PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: OSVALDO RODRIGUES SÉRGIO

DISCENTE : OSVALDO RODRIGUES SÉRGIO
DATA : 14/09/2021
LOCAL: Por participação remota

Evolução da Ocupação Espectral em Enlaces de Redes Ópticas Elásticas operando com Carga Normalizada

As Redes Ópticas Elásticas (EON) têm sido consideradas como soluções promissoras para satisfazer as necessidades atuais por demanda de largura de banda. Isso ocorre devido à melhor eficiência espectral obtida por meio da utilização de tecnologias baseadas em grades flexíveis e alocação de larguras de bandas ajustáveis para serviços com demandas heterogêneas. Contudo, a implementação robusta e escalável de EONs passa pelo gerenciamento eficiente do roteamento e alocação de espectro, recursos de rede e qualidade dos serviços ofertados. Essa tarefa se torna primordial devido ao problema de fragmentação espectral resultante da necessidade de alocação de Unidades de slots de Frequência (FSU) de maneiras contíguas e contínuas aliada à natureza dinâmica dos processos de atendimento e liberação das conexões. As propostas comumente empregadas para lidar com o gerenciamento dos recursos de rede operam com o roteamento no nível do caminho óptico. Porém, os resultados publicados recentemente em um artigo considerando a normalização da carga da rede e sua relação com a utilização geral despertam o interesse pela caracterização da ocupação espectral dos enlaces para potenciais utilizações em métodos de gerenciamento de recursos de rede.

Neste trabalho foi analisada, pela primeira vez, a evolução de ocupação espectral em enlaces de uma EON com carga normalizada. Tal análise foi baseada no cálculo dos coeficientes diretamente relacionados ao nível de ocupação dos enlaces de uma EON sob topologia NSFNet com 14 nós e 21 enlaces bidirecionais. Adicionalmente, foi proposto um método de gerenciamento de rede utilizando limitação de tráfego de dados baseado no nível de ocupação dos enlaces fornecido pelos valores dos coeficientes de utilização calculados. Os impactos de tal técnica de gerenciamento de rede no desempenho da rede EON mencionada também foram analisados e discutidos. Os resultados indicaram que a estratégia de limitação de tráfego de dados considerada não é indicada para o gerenciamento de recursos de rede devido à elevada probabilidade de bloqueio de conexões observada. Essa degradação do desempenho geral da EON é decorrente tanto do impacto negativo que os enlaces com menor número de rotas exercem sobre os enlaces contendo maiores quantidades de rotas quanto dos níveis similares de utilização teórica e futura dos enlaces. Por outro lado, a análise acerca da evolução de ocupação do espectro nos enlaces com carga normalizada obtida pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de novas metodologias de normalização de carga nos enlaces e, consequentemente, técnicas inovadoras de gerenciamento de desempenho em redes EON.

Presidente - Interno ao Programa - 1936002 - ANDERSON LEONARDO SANCHES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RANGEL ARTHUR - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT