Caracterização das habilidades de escrita em grupo de alunos do 1° ao 5° anos do ensino fundamental e desenvolvimento de uma bateria de testes para a avaliação da escrita
A escrita é uma habilidade complexa que necessita da integridade de funções cognitivas, linguísticas e sensório-motoras para seu perfeito desempenho. O presente estudo tem como objetivo geral caracterizar os processos os processos linguísticos e motores de escrita em uma amostra de 105 estudantes do 1° ao 5° anos do ensino fundamental de uma escola pública da região do ABC na grande São Paulo. Como objetivos específicos pretende-se : (1) avaliar o desenvolvimento da escrita de palavras e pseudopalavras, de textos a partir de sequência de figuras e de aspectos cinemáticos durante uma tarefa de cópia, comparando-se o desempenho nessas tarefas entre crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental; (2)Identificar se as provas utilizadas distinguem crianças consideradas em desenvolvimento típico da escrita daquelas avaliadas pelos seus professores como com atraso em relação à série escolar e (3) investigar a contribuição da metodologia de avaliação on-line para a percepção de professores alfabetizadores em relação a escrita dos estudantes. Para o exame de qualificação apresentamos o estudo 1 completo e o delineamento dos estudos 2 e 3.