AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: PROTAGONISMO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM)
Os testes baseados em computador são amplamente usados em avaliações educacionais em larga escala, no âmbito mundial. No entanto, a participação efetiva de pessoas com deficiência visual (PcDvs) nestas avaliações, por meio do uso de Tecnologia Assistiva (TA) de forma equitativa e independente, ainda é um desafio. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o principal instrumento de acesso à Educação Superior brasileira, sendo seus resultados utilizados por políticas públicas para ofertas de vagas subsidiadas pelo Estado. Assim, qualquer barreira ou dificuldade encontrada pela PcDv, ao realizar o exame, pode comprometer o seu acesso à Educação Superior. Neste contexto, o objetivo desta tese foi investigar a transição do Ensino Médio para a Educação Superior da PcDv, por meio do ENEM, procurando identificar fatores sociais que possam estar relacionados ao seu desempenho no exame, bem como buscar soluções tecnológicas acessíveis e mecanismos que promovam a acessibilidade no ENEM para esta população. Assim, este trabalho foi estruturado em três estudos, com finalidades e metodologias distintas, conforme o objetivo de pesquisa.
No Estudo 1, foi realizada uma revisão sistemática de literatura investigando as experiências internacionais do uso de soluções tecnológicas acessíveis e TAs, para participação da PcDv em avaliações em larga escala. Na sequência, no Estudo 2, foram analisados os fatores sociais relacionados ao desempenho acadêmico na prova do ENEM e, consequentemente,nao acesso à Educação Superior pelo candidato com deficiência visual, por meio da análise quantitativa dos microdados das edições de 2017 e 2018 do exame. Por fim, para entendimento e análise do contexto o qual a PcDv realiza o exame, foi efetuada a análise documental dos documentos oficiais do ENEM e averiguada a validade social do processo atual para acessibilização do exame, dando voz a 29 PcDvs, de 10 estados diferentes, através da pesquisa qualitativa sobre acessibilidade no ENEM realizada no Estudo 3.
Os resultados dos três estudos demonstraram a viabilidade do uso de TAs em avaliações em larga escala para PcDvs, bem como apontaram propostas e recomendações para promover o acesso à Educação Superior deste público. Espera-se que os avanços no tema, identificados na pesquisa detalhada e minuciosa realizada nesta tese, com foco específico na PcDv e baseado na avaliação do ENEM, possa apoiar na decisão de formulação de políticas públicas e colaborar no avanço de pesquisas futuras no tema. Por fim, pretende-se que este trabalho possa contribuir para promover acessibilidade e condições de igualdade no ENEM e demais avaliações educacionais em larga escala, garantindo assim o direito educacional da PcDv e demais estudantes brasileiros com repertórios diversos.