PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: ALEXANDRE MICCHELETI LUCENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE MICCHELETI LUCENA
DATA : 30/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videconferência
TÍTULO:

Técnicas baseadas em Filtro de Kalman e Semblance para Separação Cega de Fontes


PÁGINAS: 69
RESUMO:

A Separação Cega de Fontes (BSS) é um problema bem estabelecido em processamento de sinais, e continua recebendo atenção da comunidade científica dada sua aplicabilidade em diferentes áreas. O uso do Filtro de Kalman, uma clássica ferramenta de estimação de estado, tem sido explorada como uma solução para o problema de BSS, como uma etapa adicional em algoritmos de separação ou numa abordagem de estimador de parâmetros.

Este trabalho apresenta uma revisão teórica sobre o problema de BSS e a aplicação do filtro de Kalman na separação de fontes como um estimador de parâmetros, segundo duas abordagens distintas: estimação conjunta e dual dos parâmetros. As abordagens foram avaliadas em diferentes cenários, analizando a inicialização e variação dos parâmetros dos algoritmos, em termos da SIR e MER. Os resultados mostram que ambas as abordagens são capazes de separar as fontes em cenários com duas fontes, mas pode não convergir para mais fontes.

Além disso, o trabalho apresenta uma nova abordagem baseada na ideia de formatação de feixe, explorando a função de semblance dos sinais. A avaliação do algoritmos para sinais sintéticos foi feita considerando uma medida de inteligibilidade objetiva (STOI) em dois cenários e diferentes valores de SNR. Os resultados foram comparados com algoritmos clássicos (GSS e Delay-and-Sum) e mostraram que a abordagem apresenta a melhor performance dentre os algoritmos avaliados, em cenários sem ruído.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RENATO DA ROCHA LOPES - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544392 - ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RAFAEL FERRARI - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 05/04/2021 17:29
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod