PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO TEODORO CARDOSO CANÁRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO TEODORO CARDOSO CANÁRIO
DATA : 02/08/2019
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP
O papel de oscilações neurais na tomada de decisão

A tomada de decisão perceptual é um processo fundamental na relação do indivíduo com o ambiente e consiste na escolha por meio do acúmulo de evidências sensoriais. Modelos matemáticos que descrevem este acúmulo a uma taxa constante foram bem sucedidos em explicar resultados comportamentais de decisões baseadas em estímulos isolados. Entretanto, eles não descrevem adequadamente decisões baseadas em estímulos sequenciais, que podem competir por recursos cognitivos. Neste caso, trabalhos recentes sugerem que o acúmulo de evidências não se dá a uma taxa constante e sim ritmicamente, e que este ritmo é modulado por oscilações neurais na faixa Delta (1 a 4 Hz) do eletroencefalograma (EEG). Porém, ainda não está claro se o ritmo de acúmulo de evidências é uma adaptação a um gargalo cognitivo no processamento perceptual ou se ele é necessário para o processamento ótimo de estímulos com uma dada característica. Neste trabalho, temos como objetivo responder essa questão. Para isso, serão realizados dois experimentos psicofísicos de percepção categórica com registro concomitante de EEG.

Presidente - Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GUSTAVO ROHENKOHL - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GABRIELA CASTELLANO - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1766041 - MARCELO BUSSOTTI REYES