PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: CAROLINA ZAMBELLI KAMADA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA ZAMBELLI KAMADA
DATA : 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO BIO-INSPIRADA PARA AGENTES REATIVOS EM AMBIENTES COM OBSTÁCULOS E RECOMPENSAS


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Compreender o meio através do processamento de informação é uma capacidade que os seres vivos passaram a possuir no período cambriano [542 e 488 mya]. Durante este período, surgiram as células e sistemas nervosos, especialistas em processamento de informação. Desde então, os animais puderam interagir e reagir aos elementos do ambiente sem alterar a estrutura e organização de nossos corpos.
Compreender como o sistema nervoso se organiza e se estrutura é a linha de investigação de muitos pesquisadores. Seja essa investigação por meio da compreensão e/ou descrição dos fenômenos observados, seja uma abordagem interpretativa, ou ainda como inspiração para fins de engenharia.
O presente trabalho se encaixa no grupo dos interpretativos, uma vez que busca entender quais seriam os recursos mínimos computacionais que um sistema, que mimetiza o biológico, precisaria possuir para buscar um objetivo específico em um ambiente com obstáculos.
Uma estrutura mínima é o ponto de partida para a ideação de como as estruturas e organizações devem evoluir para responder às mudanças no ambiente que estão inseridas.
Dessa forma, foi desenvolvida uma estrutura computacional mínima, seguindo todos os requisitos de um sistema neural biológico, capaz de perseguir um objetivo específico em um ambiente com obstáculos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1964056 - JOAO HENRIQUE RANHEL RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1355507 - HELOI FRANCISCO GENTIL GENARI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOÃO PAULO CERQUINHO CAJUEIRO - UFPE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA NETO - UFPE
Notícia cadastrada em: 04/08/2022 11:03
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod