lex-BioMed, identificamos uma alta frequência de sintagmas nominais com presença acumulada de modificadores adjetivais no corpus. Diante disso, iniciamos um estudo onde criamos um modelo estatístico capaz de mensurar a biomedicalidade contextual de um termo dentro do contexto em que está inserido. Na etapa final do trabalho, concluímos que o contexto em que os adjetivos (não biomédico neste caso) aparece é um fator importante na determinação da biomedicalidade, pois em nossos resultados se mostrou difusa se espalhando por todo eixo sintagmático, tornando esses contextos de exceção vinculados a estruturas de dependências. Para os adjetivos classificados como Intrínsecos neste estudo, observamos que prevaleceu a linearidade, o que já era esperado, pois a linguagem biomédica é considerada uma linguagem mais objetiva, com frases mais curtas, onde temos um compromisso maior de linearidade.
|
|
7
|
-
CAROLINA ZAMBELLI KAMADA
-
REDE NEURAL PULSADA HIERÁRQUICA PARA CONTROLE DE AGENTES REATIVOS
-
Leader : JOAO HENRIQUE RANHEL RIBEIRO
-
Data: 31 août 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
Compreender o meio através do processamento de informação é uma capacidade que os seres vivos passaram a possuir no período cambriano [542 e 488 mya]. Durante este período, surgiram as células e sistemas nervosos, especialistas em processamento de informação. Desde então, os animais puderam interagir e reagir aos elementos do ambiente sem alterar a estrutura e organização de nossos corpos. Compreender como o sistema nervoso se organiza e se estrutura é a linha de investigação de muitos pesquisadores. Seja essa investigação por meio da compreensão e/ou descrição dos fenômenos observados, seja uma abordagem interpretativa, ou ainda como inspiração para fins de engenharia. O presente trabalho se encaixa no grupo dos interpretativos, uma vez que busca entender quais seriam os recursos mínimos computacionais que um sistema, que mimetiza o biológico, precisaria possuir para buscar um objetivo específico em um ambiente com obstáculos. Uma estrutura mínima é o ponto de partida para a ideação de como as estruturas e organizações devem evoluir para responder às mudanças no ambiente que estão inseridas. Dessa forma, foi desenvolvida uma estrutura computacional mínima, seguindo todos os requisitos de um sistema neural biológico, capaz de perseguir um objetivo específico em um ambiente com obstáculos.
|
|
8
|
-
RENAN ZIROLDO DOS SANTOS
-
PREDIÇÃO DE ESTADO DE REPOUSO E DE MOVIMENTO DE PACIENTES PARKINSONIANOS A PARTIR DE POTENCIAIS DE CAMPO LOCAL DO NÚCLEO SUBTALÂMICO: POSSÍVEL APLICAÇÃO EM NOVOS PROTOCOLOS DE ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA
-
Leader : DIOGO COUTINHO SORIANO
-
Data: 5 sept. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
A doença de Parkinson (PD, do inglês Parkinson’s Disease) é a segunda doença neurodegenerativa de maior incidência, afetando aproximadamente 1-3 % dos adultos com mais de 60 anos. Dentre outros fatores, a PD impacta as atividades motoras e a qualidade de vida do paciente. A alteração do padrão oscilatório do potencial de campo local do núcleo subtlâmico (STN-LFP) é frequentemente observada em pacientes com PD, o que ocorre, em particular, nas sub-bandas beta (13-35 Hz) e gamma (35-100 Hz), as quais também estão associados à modulação do movimento. Um tratamento tipicamente utilizado na PD grave é a estimulação cerebral profunda contínua, a qual especula-se não ser completamente eficiente por ignorar típicas variações oscilatórias características do estado motor. Neste sentido, a previsão do estado de movimento baseado na composição espectral do STN-LFP ainda é um desafio e uma questão de debate para projetar novas estratégias para a estimulação cerebral profunda, ou seja, um tratamento essencial na PD. Este trabalho busca detectar o estado motor de pacientes parkinsonianos a partir dos sinais de campo local do núcleo subtalâmico submetidos à procedimento para implantação de eletrodos para estimulação elétrica profunda. Para tanto, múltiplas técnicas associadas às estratégias de processamento de sinais e aprendizado supervisionado são aplicadas, tais como: filtragem digital, estimação de espectro, validação cruzada e classificação (análise do discriminante linear, naive Bayes, k-vizinhos mais próximos, máquinas de vetores suporte).
|
|
9
|
-
FERNANDO MARQUES DOS SANTOS
-
Avaliação de desempenho em redes LoRaWAN sob ataques de interferência
.
-
Leader : JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
-
Data: 14 sept. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
O avanço tecnológico permite que uma variedade de objetos sejam conectados e controlados remotamente pela Internet, na chamada Internet das Coisas. As redes LoRaWAN possibilitam a comunicação por longas distâncias e com baixo consumo de energia. No entanto, estas redes são suscetíveis a ataques de interferência, em que os atacantes realizam transmissões com o intuito de interferir na comunicação de outros dispositivos na rede. Este trabalho analisa o impacto de jammers em redes LoRaWAN posicionados em diferentes lugares da rede. Os resultados de simulação mostram que os atacantes podem degradar o desempenho da rede, principalmente quando situados próximos ao gateway.
|
|
10
|
-
PAULO CESAR DIAS LIMA
-
Otimização do fronthaul em Redes de Acesso por Rádio em Nuvem 5G por meio de algoritmos genéticos e georreferenciamento
-
Leader : GUSTAVO SOUSA PAVANI
-
Data: 15 sept. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
Para dar suporte as demandas previstas de densidade, escala, variedade de uso e velocidade no 5G, que é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis, novas arquiteturas de rede estão sendo propostas como alternativas de otimização das redes de telefonia celular atuais. Neste contexto, a arquitetura de rede de acesso por rádio em nuvem (C-RAN, do inglês Cloud Radio Access Networks) surge como alternativa de viabilização da evolução para 5G, na qual a conectividade de rádio para usuários finais é fornecida por meio de unidades remotas de rádio (RRH, do inglês Remote Radio Head) e a maioria das tarefas de processamento de sinal são executadas em unidades de banda base (BBU, do inglês BaseBand Unit) na nuvem. Com efeito, ao se separar as BBUs das antenas, há importantes reduções no consumo de energia e de custo. Entretanto, isso implica a criação de uma rede óptica de baixa latência para interconexão de BBU e RRHs, que é chamada de fronthaul. Nesse contexto, este trabalho busca a otimização da distribuição de BBUs e RRHs através do fronthaul e que minimize os custos de capital para implantação.
Dada a complexidade do problema, este trabalho propõe o uso de uma técnica de otimização baseada em computação evolutiva através da implementação de algoritmo genético (GA, do inglês Genetic Algorithm). Nesse sentido, são avaliados cenários baseados em dados georreferenciados da implantação da rede 4G atual, considerando-se as restrições de: (i) distância, que está relacionadas à latência, (ii) número de RRHs por BBU, que é limitado pela rede de multiplexação por comprimento de onda (WDM, do inglês Wavelength Division Multiplexing) utilizada no fronthaul, e (iii) proteção do tráfego no fronthaul. Os resultados obtidos indicam a eficácia da abordagem proposta, sendo que é possível visualizá-los através de uma ferramenta Web georreferenciada.
|
|
11
|
-
LEANDRO ABIDIAS DA SILVA SERAFIM
-
Estudo de Técnicas de Redução de Dimensionalidade Aplicadas a EEG para Reconhecimento de Emoções
-
Leader : ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO
-
Data: 15 déc. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
A classificação de emoções através do uso de sinais de EEG é um assunto que tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas, inclusive relacionado ao desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina. Neste trabalho, focamos na etapa de redução de dimensionalidade, necessária antes da etapa de classificação. Foram testados o clássico método baseado em Análise por Componentes Principais (PCA) e também o método Máxima Relevância Mínima Redundância (mRMR). Propomos uma alteração no método de Máxima Relevância Mínima Redundância (mRMR) de forma a trabalhar com o sinal de EEG sem a necessidade de discretizar. Mostramos como o método proposto melhora significativamente o desempenho dos classificadores quando comparado ao clássico PCA ou mesmo ao uso de todas as informações disponíveis. Uma análise detalhada do mRMR discreto também foi incluída neste trabalho, além da comparação dos métodos citados com o clássico Backward Wrapper.
|
|
12
|
-
CAIO LIMA
-
Plataformas de Código Aberto para Simulação, Captura de Sinais Miográficos e Visão Computacional para Análise Cinemática e Classificação de Movimentos Utilizando Aprendizado de Máquinas
-
Leader : RICARDO SUYAMA
-
Data: 22 déc. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
Aproximadamente 7\% da população brasileira possui alguma deficiência motora, sendo que este público tem de maneira geral uma maior vulnerabilidade social. Visando mitigar estes impactos, tecnologias assistivas como próteses de membros superiores têm sido desenvolvidas, em especial as que se utilizam de sinais eletromiográficos de superfície (sEMG). Apesar de diversas dessas próteses possuírem elevada taxa de acerto (acima de 90\% em alguns casos), têm um custo médio bastante elevado, da ordem de \$50 mil dólares.Em vista destas dificuldades, ferramentas e softwares de simulação tem sido desenvolvidos com objetivo de melhorar o uso das próteses já existentes bem como facilitar o seu desenvolvimento e assim se buscar a redução dos preços destes aparelhos. Com base nestes objetivos, foi desenvolvido um simulador de código aberto controlado por sinais sEMG que busca de maneira prática e econômica realizar a captura e processamento destes sinais e suas respectivas posições(separadas por categorias) e, além disso, realizar a simulação de próteses de membros superiores e braços robóticos, representando adequadamente os movimentos de flexão e extensão do cotovelo. Para esta tarefa o simulador foi separado em três módulos, sendo o primeiro o módulo de obtenção de sinais sEMG conjuntamente com a captura do ângulo de flexão e extensão do cotovelo, utilizando-se uma {Webcam} comum para e registrar os ângulos de extensão e flexão do cotovelo e o dispositivo Myo, da empresa Thalmic Labs para a obtenção dos sinais sEMG. O segundo módulo sendo o responsável pelo treinamento dos sinais sEMG e geração de classificadores, utilizando a linguagem Python, conjuntamente com a biblioteca scikit-learn, e o terceiro módulo aquele que realiza a simulação do braço robótico, utilizando-se do software de simulação Gazebo, conjuntamente com o software de controle ROS 2. Obteve-se com esses módulos, ferramentas que permitem flexibilidade na captura de sinais EMG, visualização, treinamento e projeto de classificadores, bem como uma interface gráfica simples de modelagem e simulação de braços robóticos.
|
|
|
Thèses |
|
1
|
-
PEDRO IVO DA CRUZ
-
Physical Layer Security Using the Wireless Channel Information
-
Leader : MURILO BELLEZONI LOIOLA
-
Data: 22 mars 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
Given the amount of communication devices that make use of wireless networks, it is natural the concerning about their security. Cryptographic mechanisms currently used to protect such networks might no longer be reliable in the near future. In addition to that, low computational power and low power consumption devices, such as the ones devised for Internet of Things (IoT), require new security mechanisms, once the traditional ones might not be feasible in such scenarios. Therefore, physical-layer security arises in order to provide alternative security mechanisms by taking advantage of the random wireless channel characteristics. The present work presents the precoding technique, which does not rely on cryptography to secure information. Instead, it pre-distorts the confidential information using the authentic channel information in such a way that only the authentic receiver is able to recover it. However, it is shown that by using linear precoders, an eavesdropper might recover some information by employing blind equalization techniques. To prevent this, it is proposed the use of a non-linear precoder. Although precoding mechanisms are well documented for multiple antenna systems and for orthogonal frequency division multiplexing modulation, the precoders presented in this work deal with single antenna devices and single carrier modulation, which are important for devices that have energy and space constraints. It is shown that the non-linear precoder outperform the linear one in terms of bit error rate and secrecy capacity in a scenario where the authentic and eavesdropper channels are correlated, and in a scenario where the eavesdropper uses blind equalization to try to recover the confidential information. A different physical layer security mechanism, also presented in this work, consists in using the channel information to generate encryption keys at the authentic users. Several techniques are presented and some preliminary results are shown.
|
|
2
|
-
ANDRÉ KLIOUSOFF JUNIOR
-
Explorando a assinatura de dinâmica estrutural em proteínas intrinsecamente desordenadas.
-
Leader : ANA LIGIA BARBOUR SCOTT
-
Data: 20 avr. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
Macromoléculas adotam várias conformações preferidas em solução dependendo de sua estrutura e forma, determinando sua dinâmica e função.Vários estudos indicaram que essas propriedades dinâmicas são determinadas principalmente pela topologia dos contatos nativos. Estudos nos últimos anos estabeleceram o papel da dinâmica estrutural, também chamada de dinâmica intrínseca, para facilitar, se não impulsionar, as interações e o funcionamento dos sistemas biomoleculares. Portanto, é importante explorar diferentes conformações para modelar processos dinâmicos e determinar estados estáveis (Zhang et al., 2020). A compreensão da correlação entre a dinâmica estrutural de proteínas e suas funções exigem métodos computacionais híbridos que integram movimentos de frequência mais baixa obtidos por Análise de Modo Normal (NM) e movimentos mais rápidos de Dinâmica Molecular (MD) aliados a dados de técnicas biofísicas. O reconhecimento da abundância natural e importância funcional de proteínas intrinsecamente desordenadas (IDPs) e híbridos de proteínas que contêm tanto regiões de proteínas intrinsecamente desordenadas (IDPRs) quanto regiões ordenadas está mudando a ciência das proteínas. IDPs e IDPRs, ou seja, proteínas funcionais e regiões proteicas sem estruturas únicas, podem ser encontradas em todos os organismos e normalmente desempenham papéis vitais em vários processos biológicos. A funcionalidade baseada em desordem complementa as funções de proteínas e domínios ordenados. No entanto, em virtude de sua existência, IDPs/IDPRs, que são caracterizados por notável flexibilidade conformacional e plasticidade estrutural, quebram várias regras estabelecidas ao longo dos anos para explicar a estrutura, dobramento e funcionalidade de proteínas bem dobradas com estruturas únicas.Neste trabalho, investigamos a assinatura dinâmica de certas famílias de proteínas intrinsecamente Desordenada, utilizando métodos híbridos como SignDy.
|
|
3
|
-
JOEL CARLOS FARIAS DE QUEIROZ
-
Heurísticas de Ordenamento Ponderado Aplicadas ao Processo de Roteamento em Redes Ópticas
-
Leader : LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO
-
Data: 29 avr. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
As Redes Ópticas são a parte mais importante da infraestrutura de telecomunicações sobre a qual funciona a Internet. No entanto, a demanda por largura de banda, maior a cada ano, exige estratégias para uso mais eficiente dos recursos. Entre as questões abordadas em Redes Ópticas estão os problemas de roteamento e atribuição de recursos, os quais podem ser um comprimento de onda para Redes WDM ou uma porção espectral para Redes Ópticas Elásticas (EON). Este trabalho aborda especificamente o problema do roteamento, tanto em redes WDM como em EONs, a partir do uso de uma estratégia aqui proposta, chamada genericamente de Heurísticas de Ordenamento Ponderado (WOH). Os resultados para roteamento fixo, já publicados, e para roteamento fixo-alternado, mostram um significativo ganho de desempenho e um melhor balanceamento de carga.
|
|
4
|
-
MAURICIO ANTONIO DEFFERT
-
Heurísticas para a Alocação Eficiente de Serviços no Espectro Óptico em Redes Ópticas Elásticas
-
Leader : LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO
-
Data: 23 nov. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
Diante do constante crescimento do tráfego de dados, em grande parte causados pelas redes sociais, trabalhos remotos, voz e vídeo sob demanda, jogos on-line, entre outros, as Redes Ópticas são fundamentais e possuem um papel importante para o transporte de dados, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos. Com a tecnologia das Redes Ópticas Elásticas (Elastic Optical Network (EON)s), existem novas soluções para uma melhor otimização de largura de banda no espectro óptico, sem a necessidade de implementação física de novas fibras ópticas nas redes existentes. As EONs diferem das tradicionais Redes de Multiplexação por Divisão de Comprimentos de Onda (Wavelength Division Multiplex (WDM)s), pelo controle da granularidade espectral, aumentando a eficiência do espectro óptico, comparativamente às redes existentes. Devido as tecnologias de modulação óptica: Multiplexação por Divisão de Frequêcias Ortogonais (Ortogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM)) e Nyquist-Wavelength Division Multiplex (N-WDM), é possível o controle da granularidade espectral, para uma largura espectral muito reduzida. As Redes EONs são gerenciadas por algoritmos de Roteamento e Atribuição de Espectro (Routing and Spectrum Assignment (RSA)s), que determinam rotas e posição espectral, para a atribuição da demanda solicitada, mantendo as restrições de contiguidade e continuidade, impostas pelas Redes EONs. Este trabalho tem a finalidade de avaliar, com o uso de simulação, novas heurísticas RSAs, desenvolvidas com o objetivo de melhorar a utilização e ocupação do espectro óptico. Com os algoritmos de melhor ocupação espectral, será realizada a atribuição de serviços e a organização de todos os espaços (slots), do espectro óptico, utilizando a banda C de 4,4 THz, permitindo um melhor aproveitamento e flexibilidade do espectro total, pois o mesmo apresenta espaços não contíguos de largura de banda ao longo do tempo, gerando a Probabilidade de Bloqueio (Blocking Probability (BP)) e a fragmentação da rede óptica. As novas heurísticas desenvolvidas apresentaram melhores resultados de desempenho da EON, minimizando a carga computacional do Sistema de Gerenciamento de Rede (Network Management System (NMS)), nas três topologias avaliadas, comparados com algoritmos presentes na literatura científica.
|
|
5
|
-
FELIPE SADAMI OIWA DA COSTA
-
Design de uma plataforma experimental de aquisição de sinais sEMG e trajetória dos dedos para aplicações em mão biônica
-
Leader : LUIZ ALBERTO LUZ DE ALMEIDA
-
Data: 16 déc. 2022
-
-
Afficher le Résumé
-
Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a ausência de um membro. A ausência de uma mão afeta diretamente a mobilidade na vida diária. Mesmo com as atuais próteses robóticas avançadas, ainda há necessidade de interfaces homem-máquina portáteis que sejam capazes de explorar o movimento natural simultâneo, proporcional e independente dos dedos. Este estudo propõe o desenvolvimento de uma plataforma experimental para aquisição sEMG e rastreamento das trajetórias de dedos no espaço 3D. Uma revisão completa da literatura foi realizada para entender os sinais e as técnicas atualmente usadas para desenvolver uma plataforma experimental capaz de investigar o movimento natural dos dedos para mãos robóticas. Os dados sEMG foram capturados de um único indivíduo saudável por dois canais simultaneamente, cada um com uma frequência de amostragem de 20 kHz, com nível de ruído abaixo de 5 uV. O sistema de rastreamento da trajetória dos dedos forneceu os deslocamentos angulares e de aceleração usando sensores IMU posicionados nas extremidades de cada dedo, resultando na trajetória dos dedos no espaço 3D. Os dados de saída se mantiveram dentro das especificações do projeto, onde os resultados foram analisados nos domínios de tempo e tempo-frequência e foram consistentes com a literatura. O sistema de rastreamento de trajetória de dedos proposto provou ser único na literatura e forneceu uma forma simples de rastrear trajetórias de dedos no espaço 3D, permitindo o estudo do movimento simultâneo, proporcional e independente dos dedos. A plataforma experimental desenvolvida mostrou se uma poderosa ferramenta para fins de pesquisa e ensino.
|
|