ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO BIO-INSPIRADA PARA AGENTES REATIVOS EM AMBIENTES COM OBSTÁCULOS E RECOMPENSAS
Compreender o meio através do processamento de informação é uma capacidade que os seres vivos passaram a possuir no período cambriano [542 e 488 mya]. Durante este período, surgiram as células e sistemas nervosos, especialistas em processamento de informação. Desde então, os animais puderam interagir e reagir aos elementos do ambiente sem alterar a estrutura e organização de nossos corpos.
Compreender como o sistema nervoso se organiza e se estrutura é a linha de investigação de muitos pesquisadores. Seja essa investigação por meio da compreensão e/ou descrição dos fenômenos observados, seja uma abordagem interpretativa, ou ainda como inspiração para fins de engenharia.
O presente trabalho se encaixa no grupo dos interpretativos, uma vez que busca entender quais seriam os recursos mínimos computacionais que um sistema, que mimetiza o biológico, precisaria possuir para buscar um objetivo específico em um ambiente com obstáculos.
Uma estrutura mínima é o ponto de partida para a ideação de como as estruturas e organizações devem evoluir para responder às mudanças no ambiente que estão inseridas.
Dessa forma, foi desenvolvida uma estrutura computacional mínima, seguindo todos os requisitos de um sistema neural biológico, capaz de perseguir um objetivo específico em um ambiente com obstáculos.