PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro
Grupos de Pesquisa

BrainEx

O BrainEx (Cérebro em Exercício) tem como objetivo o estudo da Neuromodulação na promoção da saúde e melhoria do desempenho físico e Neurociência do exercício físico (bases neurais da regulação e limitação do exercício físico; psicologia do exercício físico; estratégias cognitivas no exercício físico; teoria da percepção-ação no esporte; influência de fatores extrínsecos e ambientais no exercício físico). 

Professor responsável: Dr. Alexandre Okano

 

CONEM

O CONEM correlatos neurais do equilíbrio e marcha) tem como objetivo o estudo das bases neurofisiológicas do controle postural e marcha íntegros e com desordens do movimento como na Doença de Parkinson. Utilizamos a biomecânica e técnicas de avaliação da função cerebral como o fNIRS (functional near infrared spectroscopy - fNIRS) e fMRI (functional magnetic resonance imaging).

Professores: Dr. João Ricardo Sato e Dr. Daniel Boari Coelho (Engenharia Biomédica).

 

 

GELC

O GELC (Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição) tem como objetivo o estudo relacionados à área de Linguagem, Neurociência e Ciências Cognitivas, através de uma equipe interdisciplinar de colaboradores. O Gelc integra o laboratório do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos (NCSC).

Professoras responsáveis: Dra. Maria Teresa Carthery-Goulart e Dra. Katerina Lukasova

Site: http://neuro.ufabc.edu.br/gelc

 

GEN

O GEN - Grupo de Estudos em Neurobiologia do Laboratório de Neurobiologia Celular e Molecular (LaNeC) tem como objetivo o estudo e caracterização, no âmbito celular e subcelular, dos mecanismos fisiológicos e adaptativos durante o processo de aprendizado e memória. Uma das principais linhas de pesquisa do programa é o estudo dos mecanismos e/ou identificação de alvos terapêuticos em patologias com comprometimentos cognitivos, assim como Doença de Alzheimer, esquizofrenia e depressão.

Professor responsável: Dr. Fernando A. Oliveira

Site: http://pesquisa.ufabc.edu.br/lanec/

 

Laboratório de Neurogenética

O Laboratório de Neurogenética tem como objetivo projetos de pesquisa englobam doenças degenerativas e distúrbios do desenvolvimento, na visão molecular e biológica, tendo diversos focos, como: anóxia neo-natal, epilepsia, lesões medulares, desenvolvimento e patologias da retina.
Suas abordagens são compostas de integralização de diversas áreas do conhecimento, comportamentais, eletrofisiológicas, moleculares, farmacológicas, genéticas e computacionais.

Professores responsáveis : Dr. Alexandre Hiroaki Kihara, Dra. Silvia Honda Takada e Dra. Erika Reime Kinjo, pós-docs Dra. Vera Paschon, Dr. Guilherme Higa e Dra. Gabrielly Chiarantin.

 

LINDAS

O LINDAS (Laboratório Interdisciplinar de Neurociência do Desenvolvimento Afetivo e Social) tem como objetivo o estudo do neurodesenvolvimento funcional ultilizando técnicas de neuroimagem, empatia e preconceito racial, redes neurais de larga escala  e aspectos afetivos e sociais durante o desenvolvimento e em adultos.

Professor responsável: Dr. Claudinei Biazoli

Site: http://neuro.ufabc.edu.br/lindas/

 

MANAs
O MANAs (Memória, Aprendizagem e Neurobiologia em Animais) é um grupo de pesquisa que tem como objetivo principal entender os processos de aprendizagem e memória e seus mecanismos subjacentes. Atualmente, as linhas de pesquisa do grupo envolvem técnicas comportamentais, farmacológicas e moleculares. Professoras responsáveis: Raquel Vecchio Fornari, Tatiana Lima Ferreira e Paula Ayako Tiba.

 

 

NAPeN

O Núcleos de Assisência e Pesquisa em Neuromodulação tem como objetivo estudos de desenvolvimento da Neuromodulação Não Invasiva (Noninvasive Neuromodulation - NiN)  através de recursos eletromagnéticos como a Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) e Periférica (PMS) e a Eletroestimulação Transcraniana (tDCS, tACS, tRNS, tcDCS), Medular (tsDCS) e Periférica (PES). 

Professores responsáveis : Dr. Abrahão Fontes Baptista, Dr. André Fonseca, Dr. André Mascioli Cravo, Dra. Andrea Cristina Lima,Dr. Alexandre Okano, Dr. Claudinei Biazolli, Dr. João Ricardo Sato, Dr. Marcelo Salvador Caetano e Dr. Yossi Zana.

 

NeuroComp

O NeuroComp tem como objetivo o estudo relacionados à Modelagem Computacional  e Métodos quantitativos em Neurociências, Processamento de Sinais Neurais, Inteligência Artificial, Neuroimagem Estrutural e Funcional e Ciência de Dados.

Professores responsáveis: Dr. João Sato, Dr. Claudinei Biazoli, Dr. Raphael Yokoingawa, Dr. Marcelo Reyes, Dra. Cristiane Salum, Dr. Fabio de Souza, Dr. Boris Marin, Dr. André Fonseca, Dr. David Martins

 

NEUROFARMACOM

investiga o papel da inibição da formação do Óxido Nítrico sobre os efeitos motores extrapiramidais induzidos por antipsicóticos e outros fármacos antagonistas de receptores dopaminérgicos, assim como dos próprios inibidores da formação do Óxido Nítrico. Esses efeitos extrapiramidais podem ser observados em animais de experimentação através de protocolos específicos tais como o teste de catalepsia, teste das discinesias tardias e com a utilização de aparatos experimentais como o Rota-rod, por exemplo.

Professores responsáveis: Dra. Marcela Bermúdez Echeverry

 

NeuroMúsica

O NeuroMúsica (Projeto Neurociência e Música na UFABC) tem como objetivo o estudo da da cognição musical do ponto de vista da neurociências em busca de um melhor entendimento de como percebemos, compreendemos, memorizamos, imaginamos, produzimos e reagimos emocionalmente à música.

Professores responsáveis: Dra. Patricia Vanzella e Dr. João Ricardo Sato

Site: http://neuro.ufabc.edu.br/music/pb/

 

 

Timing and Cognition Lab UFABC

O Timing and Cognition Lab UFABC tem como objetivo o estudo de percepção de tempo através de psicofísica visual, rastreamento ocular , modelagem computacional, microinjeções cerebrais, estimulação transcraniana por corrente direta ( ETCC), esppesctroscopia no infravermelho próximo (NIRS) e registros elettrofisiológicos não invasivos (EEG e outros) em humanos.

Professores responsáveis: Dr. Marcelo S. Caetano, Dr. Raphael Y. de Camargo, Dr. Andre M. Cravo, Dr. Marcelo B. Reyes e Dr. Peter M. E. Claessens.

Site: http://neuro.ufabc.edu.br/timing

 

 

UfabcConnect 

UFABC Connect é grupo de pesquisa em conectividade cerebral da UFABC. Nosso time interdisciplinar é composto por matemáticos, físicos, fisioterapeutas, psicólogos, cientista da computação, cientistas do esporte e outros. Nosso objetivo primário é analisar a conectividade funcional e efetiva do cérebro no contexto da neuromodulação, através da Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) e da Eletroestimulação Transcraniana de alta definição (HD-tDCS), buscando caracterizar patologias, aperfeiçoando procedimentos terapêuticos e aprimorando a performance de atletas.

Professores responsáveis: Dr. André Fonseca,  Dr. Abrahão Fontes Baptista ,  Dr. Alexandre Okano.
 

GEANM
O GEANM (Grupo de Estudos em Aspectos Neuropsiquiátricos e Motricidade) tem como objetivo investigar as interações entre o sistema nervoso central, os processos cognitivos e emocionais e a função motora. Com uma abordagem interdisciplinar, o grupo integra conhecimentos de neurociência, psicologia, fisioterapia, educação física e áreas correlacionadas. As linhas de pesquisa atuais abrangem a aplicação de testes e escalas neuropsiquiátricas para a avaliação e o estudo das funções cognitivas, aspectos emocionais, motricidade e de aspectos socioeconômicos em diversas populações. Professora Responsável: Dra. Ruth Ferreira Galduróz.
 
 
GENTE
Grupo de Estudo sobre a NEurobiologia do Transtorno da Esquizofrenia
Professora responsável: Dra. Cristiane Salum
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod