Gerenciando Múltiplas Falhas Bizantinas em Redes ópticas Roteadas por Algoritmos baseados em Otimização por Colônia de Formigas
Algoritmos de roteamento baseados em Otimização por Colônia de Formigas (Ant Colony Optimization - ACO) são especialmente vulneráveis a falhas bizantinas, em que nós autenticados se comportam de maneira arbitrária e comprometem o funcionamento do roteamento da rede. Neste trabalho, avaliamos o uso de extensões de rerroteamento crankback associados ao algoritmo ACO para gerenciar falhas bizantinas que afetam muitos nós de uma rede óptica comutada por comprimento de onda. Para tanto, foram utilizados os seguintes tipos de falhas bizantinas, que não podem ser resolvidas apenas com o uso de mecanismos de integridade ou autenticidade: desorientação das formigas no caminho de ida, descarte de formigas no caminho de ida e descarte de formigas no caminho de volta.
As simulações realizadas demonstraram que o mecanismo de rerroteamento crankback pode efetivamente mitigar o impacto na probabilidade de bloqueio da rede causado por múltiplas falhas bizantinas sem requerer um aumento signficativo no comprimento ou no tempo de estabelecimento dos caminhos ópticos.