PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE DE SOUZA ZANIRATO MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOYCE DE SOUZA ZANIRATO MAIA
DATA : 01/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Por participação remota: https://meet.google.com/qbc-ffjj-mqa
TÍTULO:

Avaliação do Desempenho Escolar Brasileiro: uma abordagem com Modelos de Inteligência Artificial


PÁGINAS: 61
RESUMO:

A Educação exerce um papel fundamental no desenvolvimento de um país, em sociedades que a priorizam são verificados baixos índices de criminalidade e maior estado de bem-estar.  De acordo com a teoria do capital humano, os efeitos da educação podem ser associados a um maior desenvolvimento econômico. No Brasil, apenas nas últimas décadas houve um maior progresso em termos educacionais, dada a implementação de novas leis e expansão na oferta de matrículas. Contudo, segundo as avaliações nacionais e internacionais, o desempenho acadêmico ainda é baixo, considerando o quanto se investe. Dado este cenário, torna-se necessário intervenções, por meio de políticas públicas, que considerem as reais necessidades de cada ciclo
escolar da educação básica. Ademais, identifica-se que o Brasil dispõe de uma série de dados em Educação, obtidos por pesquisas governamentais, que no momento são pouco explorados, mas que possibilitariam uma melhor compreensão sobre a Educação no país. Desta forma, foi proposta a avaliação do desempenho educacional brasileiro utilizando modelos de Inteligência Artificial (IA), priorizando os modelos de melhor performance preditiva nas diferentes análises realizadas. Foi identificado que os modelos de IA possuem melhor desempenho (métricas de erro e coeficiente de determina) em relação aos modelos tradicionais, o que corrobora com a literatura. Além disso, foi caracterizado que a importância relativa das variáveis é distinta para cada nível escolar. Por fim, sugere-se que a elaboração de políticas públicas educacionais destinada à melhora do desempenho acadêmico escolar, considere os resultados de estudos que avaliam os dados educacionais disponíveis e se possível sob a perspectiva de IA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - THIAGO FERREIRA COVOES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2334927 - ANDRE KAZUO TAKAHATA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2316523 - CARLA LOPES RODRIGUEZ
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉ FUJITA - USP
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 10:01
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod