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Dissertações |
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MATEUS RIBEIRO DA SILVA
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Navegação em Ambientes Fechados de um Veículo Quadrirrotor Utilizando Visão Computacional
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Orientador : DIEGO PAOLO FERRUZZO CORREA
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Data: 21/02/2022
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A navegação de quadrirrotores em ambientes fechados tem se tornado uma área de interesse, isto porquê nesses ambientes oGlobal Positioning System(GPS) possui seu funcionamento comprometido, por vezes impossibilitando sua utilização. Visto que para navegar o veículo requer o conhecimento de sua localização, a ausência do GPS impossibilita o voo autônomo do veículo. Este trabalho propõe um sistema de estimação de posição e atitude de um veículo quadrirrotor utilizando visão computacional, o qual é utilizado para possibilitar a navegação do veículo em ambientes fechados com ausência de GPS. O modelo dinâmico do quadrirrotor é obtido através do formalismo Newton-Euler, o qual fornece a base para o projeto de um controle Proporcional Derivativo (PD) que possibilita a navegação do veículo por meio de uma trajetória planejada utilizando a abordagem de minimização dosnap. Através da utilização de técnicas de processamento digital de imagens, o sistema de visão é capaz de determinar a postura do quadrirrotor. As informações obtidas pelo sensoriamento visual são combinadas com sensores inerciais através do Filtro de Kalman dos Erros de Estado (FKEE), a fim de se obter estimações mais precisas acerca da posição e orientação do veículo. O sistema é validado através de um ambiente de simulação 3D. Os resultados obtidos mostram que o sistema de estimação de posição e atitude proposto é capaz de fornecer os estados com erros satisfatórios para a aplicação desejada. Com os estados estimados, o quadrirrotor é capaz de rastrear as trajetórias desejadas com sucesso, validando a proposta do sistema desenvolvido.
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A navegação de quadrirrotores em ambientes fechados tem se tornado uma área de interesse, isto porquê nesses ambientes oGlobal Positioning System(GPS) possui seu funcionamento comprometido, por vezes impossibilitando sua utilização. Visto que para navegar o veículo requer o conhecimento de sua localização, a ausência do GPS impossibilita o voo autônomo do veículo. Este trabalho propõe um sistema de estimação de posição e atitude de um veículo quadrirrotor utilizando visão computacional, o qual é utilizado para possibilitar a navegação do veículo em ambientes fechados com ausência de GPS. O modelo dinâmico do quadrirrotor é obtido através do formalismo Newton-Euler, o qual fornece a base para o projeto de um controle Proporcional Derivativo (PD) que possibilita a navegação do veículo por meio de uma trajetória planejada utilizando a abordagem de minimização dosnap. Através da utilização de técnicas de processamento digital de imagens, o sistema de visão é capaz de determinar a postura do quadrirrotor. As informações obtidas pelo sensoriamento visual são combinadas com sensores inerciais através do Filtro de Kalman dos Erros de Estado (FKEE), a fim de se obter estimações mais precisas acerca da posição e orientação do veículo. O sistema é validado através de um ambiente de simulação 3D. Os resultados obtidos mostram que o sistema de estimação de posição e atitude proposto é capaz de fornecer os estados com erros satisfatórios para a aplicação desejada. Com os estados estimados, o quadrirrotor é capaz de rastrear as trajetórias desejadas com sucesso, validando a proposta do sistema desenvolvido.
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OSVALDO DE MOURA JUNIOR
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MUDANÇA DE ÂNGULOS DO PLANO ORBITAL COM OTIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL USANDO ASSISTÊNCIA GRAVITACIONAL EM MANOBRAS DE SWING-BY
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Orientador : ANDRE FENILI
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Data: 28/04/2022
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A otimização em função do consumo de combustível é sempre algo de extrema importância para qualquer conceito e projeto de engenharia. Na área de astrodinâmica, em uma missão espacial, transferências orbitais que possam ser otimizadas sempre demonstram sua relevância. Assim, manobras orbitais que usam campos gravitacionais, chamadas de manobras Swing-By oferecem uma alternativa vantajosa em alguns contextos para diminuição do consumo de combustível para uma transferência orbital. Dessa forma, neste trabalho, foi estudada a parametrização de Swing-By ótima, considerando determinadas órbitas iniciais de um satélite artificial terrestre, para que, usando a gravidade da Lua, realize-se uma manobra proposta, utilizando o método Patched Conics, para mudança dos dois ângulos de seu plano orbital (Inclinação da órbita e ascensão reta do Nodo Ascendente - ARNA). Em seguida, compara-se a eficiência energética de tal manobra, com a eficiência energética dos métodos mais usuais para realizar a mesma transferência, aqui denominado “Método Clássico” ou “Manobra Clássica”. Os resultados mostraram que a metodologia proposta é vantajosa em relação à manobra clássica em termos de consumo de combustível para diversas condições de valores iniciais.
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A otimização em função do consumo de combustível é sempre algo de extrema importância para qualquer conceito e projeto de engenharia. Na área de astrodinâmica, em uma missão espacial, transferências orbitais que possam ser otimizadas sempre demonstram sua relevância. Assim, manobras orbitais que usam campos gravitacionais, chamadas de manobras Swing-By oferecem uma alternativa vantajosa em alguns contextos para diminuição do consumo de combustível para uma transferência orbital. Dessa forma, neste trabalho, foi estudada a parametrização de Swing-By ótima, considerando determinadas órbitas iniciais de um satélite artificial terrestre, para que, usando a gravidade da Lua, realize-se uma manobra proposta, utilizando o método Patched Conics, para mudança dos dois ângulos de seu plano orbital (Inclinação da órbita e ascensão reta do Nodo Ascendente - ARNA). Em seguida, compara-se a eficiência energética de tal manobra, com a eficiência energética dos métodos mais usuais para realizar a mesma transferência, aqui denominado “Método Clássico” ou “Manobra Clássica”. Os resultados mostraram que a metodologia proposta é vantajosa em relação à manobra clássica em termos de consumo de combustível para diversas condições de valores iniciais.
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DOUGLAS LUAN CARDOSO ARENA
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DESENVOLVIMENTO DE MODELAGEM DINÂMICA E TÉCNICAS DE CONTROLE PARA UM VEICULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) DO TIPO QUADRIRROTOR
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Orientador : MAGNO ENRIQUE MENDOZA MEZA
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Data: 29/04/2022
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Esta dissertação visa a modelagem, controle e simulação de um Veiculo aéreo não tripulado (VANT) do tipo quadrirrotor, utilizando-se de uma modelagem dinâmica linearizada baseada no formalismo Newtoniano, fazendo uso da hipótese de pequenos ângulos, resultando em um sistema translacional e rotacional. Tendo em vista que o VANT atuará de forma autônoma, serão utilizadas técnicas que possibilitaram tal controle, elas serão: SDRE (State-Dependent Riccati Equation), Backstepping e Feedback-linearization, tendo que em ambas as técnicas os ângulos de arfagem e rolagem são controlados de forma indireta de modo que as posições possam ser controladas. O VANT deverá seguir trajetórias pré determinadas, pois o mesmo não terá interferência humana no momento de Voo. É realizada uma análise de desempenho das técnicas de controles aplicadas ao VANT, buscando avaliar qual possui melhor desempenho nas tarefas designadas ao veiculo aéreo.
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Esta dissertação visa a modelagem, controle e simulação de um Veiculo aéreo não tripulado (VANT) do tipo quadrirrotor, utilizando-se de uma modelagem dinâmica linearizada baseada no formalismo Newtoniano, fazendo uso da hipótese de pequenos ângulos, resultando em um sistema translacional e rotacional. Tendo em vista que o VANT atuará de forma autônoma, serão utilizadas técnicas que possibilitaram tal controle, elas serão: SDRE (State-Dependent Riccati Equation), Backstepping e Feedback-linearization, tendo que em ambas as técnicas os ângulos de arfagem e rolagem são controlados de forma indireta de modo que as posições possam ser controladas. O VANT deverá seguir trajetórias pré determinadas, pois o mesmo não terá interferência humana no momento de Voo. É realizada uma análise de desempenho das técnicas de controles aplicadas ao VANT, buscando avaliar qual possui melhor desempenho nas tarefas designadas ao veiculo aéreo.
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RAPHAEL PAULINO GONÇALVES
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Simplificação de Carregamentos Complexos no Domínio do Tempo para o Domínio da Frequência em Análise de Estruturas sob Fadiga
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Orientador : CICERO RIBEIRO DE LIMA
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Data: 18/05/2022
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O domínio do tempo é a alternativa mais amplamente escolhida em testes de fadiga mecânica para representar completamente eventos aleatórios em vários canais simultâneos, como uma interação entre a suspensão do veículo e o solo. A razão para isso é a possibilidade de uma reprodução completa desses eventos físicos em uma bancada de teste, sem nenhuma matemática adicional, simplificação e/ou pós-processamento. Ou seja, o conjunto de entrada de cargas/deslocamentos obtido em ensaio de campo é o mesmo executado em equipamento de teste de laboratório. A principal desvantagem dessa abordagem é a longa duração de teste e o alto custo do equipamento. Os hardwares necessários para esses testes são complexos, compostos por servo atuadores, a fim de incitar uma determinada quantidade de carga em uma janela de tempo. O tempo necessário para completar o teste também é longo, pois consiste na mesma duração da prova multiplicada pelo número de repetições para atingir o desempenho de fadiga. Os testes de bancada de fadiga no domínio da frequência, por outro lado, são alternativas potenciais para superar essas desvantagens. Ou seja, requerem equipamentos menos sofisticados, uma vez que exigem apenas atuadores simples em vez de servos atuadores e a duração do teste é reduzida, pois o comprimento total do evento é substituído por repetições constantes e dano constante. Este trabalho propõe e explora um novo método que utiliza o resultado estimado da fadiga estrutural como ponto de partida e, através da solução de um problema de otimização, determina quais cargas/deslocamentos as causaram no domínio da frequência. O objetivo é auxiliar futuros desenvolvimentos em testes de fadiga, suplantando os testes no domínio do tempo sem perder a correlação com eventos físicos.
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O domínio do tempo é a alternativa mais amplamente escolhida em testes de fadiga mecânica para representar completamente eventos aleatórios em vários canais simultâneos, como uma interação entre a suspensão do veículo e o solo. A razão para isso é a possibilidade de uma reprodução completa desses eventos físicos em uma bancada de teste, sem nenhuma matemática adicional, simplificação e/ou pós-processamento. Ou seja, o conjunto de entrada de cargas/deslocamentos obtido em ensaio de campo é o mesmo executado em equipamento de teste de laboratório. A principal desvantagem dessa abordagem é a longa duração de teste e o alto custo do equipamento. Os hardwares necessários para esses testes são complexos, compostos por servo atuadores, a fim de incitar uma determinada quantidade de carga em uma janela de tempo. O tempo necessário para completar o teste também é longo, pois consiste na mesma duração da prova multiplicada pelo número de repetições para atingir o desempenho de fadiga. Os testes de bancada de fadiga no domínio da frequência, por outro lado, são alternativas potenciais para superar essas desvantagens. Ou seja, requerem equipamentos menos sofisticados, uma vez que exigem apenas atuadores simples em vez de servos atuadores e a duração do teste é reduzida, pois o comprimento total do evento é substituído por repetições constantes e dano constante. Este trabalho propõe e explora um novo método que utiliza o resultado estimado da fadiga estrutural como ponto de partida e, através da solução de um problema de otimização, determina quais cargas/deslocamentos as causaram no domínio da frequência. O objetivo é auxiliar futuros desenvolvimentos em testes de fadiga, suplantando os testes no domínio do tempo sem perder a correlação com eventos físicos.
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RAFAEL PINHO FURTADO
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Análise Termodinâmica de ciclos de potência a gás utilizando oxi-combustão para captura de CO2
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Orientador : ANTONIO GARRIDO GALLEGO
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Data: 08/06/2022
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Com a necessidade de diminuir a emissão de gases de efeito estufa várias tecnologias vem sendo desenvolvidas visando o aumento da eficiência e também a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) em sistemas térmicos de potência. Uma das propostas para mitigação da emissão de CO2 e captura de carbono é a tecnologia de oxi-combustão. Nesta tecnologia, a combustão ocorre na presença de uma corrente de oxigênio com alto grau de pureza, de tal forma que os produtos da combustão são uma corrente composta principalmente por água e CO2 e outras impurezas presentes na corrente de oxigênio e no combustível. A maior vantagem da oxi-combustão está na facilidade do processo de remoção da água dos produtos de combustão, que pode ser removida por condensação. Por outro lado, para a obtenção do oxigênio é necessária uma unidade de produção de oxigênio, esta unidade possui alto consumo energético e penaliza a eficiência dos sistemas de potência com oxi-combustão, nestes sistemas é esperado um decréscimo de eficiência na faixa de 10%. Neste trabalho, foram escolhidos 3 ciclos a gás com oxi-combustão dentre os presentes na literatura para análise comparativa: SCOC-CC, CES e E-Matiant. Estes ciclos termodinâmicos foram modelados no EES, e como a eficiência dos sistemas de potência também é um fator importante para a mitigação da emissão de CO2, foi proposta a maximização da eficiência energética destes ciclos através de algoritmo de otimização por enxame de partículas. A análise comparativa tem como objetivo principal encontrar as vantagens e desvantagens dos ciclos estudados, levando em conta análise de primeira e segunda da termodinâmica. Resultados mostram que a eficiência ótima encontrada pelo algoritmo de otimização para o ciclo SCOC-CC é 8,39% pontos percentuais menor do que para uma planta de referência (ciclo combinado convencional), a eficiência ótima encontrada para o ciclo E-Matiant é 9,35% pontos percentuais menor do que da planta de referência e a eficiência ótima encontrada para o ciclo CES é 10,89% pontos percentuais menor do que da planta de referência.
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Com a necessidade de diminuir a emissão de gases de efeito estufa várias tecnologias vem sendo desenvolvidas visando o aumento da eficiência e também a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) em sistemas térmicos de potência. Uma das propostas para mitigação da emissão de CO2 e captura de carbono é a tecnologia de oxi-combustão. Nesta tecnologia, a combustão ocorre na presença de uma corrente de oxigênio com alto grau de pureza, de tal forma que os produtos da combustão são uma corrente composta principalmente por água e CO2 e outras impurezas presentes na corrente de oxigênio e no combustível. A maior vantagem da oxi-combustão está na facilidade do processo de remoção da água dos produtos de combustão, que pode ser removida por condensação. Por outro lado, para a obtenção do oxigênio é necessária uma unidade de produção de oxigênio, esta unidade possui alto consumo energético e penaliza a eficiência dos sistemas de potência com oxi-combustão, nestes sistemas é esperado um decréscimo de eficiência na faixa de 10%. Neste trabalho, foram escolhidos 3 ciclos a gás com oxi-combustão dentre os presentes na literatura para análise comparativa: SCOC-CC, CES e E-Matiant. Estes ciclos termodinâmicos foram modelados no EES, e como a eficiência dos sistemas de potência também é um fator importante para a mitigação da emissão de CO2, foi proposta a maximização da eficiência energética destes ciclos através de algoritmo de otimização por enxame de partículas. A análise comparativa tem como objetivo principal encontrar as vantagens e desvantagens dos ciclos estudados, levando em conta análise de primeira e segunda da termodinâmica. Resultados mostram que a eficiência ótima encontrada pelo algoritmo de otimização para o ciclo SCOC-CC é 8,39% pontos percentuais menor do que para uma planta de referência (ciclo combinado convencional), a eficiência ótima encontrada para o ciclo E-Matiant é 9,35% pontos percentuais menor do que da planta de referência e a eficiência ótima encontrada para o ciclo CES é 10,89% pontos percentuais menor do que da planta de referência.
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HENRIQUE COSTA MARGON
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O FENÔMENO DA LOCALIZAÇÃO DE MODOS DE VIBRAÇÃO EM PÁS DE TURBINAS AERONÁUTICAS
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Orientador : REYOLANDO MANOEL LOPES REBELLO DA FONSECA BRASIL
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Data: 29/07/2022
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O presente trabalho refere-se à identificação e análise das questões estruturais em pás de motores aeronáuticos, referentes à possível ocorrência do chamado Fenômeno da Localização de Modos de Vibração em Pás em Turbinas Aeronáuticas. Este envolve a distribuição da energia vibracional em modelos de turbinas em que um grande número de subsistemas nominalmente idênticos (as Pás) se acoplam pelo rotor em que estão fixados. Desta forma, foi adotada uma análise considerando, primeiramente, um modelo ideal, onde temos características, como comprimento, rigidez, angulação das pás, etc., dadas como idênticas para todos os subsistemas. Nesse caso, os modos de vibração se estendem a todo o conjunto de pás. A seguir, considera-se o modelo por uma visão mais real, variando certos elementos deste (neste trabalho, o foco se concentrou em variar em uma primeira análise, o comprimento das pás, em segunda análise, sua rigidez e, por fim, a angulação das mesmas). Demonstra-se que, neste tipo de modelo mais real, o Fenômeno da Localização de Modos de Vibração em Pás em Turbinas Aeronáuticas aparece e deve ser considerado, desprezado que foi no modelo ideal. Nesse fenômeno, a energia de vibração acaba se localizando em apenas parte do sistema, às vezes numa só pá. Para essas análises, foi utilizada a linguagem Matlab num programa baseado no Método os Elementos Finitos para identificação dos modos de vibração de um sistema cíclico como são pás de turbinas, gerando gráficos para possibilitar uma melhor visualização da presença deste fenômeno e da comparação entre os modelos real e ideal.
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O presente trabalho refere-se à identificação e análise das questões estruturais em pás de motores aeronáuticos, referentes à possível ocorrência do chamado Fenômeno da Localização de Modos de Vibração em Pás em Turbinas Aeronáuticas. Este envolve a distribuição da energia vibracional em modelos de turbinas em que um grande número de subsistemas nominalmente idênticos (as Pás) se acoplam pelo rotor em que estão fixados. Desta forma, foi adotada uma análise considerando, primeiramente, um modelo ideal, onde temos características, como comprimento, rigidez, angulação das pás, etc., dadas como idênticas para todos os subsistemas. Nesse caso, os modos de vibração se estendem a todo o conjunto de pás. A seguir, considera-se o modelo por uma visão mais real, variando certos elementos deste (neste trabalho, o foco se concentrou em variar em uma primeira análise, o comprimento das pás, em segunda análise, sua rigidez e, por fim, a angulação das mesmas). Demonstra-se que, neste tipo de modelo mais real, o Fenômeno da Localização de Modos de Vibração em Pás em Turbinas Aeronáuticas aparece e deve ser considerado, desprezado que foi no modelo ideal. Nesse fenômeno, a energia de vibração acaba se localizando em apenas parte do sistema, às vezes numa só pá. Para essas análises, foi utilizada a linguagem Matlab num programa baseado no Método os Elementos Finitos para identificação dos modos de vibração de um sistema cíclico como são pás de turbinas, gerando gráficos para possibilitar uma melhor visualização da presença deste fenômeno e da comparação entre os modelos real e ideal.
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OZÉIAS DIAS MENEZES
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SKIP HIPERSÔNICO TRIDIMENSIONAL: SOLUÇÕES ANALÍTICAS E POSSIBILIDADE DE USO DE DICOTOMIAS EXPONENCIAIS UNIFORMES NA SELEÇÃO DE FAIXAS DE PARÂMETROS DE CONTROLE AERODINÂMICO PARA INDUÇÃO DA MANOBRA
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Orientador : ANDRE FENILI
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Data: 11/08/2022
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Estrutura-se este trabalho como uma tentativa de construir ponte entre campos profissionais metodologicamente muito distantes um do outro. A partir de resultados exploratórios obtidos há pouco mais de duas décadas, busca-se, na presente pesquisa, avaliar a possibilidade prática de sistematizar a seleção dos parâmetros aerodinâmicos de controle utilizados na determinação analítica ⎯ e subsequente injeção ⎯ de particular classe de manobras transatmosféricas hipersônicas. Trata-se das manobras ditas de skip tridimensional. Por oposição aos resultados anteriores aludidos acima, a sistematização pretendida visa, sobretudo, eliminar a necessidade de se conhecer, de antemão, o ângulo de apontamento do veículo na saída da manobra, assim conferindo ao analista mui maior flexibilidade na propagação da trajetória de referência a ser seguida. Logo de partida, apresenta-se extensa discussão de equívocos encontrados na literatura pregressa. Dado que as manobras em apreço se mostram, num conceito mais amplo, generalizado, não-autônomas (ou seja, nalgum sentido, variantes no ‘tempo’), com os coeficientes das equações de movimento dependendo, eles mesmos, da variável livre do problema, o ferramental matemático escolhido para efetiva seleção dos parâmetros citados é o de dicotomias exponenciais uniformes. Trabalhando em termos estritamente determinísticos, a construção destas em termos do vetor das variáveis citadas constitui um dos pontos notáveis e, nalguma medida, inovadores desta dissertação. Na realidade, a própria abordagem do problema via dicotomias exponenciais, tanto quanto se saiba, constitui, ela mesma, uma novidade deste trabalho, sua materialização tendo demandado, na prática, expressiva sucessão de mudanças de coordenadas. Além disso, como subproduto desta pesquisa, partindo de nossas dicotomias exponenciais, construímos, também, uma definição parcialmente generalizada de expoentes de Lyapunov e estabelecemos sua relação com estabilidade exponencial. A fim de não desviar o foco de nosso objetivo principal, isto é feito num apêndice. Ademais, registramos a observação de que, ao menos em princípio, dicotomias exponenciais podem ser aplicadas com sucesso inclusive a sistemas dinâmicos linearizados apenas em parte, capacidade crucial para nossos desenvolvimentos. Da maneira como nossas dicotomias foram construídas, porém, resultaram muito dependentes de soluções analíticas, foco desta dissertação.
