PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de DEFESA: ELISABETE APARECIDA RIBEIRO JOSÉ

STUDENT : ELISABETE APARECIDA RIBEIRO JOSÉ
DATE: 26/04/2024
TIME: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/nqc-ybpt-eqw
TITLE:

ESTRATÉGIA E-SUS ATENÇÃO BÁSICA:

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE RORAIMA

PAGES: 128
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia Biomédica
SUBÁREA: Engenharia Médica
SPECIALTY: Instrumentação Odontológica e Médico-Hospitalar
SUMMARY:

O Sistema de Informação em Saúde (SIS), mecanismo de coleta, processamento e organização de informações, foi introduzido no território nacional há meio século, por meio da regulamentação do registro civil. Esse sistema é um instrumento utilizado como respaldo decisório no planejamento do cuidado, avaliação e organização dos serviços de saúde. Na Atenção Primária em Saúde (APS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), diversos SIS foram desenvolvidos, sendo o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – SISAB, a base de dados vigente no país. Nesse contexto, a fim de captar e enviar os dados produzidos na APS para a referida base de dados nacional, eliminar fragmentação dos sistemas e garantir a interoperabilidade entre os SIS oficiais, o Ministério da Saúde instituiu e preconizou a Implantação da Estratégia e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), a qual é constituída por dois softwares: o software Coleta de Dados Simplificada - e-SUS APS CDS e o software com Prontuário Eletrônico do Cidadão - e-SUS APS PEC, para todos os estados da Federação. Essa estratégia visa proporcionar à equipe multiprofissional a individualização do registro, integração da informação, redução do retrabalho na coleta e registro de dados em sistemas similares, otimização da gestão do cuidado por meio da análise do registro da prática clínica, individual, familiar e coletiva, e facilitação da comunicação entre os profissionais da mesma equipe e da mesma unidade de saúde, compartilhando informações por meio do sistema, culminando com a adequada coordenação do cuidado. Aos gestores, a estratégia visa oferecer a possibilidade de utilizar os relatórios do SISAB para embasar decisões em conformidade com as especificidades e subjetividade de cada serviço. Aos usuários, proporciona a capacidade de acessar seus atendimentos, gerenciar o acesso aos dados de seus registros da prática clínica na Atenção Primária, assegurando autonomia sobre seu prontuário. Com o interesse em analisar a implantação da Estratégia e-SUS APS nos municípios do estado de Roraima, localizado no extremo norte do país, onde 60% (N = 9) dos municípios dependem do SUS, conduziu-se um estudo descritivo, transversal, com abordagem quanti-qualitativa e amostra intencional. O instrumento de coleta de dados, desenvolvido pelos pesquisadores, abordou as etapas e os requisitos mínimos a serem observados na implantação da estratégia, baseando-se nos manuais do Ministério da Saúde, assim como coletou dados sobre a percepção dos participantes em relação às fragilidades e facilidades na implantação do e-SUS APS. Os resultados da pesquisa indicam que os gestores da APS nos municípios pesquisados possuem alto nível de escolaridade (graduação e pós-graduação), bem como expressiva experiência na APS. Em todos os 15 municípios (100%), há responsáveis pela implantação do e-SUS APS. No entanto, a capacidade tecnológica existente nos municípios é considerada inadequada. Em 86,7% dos municípios, os dados coletados são armazenados, organizados e enviados ao SISAB por meio do Centralizador municipal, sendo o e-SUS APS PEC a aplicação utilizada em 86,7% dos casos. Além disso, 93,3% (N = 14) dos municípios garantem a segurança dos dados coletados. Os gestores identificaram diversas fragilidades na implantação e operacionalização do e-SUS APS, incluindo questões de conectividade, capacidade tecnológica, processo formativo para as equipes, apoio técnico e suporte do estado.

COMMITTEE MEMBERS:
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1764675 - CHRISTIANE BERTACHINI LOMBELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Presidente - Externo ao Programa - 1718113 - ANA PAULA ROMANI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2390463 - PRISCYLA WALESKA TARGINO DE AZEVEDO SIMOES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1957691 - RONNY CALIXTO CARBONARI
Notícia cadastrada em: 05/04/2024 11:47