PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Seminários em Neurociência e Cognição - 4a 03/04 13h: Marcelo Wanderley (McGill, Canada) - Novas infraestruturas e exemplos de pesquisas interdisciplinares na área de neurociência, música e dança

SEMINÁRIOS EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO
Data e hora: 03/04/2024 13-14h
Palestrante: Marcelo Wanderley
Sala: UFABC Campus SBC - Bloco Beta - Auditório 3
Afiliação: McGill University (Montreal, Canada)
Título: Novas infraestruturas e exemplos de pesquisas interdisciplinares na área de neurociência, música e dança
Resumo: Nesta palestra, apresentarei o CIRMMT (Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology) e discutirei dois projetos de pesquisa de longa duração desenvolvidos nessa instituição. Esses projetos focalizaram em dança interativa com instrumentos musicais digitais (DMIs) e no desenvolvimento de instrumentos musicais para pesquisas na área de neurociências realizadas em ambientes com scanners de ressonância magnética (fMRI). Embora a infraestrutura principal do CIRMMT esteja localizada fisicamente na Universidade McGill, em Montreal (Canadá), o Centro é composto de pesquisadores e estudantes de várias universidades no Québec, assim como de colaboradores em instituições em diversos países. Suas dependências oferecem condições para pesquisas interdisciplinares envolvendo som e música e quaisquer outras áreas acadêmicas. Ele oferece acesso a oito laboratórios de pesquisa, dentre os quais dois novos laboratórios criados graças a financiamentos da ordem de $12M da Fundação Canadense para a Inovação (FCI) e do governo do Quebec. Os dois projetos que discutirei provavelmente não teriam sido possíveis sem a existência do Centro e mostram o interesse de um ambiente interdisciplinar para pesquisas de ponta em som, música e neurociência, algo que ainda é relativamente incomum em instituições de pesquisa.
Bio: Marcelo M. Wanderley graduou-se em engenharia elétrica pela UFPR, realizou mestrado na UFSC e doutorado na Université Pierre et Marie Curie e no IRCAM, na França. Atualmente é professor titular de tecnologia musical na McGill University, Canadá. Em 2008 foi professor visitante na Université de Bretagne Sud, França (Maître de Conférences). Em 2011, foi premiado com uma cátedra internacional de 2 meses no Instituto de Estudos Interdisciplinares Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais recentemente, ele recebeu uma cátedra de pesquisa internacional de 5 anos do INRIA, França, a cátedra da Fundação Francqui na Universidade de Mons, Bélgica, e um Distinguished Visitor Award na Universidade de Auckland, Nova Zelândia. É membro do International Laboratory for Brain, Music, and Sound (BRAMS, Montreal), do Conselho Consultivo Editorial do Computer Music Journal, e membro sênior da ACM e do IEEE. Sua investigação é inerentemente interdisciplinar, focando-se em novas interfaces para expressão musical e computação sonora e musical. Tem publicado e colaborado extensivamente com investigadores de diversas áreas: ciência da computação (interação cérebro-máquina, animação de movimento), engenharia elétrica (háptica), psicologia (psicologia experimental), química (fabricação de papel) e estudos de informação (percepção háptica), supervisionando ou co-supervisionando mais de 50 alunos de pós-doutorado, doutorado e mestrado na intersecção da tecnologia musical com essas áreas.
Transmissão: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppc-ncg
Notícia cadastrada em: 28/03/2024 16:12