PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: JULIANA HELENA BRUNO MACHADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA HELENA BRUNO MACHADO
DATA : 02/04/2020
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Mapeamento eletrofisiológico da modulação de verbos por características lexico-semânticas.

Entender como processamos e recuperamos o significado do que ouvimos ou lemos é fundamental para o entendimento da linguagem. Entretanto, até o momento, a grande maioria dos estudos que investigam estes processos focam no processamento de substantivos. Estes estudos têm mostrado que níveis de processamento proposto como pré-lexical, lexical e semântico ocorrem em cascata com certa sobreposição entre eles. No entanto, as dimensões dos verbos que podem afetar seu processamento ainda são amplamente desconhecidas. O presente projeto visa verificar: (1) Quais são as variáveis psicolinguísticas que influenciam o reconhecimento visual de verbos e (2) Se há um processamento em cascata ou paralelo destas variáveis. Foram desenvolvidas duas tarefas: Decisão Lexical e Categorização Semântica. Foram selecionados 300 verbos e para a tarefa de Decisão Lexical foram criados 300 pseudoverbos. Esse estudo contou com a participação de 32 voluntários entre 18 e 30 anos, universitários e destros, divididos nas 2 tarefas. Realizaram a tarefa de decisão lexical 20 voluntários e os outros 12 participaram do experimento de categorização semântica. Por meio dos dois experimentos com registro concomitante de EEG, pretendemos analisar como estas diferentes variáveis modulam o processamento neural dos verbos. Esse estudo pode contribuir para estudos posteriores de patologias léxico-semânticas e motoras.

Presidente - Interno ao Programa - 1844585 - MARIA TERESA CARTHERY GOULART
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1714632 - PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELA SILAGI - USP