PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFERSON RODRIGUES COTRIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEFERSON RODRIGUES COTRIM
DATA : 26/07/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
Avaliação e propostas de novas técnicas para o protocolo LoRaWAN

O crescimento da Internet das Coisas depende e impulsiona o desenvolvimento das mais diversas áreas, dentre as quais se destacam os protocolos e técnicas de comunicação. Existem diversas propostas para conectar dispositivos, seja utilizando protocolos legados como o WiFi, seja com novas propostas com é o caso das LPWANs. O presente trabalho visa apresentar o conceito geral das LPWANs, suas características e limitações, com foco principal em apresentar a tecnologia LoRaWAN. O LoRaWAN é um protocolo de comunicação em camada de enlace de dados desenvolvido pela LoRa Alliance e que utiliza o LoRa como camada física, que é uma técnica de modulação baseada em CSS, desenvolvida pela empresa Semtech. As principais características do LoRaWAN são a grande área de cobertura, chegando a dezenas de quilômetros em áreas rurais, a baixa complexidade da rede e o baixo consumo de energia dos dispositivos. Ainda que seja um protocolo robusto é possível identificar algumas características que podem ser melhoradas no LoRaWAN, dentre elas a expansão da área de cobertura para áreas que apresentam muitos obstáculos que impedem a comunicação. Portanto, este trabalho apresenta uma proposta para o uso de nós repetidores de modo a expandir a área de cobertura de um rede, além de possibilitar que nós mais distantes utilizem características de transmissão que economizam energia. O trabalho também irá apresentar uma avaliação da técnica ADR com o objetivo de identificar a sua eficiência e então propor uma alternativa em que os nós possam ter suas características de transmissão alteradas em sua totalidade pelo servidor de rede, o que inclui uma solução para os nós móveis.

Presidente - Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2196309 - CARLOS ALBERTO KAMIENSKI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669196 - LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO