PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIA DA SILVA MASCHIETTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÚLIA DA SILVA MASCHIETTO
DATA : 26/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CAMPUS SANTO ANDRE
TÍTULO:

Ferramenta computacional para análise preliminar de autovalores de pás de turbinas eólicas


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Com o crescimento da participação da energia eólica na matriz energética brasileira e mundial, os investimentos em pesquisas são constantemente realizados pelas empresas para o desenvolvimento de novos aerogeradores.

Durante a operação do aerogerador, a pá está submetida a ventos de alta velocidade, que podem provocar fenômenos indesejados caso o projeto não esteja considerando variáveis importantes, como as vibrações de flexão e torção provocadas pelo movimento de rotação durante a passagem de ar pelas lâminas da pá.


Este fenômeno pode causar acoplamento das frequências naturais de vibração e que se não for levado em consideração gera efeitos de Interação Fluido Estrutura, causando sérios prejuízos ao operador e fabricante, além de colocar em risco a vida de pessoas durante a operação.

Durante as primeiras etapas do projeto de uma pá eólica é necessário determinar as frequências de vibração, além das formas modais. Logo, o objetivo do presente trabalho de mestrado é desenvolver a primeira versão de um código computacional para análise de autovalores de pás de turbinas eólicas com comportamento flexotorcionais.

A pá do aerogerador é modelada como uma viga de Euler-Bernoulli de seção transversal variando ao longo de seu comprimento, a qual ao girar com uma dada velocidade angular sofre deformações flexotorcionais. O princípio de Hamilton é usado para obter a equação de movimento da pá.

Nesta fase de qualificação a pá é vista como uma viga sem movimento de rotação (viga estacionária).

O problema de autovalores foi resolvido analiticamente, baseando-se
no trabalho de Dokumaci (1987), e numericamente, usando dois métodos, de Modos Assumidos e Ritz-Galerkin, ambos apresentados no trabalho de L. Meirovitch (2001)

Ademais, um estudo paramétrico foi feito a fim de determinar os parâmetros com
maior influência nas características de vibração natural da pá.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1761050 - JUAN PABLO JULCA AVILA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1766464 - CARLOS RENATO HUAURA SOLORZANO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ZENÓN JOSÉ GUSMÁN DEL PRADO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1604343 - KARL PETER BURR
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 15:04
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod