PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARIN GORESCU CALDEIRA

DISCENTE : CARIN GORESCU CALDEIRA
DATA : 17/09/2021
LOCAL: campus SBC

Caracterização das habilidades de escrita em grupo de alunos do 1° ao 5° anos do ensino fundamental e desenvolvimento de uma bateria de testes para a avaliação da escrita

A escrita é uma habilidade complexa que necessita da integridade de funções cognitivas, linguísticas e sensório-motoras para seu perfeito desempenho. O presente estudo tem como objetivo geral caracterizar os processos os processos linguísticos e motores de escrita em uma amostra de 105 estudantes do 1° ao 5° anos do ensino fundamental de uma escola pública da região do ABC na grande São Paulo. Como objetivos específicos pretende-se : (1) avaliar o desenvolvimento da escrita de palavras e pseudopalavras, de textos a partir de sequência de figuras e de aspectos cinemáticos durante uma tarefa de cópia,  comparando-se o desempenho nessas tarefas entre crianças do primeiro ao  quinto ano do ensino fundamental; (2)Identificar se as provas utilizadas distinguem crianças consideradas em desenvolvimento típico da escrita daquelas avaliadas pelos seus professores como com atraso em relação à série escolar e (3) investigar a contribuição da metodologia de avaliação on-line para a percepção de professores alfabetizadores em relação a escrita dos estudantes. Para o exame de qualificação apresentamos o estudo 1 completo e o delineamento dos estudos 2 e 3.

Presidente - Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2418537 - DANIEL BOARI COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JERUSA FUMAGALLI DE SALLES - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO