PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: CATIA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CATIA MELO
DATA : 24/09/2020
LOCAL: modo remoto

EFEITOS DA ESTREPTOZOTOCINA EM RATOS WISTAR SUBMETIDOS À SEPARAÇÃO MATERNA

A doença de Alzheimer (DA) é a demência mais comum que afeta idosos, promovendo comprometimento das funções cognitivas. Uma comorbidade bastante comum é a depressão maior, um transtorno de humor grave que é uma das principais causas de incapacidade em todo mundo. A temperatura corporal (Tc) tem apresentado variações nos pacientes acometidos por DA, além da correlação já observada entre eventos estressantes e depressão maior e alterações na Tc. O objetivo geral do presente trabalho é o de avaliar os efeitos da estreptozotocina (STZ) na Tc de ratos Wistar machos adultos submetidos à separação materna (SM). Os animais foram submetidos à SM do dia pós-natal 2 ao 14, durante 3 horas por dia. Após 2 meses do nascimento, os animais foram submetidos a testes comportamentais e, posteriomente, a um procedimento cirúrgico para colocação de datalogger e injeção intracerebroventricular (icv) de STZ, seguido, após 30 dias, de testes comportamentais e termorregulatórios. Os testes comportamentais demonstraram que os animais SM apresentaram comportamentos relacionados à ansiedade (menor tempo gasto no centro do campo aberto e nos braços abertos do labirinto em cruz elevado) e à depressão (menor motivação no teste de natação forçada). No labirinto de Barnes, os animais SM bem como os animais tratados com STZ, evidenciaram um comprometimento de memória e aprendizado (menor busca pelo buraco alvo). Nos testes termorregulatórios os animais tratados com STZ dos grupos controle apresentaram Tc mais baixas, enquanto os animais STZ dos grupos SM apresentaram Tc mais altas, quando comparados aos controles tratados com veículo. Os animais SM tratados com STZ apresentaram Tc mais altas em relação aos animais tratados com veículo na exposição ao frio, mas não apresentaram diferenças na exposição ao calor. No desafio da seleção de temperatura, os animais tratados com STZ permaneceram mais tempo na temperatura neutra (26ºC), em comparação a temperatura fria (18ºC). Em conclusão, animais com sintomas similares à DA de origem esporádica e à depressão e ansiedade apresentam perfil termorregulatório alterado. No entanto a SM não piora o desempenho de animais tratados com STZ em relação ao controle.

Presidente - Interno ao Programa - 1994696 - SILVIA HONDA TAKADA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1893240 - RAQUEL VECCHIO FORNARI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NÚBIA MANTOVAN FARDIN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1771857 - CARLOS ALBERTO DA SILVA