Avaliação do Desempenho Escolar Brasileiro: uma abordagem com Modelos de Inteligência Artificial
A Educação exerce um papel fundamental no desenvolvimento de um país, em sociedades que a priorizam são verificados baixos índices de criminalidade e maior estado de bem-estar. De acordo com a teoria do capital humano, os efeitos da educação podem ser associados a um maior desenvolvimento econômico. No Brasil, apenas nas últimas décadas houve um maior progresso em termos educacionais, dada a implementação de novas leis e expansão na oferta de matrículas. Contudo, segundo as avaliações nacionais e internacionais, o desempenho acadêmico ainda é baixo, considerando o quanto se investe. Dado este cenário, torna-se necessário intervenções, por meio de políticas públicas, que considerem as reais necessidades de cada ciclo
escolar da educação básica. Ademais, identifica-se que o Brasil dispõe de uma série de dados em Educação, obtidos por pesquisas governamentais, que no momento são pouco explorados, mas que possibilitariam uma melhor compreensão sobre a Educação no país. Desta forma, foi proposta a avaliação do desempenho educacional brasileiro utilizando modelos de Inteligência Artificial (IA), priorizando os modelos de melhor performance preditiva nas diferentes análises realizadas. Foi identificado que os modelos de IA possuem melhor desempenho (métricas de erro e coeficiente de determina) em relação aos modelos tradicionais, o que corrobora com a literatura. Além disso, foi caracterizado que a importância relativa das variáveis é distinta para cada nível escolar. Por fim, sugere-se que a elaboração de políticas públicas educacionais destinada à melhora do desempenho acadêmico escolar, considere os resultados de estudos que avaliam os dados educacionais disponíveis e se possível sob a perspectiva de IA.