PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de DEFESA: JIMENA GABRIELA SILES PAREDES

DISCENTE : JIMENA GABRIELA SILES PAREDES
DATA : 03/12/2020
LOCAL: Remota

Um robusto método de estimação de velocidade de condução para auxiliar na avaliação da alteração eletrofisiológica frente à ablação por radiofrequência: resultados de um modelo de átrio de camundongo isolado

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Biomédica
SUBÁREA: Bioengenharia
ESPECIALIDADE: Processamento de Sinais Biológicos

Introdução: a fibrilação atrial (FA) é a arritmia cardíaca sustentada mais comum na prática clínica, afetando 1-2% da população geral. O tratamento da FA com drogas antiarrítmicas é de eficácia limitada, e a ablação por radiofrequência (ARF) é o tratamento mais eficaz para interromper e prevenir a recorrência da FA. A não terminação da FA ou sua recorrência, após a RFA, pode ocorrer quando a atividade elétrica da frente de onde no tecido atrial cauterizado é conduzido, ou com a recuperação da inatividade elétrica para condução elétrica. Diferentes parâmetros durante o procedimento de ARF influenciam a efetiva inatividade elétrica células (espessura do tecido, temperatura da interface eletrodo-tecido, tamanho do eletrodo, pressão de contato entre eletrodo-tecido e duração da administração de RFA). Por meio de um modelo experimental de átrios isolados de camundongos, diferentes tempos de ARF foram realizados, e um método robusto de pipeline para estimativa da velocidade de condução (VC) é proposto, para avaliar os efeitos eletrofisiológicos de ARF e o tamanho da lesão no tecido atrial.

Métodos: a átrio direito de ratos (n=2) é primeiramente isolado e sua atividade elétrica adquirida no endocárdio através de um sistema de Mapeamento Óptico (OM) em diferentes estratégias de ARF no epicárdio (0,5, 1,5, 2, 2,5, 3, 4 s), aplicada na área central do tecido. As sequências de imagens de fluorescência foram adquiridas na resolução de 82 x 82 pixels, a 868 Hz. Os potenciais de ação ópticos (PAOs) foram filtrados com um filtro passa-baixo gaussiano 3-D adaptativo. A robustez da detecção de ativação local (DAL) sob diferentes tempos de duração da ARF foi avaliada através de um pipeline de técnicas de pós-processamento seguido por duas técnicas distintas de DAL (primeira derivada positiva e o método do critério de 50%). Em seguida, mapas isócronos de superfície 2D são calculados para permitir a estimativa de CV, por um método proposto denominado Método do Círculo (MC), permitindo a identificação da direção de propagação da frente de onda, velocidade de propagação e estimativa da área da lesão cauterizada. A duração do potencial de ação (DPA30, 50 e 90), a frequência dominante (FD) e o índice de organização (OI) foram calculados e comparados entre três áreas distintas da propagação da frente de onda (área ativada precocemente, área ativada mais tardiamente e área na região cauterizada). Além disso, as métricas de tempo e frequência, calculadas a partir de eletrogramas adquiridos simultaneamente no epicárdio por eletrodos unipolares de contato, são comparadas com as obtidas nos respectivos registros ópticos do endocárdio.

Resultados: o pós-processamento melhora a relação sinal-ruído, melhorando a detecção de DAL. Após a etapa de pós-processamento, pode-se observar valores mais baixos de ∆DAL, principalmente após a AFR com duração de 2,5 s, e o critério de 50% foi o método com menor diferença, variação e mais próximo do padrão (resultados fora da área de lesão obtida pela AFR). Em seguida, mapas isócronos de superfície 2D são calculados com base em critérios de 50% e CV estimado com o método proposto MC. Na área cauterizada, o CV diminui à medida que o raio escolhido para o círculo se aproxima do ponto central. Valores menores de CV foram encontrados na área cauterizada, reduzindo de 90 para 40 cm/s, com destaque para as áreas eletro-inativas e, consequentemente a lesão causada pela ARF. A morfologia dos sinais ópticos e elétricos com o tempo de ablação prolongado foi alterada com o aumento do tempo de ablação. O APD90, principalmente na área cauterizada, aumenta de 57 a 117 ms. A FD e o OI diminuíram com o aumento do tempo de ablação e resultaram em eletrogramas fragmentados.

Conclusões: para níveis baixos de relação sinal-ruído e dentro das áreas ablacionadas, o método do critério de 50% deve ser utilizado. O método proposto MC permitiu uma estimativa robusta da direção da frente de onda, CV e tamanho da lesão ocasionada pela ARF. As modificações eletrofisiológicas atriais induzidas pela ablação foram observadas em métricas tradicionais calculadas a partir de registros elétricos e ópticos.

Presidente - Interno ao Programa - 2231661 - JOAO LOURES SALINET JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ILIJA UZELAC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EMILIANO HORACIO MEDEI - UFRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760474 - PATRICIA APARECIDA DA ANA