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Estrutura-se este trabalho como uma tentativa de construir ponte entre campos profissionais metodologicamente muito distantes um do outro. A partir de resultados exploratórios obtidos há pouco mais de duas décadas, busca-se, na presente pesquisa, avaliar a possibilidade prática de sistematizar a seleção dos parâmetros aerodinâmicos de controle utilizados na determinação analítica ⎯ e subsequente injeção ⎯ de particular classe de manobras transatmosféricas hipersônicas. Trata-se das manobras ditas de skip tridimensional. Por oposição aos resultados anteriores aludidos acima, a sistematização pretendida visa, sobretudo, eliminar a necessidade de se conhecer, de antemão, o ângulo de apontamento do veículo na saída da manobra, assim conferindo ao analista mui maior flexibilidade na propagação da trajetória de referência a ser seguida. Logo de partida, apresenta-se extensa discussão de equívocos encontrados na literatura pregressa. Dado que as manobras em apreço se mostram, num conceito mais amplo, generalizado, não-autônomas (ou seja, nalgum sentido, variantes no ‘tempo’), com os coeficientes das equações de movimento dependendo, eles mesmos, da variável livre do problema, o ferramental matemático escolhido para efetiva seleção dos parâmetros citados é o de dicotomias exponenciais uniformes. Trabalhando em termos estritamente determinísticos, a construção destas em termos do vetor das variáveis citadas constitui um dos pontos notáveis e, nalguma medida, inovadores desta dissertação. Na realidade, a própria abordagem do problema via dicotomias exponenciais, tanto quanto se saiba, constitui, ela mesma, uma novidade deste trabalho, sua materialização tendo demandado, na prática, expressiva sucessão de mudanças de coordenadas. Além disso, como subproduto desta pesquisa, partindo de nossas dicotomias exponenciais, construímos, também, uma definição parcialmente generalizada de expoentes de Lyapunov e estabelecemos sua relação com estabilidade exponencial. A fim de não desviar o foco de nosso objetivo principal, isto é feito num apêndice. Ademais, registramos a observação de que, ao menos em princípio, dicotomias exponenciais podem ser aplicadas com sucesso inclusive a sistemas dinâmicos linearizados apenas em parte, capacidade crucial para nossos desenvolvimentos. Da maneira como nossas dicotomias foram construídas, porém, resultaram muito dependentes de soluções analíticas, foco desta dissertação.
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DIEGO ZILLI LIMA
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Análise Modal e Otimização de Rotores de Pás Integradas com Aplicação em Compressores Centrífugos para Co2 Supercrítico
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Orientador : WALLACE GUSMAO FERREIRA
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Data: 19/08/2022
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A emissão do gás carbônico (CO2) é a principal causa do efeito estufa. Assim, além da direta redução das emissões, é necessário o avanço na direção do emprego de tecnologias de Captura, Aprisionamento e Utilização do Carbono (CCSU). Tanto nos processos de transporte, como em ciclos de potência, a utilização do CO2 em estado supercrítico proporciona equipamentos mais eficientes e compactos. No entanto, as propriedades próximas ao ponto crítico são altamente não lineares, tornando o projeto uma tarefa desafiadora. Com relação ao comportamento estrutural, a maioria das falhas de turmomáquinas estão relacionadas à fadiga, que possui como principal causa instabilidades dinâmicas geradas por vibrações. Então, com o objetivo de reduzir o risco de falha, uma metodologia de projeto para identificar possíveis condições de ressonância foi desenvolvida. Considerou-se análises modais pré-estressadas levando em conta os efeitos de enrijecimento estrutural, flexibilização e o efeito giroscópico, além de ferramentas de identificação de ressonância, como Diagrama de Campbell, equações de Kushner e diagrama SAFE. Assim, com todo o procedimento de análise estabelecido, um processo de otimização estrutural baseada em metamodelagem foi realizado. A técnica de Kriging para geração de superfícies de resposta foi utilizada para obter os metamodelos. Estratégias de otimização mono e multidisciplinar foram empregadas. Em ambas, a condição livre de ressonância foi escolhida como objetivo e, na abordagem com múltiplas disciplinas, restrições de projeto estrutural foram utilizadas. Comparações entre diferentes funções objetivo também foram feitas. Os resultados mostraram que é possível realizar análises modais pré-estressadas, considerando todos os efeitos de rotação, além do uso de ferramentas de identificação de ressonância como parte de um processo de otimização. Os casos de validação demostraram também que as ferramentas computacionais foram capazes de representar os principais efeitos que agem em discos rotativos com pás. A otimização multidisciplinar tornou o processo de projeto mais robusto, obtendo geometrias que atingiram tanto o objetivo de mitigar o risco de ressonância, como reduziu a massa e os níveis de tensão. Por tanto, consolidando a metodologia para ser empregada em trabalhos futuros, como em compressores centrífugos reais que operam com CO2 em estado supercrítico.
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A emissão do gás carbônico (CO2) é a principal causa do efeito estufa. Assim, além da direta redução das emissões, é necessário o avanço na direção do emprego de tecnologias de Captura, Aprisionamento e Utilização do Carbono (CCSU). Tanto nos processos de transporte, como em ciclos de potência, a utilização do CO2 em estado supercrítico proporciona equipamentos mais eficientes e compactos. No entanto, as propriedades próximas ao ponto crítico são altamente não lineares, tornando o projeto uma tarefa desafiadora. Com relação ao comportamento estrutural, a maioria das falhas de turmomáquinas estão relacionadas à fadiga, que possui como principal causa instabilidades dinâmicas geradas por vibrações. Então, com o objetivo de reduzir o risco de falha, uma metodologia de projeto para identificar possíveis condições de ressonância foi desenvolvida. Considerou-se análises modais pré-estressadas levando em conta os efeitos de enrijecimento estrutural, flexibilização e o efeito giroscópico, além de ferramentas de identificação de ressonância, como Diagrama de Campbell, equações de Kushner e diagrama SAFE. Assim, com todo o procedimento de análise estabelecido, um processo de otimização estrutural baseada em metamodelagem foi realizado. A técnica de Kriging para geração de superfícies de resposta foi utilizada para obter os metamodelos. Estratégias de otimização mono e multidisciplinar foram empregadas. Em ambas, a condição livre de ressonância foi escolhida como objetivo e, na abordagem com múltiplas disciplinas, restrições de projeto estrutural foram utilizadas. Comparações entre diferentes funções objetivo também foram feitas. Os resultados mostraram que é possível realizar análises modais pré-estressadas, considerando todos os efeitos de rotação, além do uso de ferramentas de identificação de ressonância como parte de um processo de otimização. Os casos de validação demostraram também que as ferramentas computacionais foram capazes de representar os principais efeitos que agem em discos rotativos com pás. A otimização multidisciplinar tornou o processo de projeto mais robusto, obtendo geometrias que atingiram tanto o objetivo de mitigar o risco de ressonância, como reduziu a massa e os níveis de tensão. Por tanto, consolidando a metodologia para ser empregada em trabalhos futuros, como em compressores centrífugos reais que operam com CO2 em estado supercrítico.
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ELIZABETE OLIVEIRA SILVA
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LOCALIZAÇÃO DE MODOS DE VIBRAÇÃO EM PÁS DE TURBINAS AERONÁUTICAS
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Orientador : REYOLANDO MANOEL LOPES REBELLO DA FONSECA BRASIL
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Data: 30/09/2022
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Neste trabalho, estuda-se o fenômeno de localização de modos de vibração em estruturas quase periódicas de comportamento linear. Em particular, aplica-se na área da Engenharia Aeronáutica, nas pás de turbinas a gás aeronáuticas, as quais possuem características periódicas, fracamente acopladas entre si através do disco rotor, levando em conta possíveis pequenas imperfeições. Os sistemas lineares diante da desordem acarretada pelas pequenas imperfeições, pode levar ao confinamento da energia vibracional em determinadas regiões da estrutura, fenômeno conhecido como Localização de Modos. Esse fenômeno pode ocasionar falha catastrófica por elevada amplitude de vibração e fadiga. A identificação e o estudo do efeito de localização sob perspectiva modal, bem como a resposta da estrutura e de seus componentes a solicitações dinâmicas é de fundamental importância, pois é ferramenta de diagnósticos para possíveis ações preventivas de mitigação ou até mesmo utilização desse fenômeno no amortecimento do sistema. Através da implementação de simulação computacional por meio do software MATLAB® ® , baseada no Método dos Elementos Finitos, verifica-se a distribuição, a interferência e a consequência da energia vibracional sobre o modelo adotado com referência às características dinâmicas periódicas e ordenadas ou aperiódicas e desordenadas. O caso real considera as pequenas variações das características (comprimento, rigidez, angulação), resultantes de tolerâncias na manufatura ou impacto de FOD (Detritos de objetos estranhos - Foreign Object Debris). A implementação proposta apresenta graficamente a amplitude de energia vibracional normalizada decorrente do surgimento do fenômeno de localização de modos de vibração nas subestruturas que pode se restringir a uma ou poucas pás da estrutura
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Neste trabalho, estuda-se o fenômeno de localização de modos de vibração em estruturas quase periódicas de comportamento linear. Em particular, aplica-se na área da Engenharia Aeronáutica, nas pás de turbinas a gás aeronáuticas, as quais possuem características periódicas, fracamente acopladas entre si através do disco rotor, levando em conta possíveis pequenas imperfeições. Os sistemas lineares diante da desordem acarretada pelas pequenas imperfeições, pode levar ao confinamento da energia vibracional em determinadas regiões da estrutura, fenômeno conhecido como Localização de Modos. Esse fenômeno pode ocasionar falha catastrófica por elevada amplitude de vibração e fadiga. A identificação e o estudo do efeito de localização sob perspectiva modal, bem como a resposta da estrutura e de seus componentes a solicitações dinâmicas é de fundamental importância, pois é ferramenta de diagnósticos para possíveis ações preventivas de mitigação ou até mesmo utilização desse fenômeno no amortecimento do sistema. Através da implementação de simulação computacional por meio do software MATLAB® ® , baseada no Método dos Elementos Finitos, verifica-se a distribuição, a interferência e a consequência da energia vibracional sobre o modelo adotado com referência às características dinâmicas periódicas e ordenadas ou aperiódicas e desordenadas. O caso real considera as pequenas variações das características (comprimento, rigidez, angulação), resultantes de tolerâncias na manufatura ou impacto de FOD (Detritos de objetos estranhos - Foreign Object Debris). A implementação proposta apresenta graficamente a amplitude de energia vibracional normalizada decorrente do surgimento do fenômeno de localização de modos de vibração nas subestruturas que pode se restringir a uma ou poucas pás da estrutura
