Ferramenta computacional para análise preliminar de autovalores de pás de turbinas eólicas
Com o crescimento da participação da energia eólica na matriz energética brasileira e mundial, os investimentos em pesquisas são constantemente realizados pelas empresas para o desenvolvimento de novos aerogeradores.
Durante a operação do aerogerador, a pá está submetida a ventos de alta velocidade, que podem provocar fenômenos indesejados caso o projeto não esteja considerando variáveis importantes, como as vibrações de flexão e torção provocadas pelo movimento de rotação durante a passagem de ar pelas lâminas da pá.
Este fenômeno pode causar acoplamento das frequências naturais de vibração e que se não for levado em consideração gera efeitos de Interação Fluido Estrutura, causando sérios prejuízos ao operador e fabricante, além de colocar em risco a vida de pessoas durante a operação.
Durante as primeiras etapas do projeto de uma pá eólica é necessário determinar as frequências de vibração, além das formas modais. Logo, o objetivo do presente trabalho de mestrado é desenvolver a primeira versão de um código computacional para análise de autovalores de pás de turbinas eólicas com comportamento flexotorcionais.
A pá do aerogerador é modelada como uma viga de Euler-Bernoulli de seção transversal variando ao longo de seu comprimento, a qual ao girar com uma dada velocidade angular sofre deformações flexotorcionais. O princípio de Hamilton é usado para obter a equação de movimento da pá.
Nesta fase de qualificação a pá é vista como uma viga sem movimento de rotação (viga estacionária).
O problema de autovalores foi resolvido analiticamente, baseando-se
no trabalho de Dokumaci (1987), e numericamente, usando dois métodos, de Modos Assumidos e Ritz-Galerkin, ambos apresentados no trabalho de L. Meirovitch (2001)
Ademais, um estudo paramétrico foi feito a fim de determinar os parâmetros com
maior influência nas características de vibração natural da pá.