PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS HUMBERTO DOS SANTOS

STUDENT : MARCOS HUMBERTO DOS SANTOS
DATE: 30/09/2024
TIME: 14:00
LOCAL: a ser definido
TITLE:

Explorando novas fronteiras para avanço do diagnóstico precoce de osteoporose por meio do uso da tomografia por coerência óptica com agentes clareadores ópticos

PAGES: 81
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia Biomédica
SUBÁREA: Engenharia Médica
SPECIALTY: Instrumentação Odontológica e Médico-Hospitalar
SUMMARY:

A osteoporose é uma doença prevalente caracterizada pela fragilidade óssea progressiva devido à perda mineral. É diagnosticada pela associação de sintomas clínicos com imagens de absorciometria de raios X de dupla energia, uma técnica que requer radiação ionizante e, portanto, o número de aplicações é limitado. A tomografia de coerência óptica (OCT) pode ser uma estratégia promissora porque permite o imageamento em tempo real, com alta resolução e sem radiação ionizante. No entanto, a OCT tem uma limitação de penetração devido ao espalhamento e reflexão de superfície e, portanto, o uso de agentes clareadores ópticos (optical clearing agentes, OCAs) pode melhorar as imagens obtidas. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de quatro diferentes OCAs em imagens obtidas a partir do osso. Blocos de maxila e mandíbulas suínos foram preparados e imageados usando um sistema SD-OCT (930nm) em cinco condições diferentes: sem nenhum agente, com nanopartículas de prata em solução aquosa, com nanopartículas de prata adicionadas ao glicerol, com água destilada pura e com glicerol puro. Após imageamento inicial, a simulação da osteoporose foi feita por meio da imersão destes blocos em solução de EDTA 0,5M. Após 5, 10 e 15 dias de imersão, os blocos foram novamente avaliados por OCT. Os valores do coeficiente de atenuação óptica (µ) foram determinados a partir das imagens. Todos os OCAs alteraram os valores de µ quando comparados às amostras sem OCA, além de permitir melhor visualização dos poros no interior da estrutura óssea. A nanopartícula de prata adicionada ao glicerol foi a que causou maior aumento no valor de µ, enquanto a água promoveu diminuição significativa. Concluiu-se que todos os OCAs podem melhorar a detecção da microestrutura interna do osso pela OCT, mas a nanopartícula de prata adicionada ao glicerol é o agente mais promissor para evidenciar alterações mínimas nessa organização decorrentes do processo de desmineralização.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2090031 - ILKA TIEMY KATO PRATES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2357820 - ANDERSON GABRIEL SANTIAGO CRAVO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2297271 - CAROLINA BENETTI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1764675 - CHRISTIANE BERTACHINI LOMBELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2418478 - JOHN ANDREW SIMS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - THIAGO MARTINI PEREIRA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 02/09/2024 21:41