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BRUNO RIBEIRO GALDINI
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OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA PARA CONTROLE DE FREQUÊNCIAS NATURAIS DE UM CUBESAT IDEALIZADO
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Orientador : RAFAEL CELEGHINI SANTIAGO
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Data: 29/11/2022
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Os CubeSats têm se tornando cada vez mais utilizados na indústria aeroespacial, principalmente devido aos seus padrões pré-definidos de projeto, o que os torna mais acessíveis e facilita o desenvolvimento e pesquisa, tanto para estudantes e universidades, quanto para empresas de grande porte. Ainda assim, durante o seu lançamento ao espaço, os CubeSats estão sujeitos a cargas externas como qualquer outro satélite, como por exemplo, vibrações estruturais. Este trabalho propõe a aplicação do MOT para o desenvolvimento de estruturas de CubeSat capazes de vibrar em diferentes faixas de frequência, através do controle das suas frequências naturais e da redução de massa. A metodologia desenvolvida é implementada em dois estudos de caso, um teórico preliminar, com base em um modelo desenvolvido através das especificações propostas pela Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, e um segundo estudo de caso, com base no CubeSat da equipe Sirius da Universidade Federal do ABC. No primeiro caso buscou-se o desenvolvimento de uma metodologia geral para a otimização topológica e no segundo caso a sua implementação em um modelo real pré-existente. A modelagem utilizada é baseada no método dos elementos finitos (MEF) e as simulações são executadas com o uso do software Abaqus/CAE. Os desenhos técnicos foram realizados com o software CATIA V5. Os resultados obtidos, por meio dessas simulações, mostram que a otimização via software necessita também de uma análise crítica do projetista, de modo a validar as respostas obtidas e propor melhorias. A metodologia desenvolvida traz modelos com erros na ordem de 5% para a faixa de frequência idealizada, além de uma redução de peso de aproximadamente 15%.
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Os CubeSats têm se tornando cada vez mais utilizados na indústria aeroespacial, principalmente devido aos seus padrões pré-definidos de projeto, o que os torna mais acessíveis e facilita o desenvolvimento e pesquisa, tanto para estudantes e universidades, quanto para empresas de grande porte. Ainda assim, durante o seu lançamento ao espaço, os CubeSats estão sujeitos a cargas externas como qualquer outro satélite, como por exemplo, vibrações estruturais. Este trabalho propõe a aplicação do MOT para o desenvolvimento de estruturas de CubeSat capazes de vibrar em diferentes faixas de frequência, através do controle das suas frequências naturais e da redução de massa. A metodologia desenvolvida é implementada em dois estudos de caso, um teórico preliminar, com base em um modelo desenvolvido através das especificações propostas pela Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, e um segundo estudo de caso, com base no CubeSat da equipe Sirius da Universidade Federal do ABC. No primeiro caso buscou-se o desenvolvimento de uma metodologia geral para a otimização topológica e no segundo caso a sua implementação em um modelo real pré-existente. A modelagem utilizada é baseada no método dos elementos finitos (MEF) e as simulações são executadas com o uso do software Abaqus/CAE. Os desenhos técnicos foram realizados com o software CATIA V5. Os resultados obtidos, por meio dessas simulações, mostram que a otimização via software necessita também de uma análise crítica do projetista, de modo a validar as respostas obtidas e propor melhorias. A metodologia desenvolvida traz modelos com erros na ordem de 5% para a faixa de frequência idealizada, além de uma redução de peso de aproximadamente 15%.
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RAFAEL FEHÉR
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Modelo de Vibração Induzida por Vórtices Com Dois Graus de Liberdade de Cilindros Rígidos Próximos a Uma Fronteira Plana Baseado em Oscilador de Esteira
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Orientador : JUAN PABLO JULCA AVILA
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Data: 29/11/2022
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Pipelines são tubulações longas de aço que repousam sobre o solo marinho, usadas para o escoamento de petróleo em alto mar. Um vão livre é formado entre os pipelines e o solo marinho devido à erosão deste último. Tais estruturas, quando imersas em uma correnteza, são submetidas a cargas hidrodinâmicas cíclicas. Uma situação crítica se dá quando a correnteza submarina atua paralela ao solo marinho e normal ao eixo do pipeline, produzindo sua vibração pelo desprendimento de vórtices à jusante. Tem-se o problema de vibração induzida por vórtices de pipelines, que pode produzir sua falha prematura por fadiga. Apesar da sua importância na indústria de produção de petróleo offshore, este fenômeno tem sido pouco abordado pela comunidade científica e é aqui onde se insere o presente trabalho de mestrado. Para conduzir uma análise de interação fluido-estrutura de pipelines, que seja de baixo custo computacional, surge a ideia de utilizar osciladores de esteira distribuídos ao longo da estrutura para modelar as cargas hidrodinâmicas. Dentro deste contexto, o presente trabalho de mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de vibração induzida por vórtices de um cilindro rígido suportado elasticamente com dois graus de liberdade de movimento na proximidade de uma superfície plana. O cilindro é considerado rígido, e não flexível, ou seja, sua deformação não é considerada. O modelo consiste em três equações diferenciais acopladas: duas equações para o movimento do cilindro, chamadas de osciladores de estrutura, e uma equação para a força hidrodinâmica, que é o oscilador de esteira. Este último é desenvolvido baseando-se na equação de van der Pol.
Como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvido um modelo matemático baseado em oscilador de esteira para prever as vibrações induzidas por vórtices de um cilindro rígido elasticamente montado com dois graus de liberdade de movimento próximo a uma superfície plana. O modelo foi capaz de prever diferentes resultados experimentais disponíveis na literatura, como região de lock-in, amplitude máxima de vibração e frequências reduzidas.
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Pipelines são tubulações longas de aço que repousam sobre o solo marinho, usadas para o escoamento de petróleo em alto mar. Um vão livre é formado entre os pipelines e o solo marinho devido à erosão deste último. Tais estruturas, quando imersas em uma correnteza, são submetidas a cargas hidrodinâmicas cíclicas. Uma situação crítica se dá quando a correnteza submarina atua paralela ao solo marinho e normal ao eixo do pipeline, produzindo sua vibração pelo desprendimento de vórtices à jusante. Tem-se o problema de vibração induzida por vórtices de pipelines, que pode produzir sua falha prematura por fadiga. Apesar da sua importância na indústria de produção de petróleo offshore, este fenômeno tem sido pouco abordado pela comunidade científica e é aqui onde se insere o presente trabalho de mestrado. Para conduzir uma análise de interação fluido-estrutura de pipelines, que seja de baixo custo computacional, surge a ideia de utilizar osciladores de esteira distribuídos ao longo da estrutura para modelar as cargas hidrodinâmicas. Dentro deste contexto, o presente trabalho de mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de vibração induzida por vórtices de um cilindro rígido suportado elasticamente com dois graus de liberdade de movimento na proximidade de uma superfície plana. O cilindro é considerado rígido, e não flexível, ou seja, sua deformação não é considerada. O modelo consiste em três equações diferenciais acopladas: duas equações para o movimento do cilindro, chamadas de osciladores de estrutura, e uma equação para a força hidrodinâmica, que é o oscilador de esteira. Este último é desenvolvido baseando-se na equação de van der Pol.
Como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvido um modelo matemático baseado em oscilador de esteira para prever as vibrações induzidas por vórtices de um cilindro rígido elasticamente montado com dois graus de liberdade de movimento próximo a uma superfície plana. O modelo foi capaz de prever diferentes resultados experimentais disponíveis na literatura, como região de lock-in, amplitude máxima de vibração e frequências reduzidas.
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EDUARDO DOS SANTOS SOUSA
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Modelagem Matemática, Controle não Linear e Dinâmica de Contato de um veículo Submersível Operado de Forma Remota.
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Orientador : ANDRE FENILI
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Data: 21/12/2022
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Neste trabalho é apresentado estudos de dinâmica de contato de um veículo submersível híbrido operado de forma remota (VSHOR) com a intenção de observar e controlar a interação (força do sistema de propulsão) entre uma superfície de contato e o VSHOR. Para computar a força de contato que surge durante a interação entre as esteiras do veículo e a superfície, será empregado o método dos multiplicadores de Lagrange.
A principal atividade do veículo é efetuar a medição de espessuras de chapas utilizadas na construção de cascos de navio e inspeção de estruturas submarinas, para a execução desta atividade o VSHOR é equipado com um conjunto de esteiras, que permitem o deslocamento do veículo sobre a estrutura e através de sensores ultrassom, inspecionar o objeto. Para executar tal atividade, o veículo necessita estar em constante contato com o objeto em que se deseja inspecionar, para descrever está atividade, serão propostos modelos matemáticos com os dois modos de operação do veículo (movimento livre e restrito) que leva em consideração a transição de movimento entre os dois modos.
Para o controle da condição de movimento livre do sistema, aplicou-se a metodologia de controle não linear SDRE ( State-Dependent Riccati Equation ) com a finalidade de controlar a posição e velocidade do veículo. Para a condição de contato (movimento restrito) troca-se a metodologia de controle para o controle de força, com a finalidade de controlar a amplitude da força de empuxo gerado através dos propulsores verticais e garantir que o veículo fique constantemente em contato com o objeto que se deseja inspecionar.
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Neste trabalho é apresentado estudos de dinâmica de contato de um veículo submersível híbrido operado de forma remota (VSHOR) com a intenção de observar e controlar a interação (força do sistema de propulsão) entre uma superfície de contato e o VSHOR. Para computar a força de contato que surge durante a interação entre as esteiras do veículo e a superfície, será empregado o método dos multiplicadores de Lagrange.
A principal atividade do veículo é efetuar a medição de espessuras de chapas utilizadas na construção de cascos de navio e inspeção de estruturas submarinas, para a execução desta atividade o VSHOR é equipado com um conjunto de esteiras, que permitem o deslocamento do veículo sobre a estrutura e através de sensores ultrassom, inspecionar o objeto. Para executar tal atividade, o veículo necessita estar em constante contato com o objeto em que se deseja inspecionar, para descrever está atividade, serão propostos modelos matemáticos com os dois modos de operação do veículo (movimento livre e restrito) que leva em consideração a transição de movimento entre os dois modos.
Para o controle da condição de movimento livre do sistema, aplicou-se a metodologia de controle não linear SDRE ( State-Dependent Riccati Equation ) com a finalidade de controlar a posição e velocidade do veículo. Para a condição de contato (movimento restrito) troca-se a metodologia de controle para o controle de força, com a finalidade de controlar a amplitude da força de empuxo gerado através dos propulsores verticais e garantir que o veículo fique constantemente em contato com o objeto que se deseja inspecionar.
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