PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: ROBERTO GUTIERREZ BERALDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTO GUTIERREZ BERALDO
DATA : 04/04/2024
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Métodos de regularização com aprendizagem profunda para solução do problema inverso de tomografia por impedância elétrica

A tomografia por impedância elétrica é um problema inverso que visa obter informações de propriedades elétricas de uma região de interesse a partir apenas de medidas de tensão elétrica em torno dessa mesma região. Sendo um problema mal-posto, a sua discretização para solução computacional resulta em sistemas de equações mal-condicionados, instáveis na presença de ruídos e erros de modelagem. Uma forma de resolvê-lo é através do método de regularização, tratando-o como um problema de otimização e restringindo o espaço de soluções com informações a priori das soluções.

A presente tese estuda a união dos paradigmas dos métodos de regularização e de aprendizagem profunda na reconstrução de imagens de tomografia por impedância elétrica. Especificamente, redes neurais convolucionais que realizam denoising e remoção de artefatos foram incluídas em algoritmos convencionais para reconstrução de imagens absolutas e imagens a diferenças. Foram considerados tanto os casos em que todos os eletrodos estão disponíveis, quanto o caso da progressiva desativação de eletrodos. As propostas apresentaram ganho de performance sem necessidade de um aumento expressivo do poder computacional, indicando o potencial que aprendizagem profunda pode trazer para a área de pesquisa de tomografia por impedância elétrica.

Presidente - Interno ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2356637 - KENJI NOSE FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1600876 - FRANCISCO DE ASSIS ZAMPIROLLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAGNO TEOFILO MADEIRA DA SILVA - USP