PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTELA BRAGA NEPOMOCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESTELA BRAGA NEPOMOCENO
DATA : 19/08/2019
LOCAL: na Sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Envolvimento da ínsula e córtex pré-frontal medial durante tarefas de tomada de decisão em ratos

A ínsula tem se tornado foco de atenção nos últimos anos por evidências que sugerem sua participação na regulação de processos de alta ordem, como detectar eventos salientes para guiar comportamento direcionado a objetivo em tarefas de tomada de decisão. As projeções entre ínsula e córtex pré-frontal medial (CPFm) – observadas tanto em ratos quanto em humanos – também sugerem a função da ínsula na integração de respostas autonômicas com comportamento e emoção em curso. Embora estudos em humanos e não-humanos tenham mostrado a participação dessas estruturas, os achados nem sempre são uniformes e o envolvimento causal dessas áreas, bem como a interação funcional entre elas, ainda não está claro. Baseando-se nessas projeções, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo explorar o papel da ínsula e do CPFm na tomada de decisão de ratos em uma tarefa de aposta envolvendo incerteza e atraso. As manipulações serão a inativação farmacológica bilateral da ínsula ou CPFm (Experimento I); inativação farmacológica unilateral ipsilateral ou contralateral da ínsula e CPFm (Experimento II); e a inativação farmacológica unilateral ipsilateral ou contralateral da ínsula e registro eletrofisiológico da atividade neural do CPFm, e vice-versa (Experimento III). Os resultados deste projeto têm relevância no entendimento dos mecanismos neurais envolvidos na codificação de incerteza de recebimento de reforço em função do tempo.

Presidente - Interno ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1872537 - MARCELA BERMUDEZ ECHEVERRY
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIRIAM GARCIA MIJARES - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1893240 - RAQUEL VECCHIO FORNARI