PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: KATARINA DUARTE FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATARINA DUARTE FERNANDES
DATA : 19/03/2024
HORA: 13:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/katerina
TÍTULO:
INVESTIGAÇÃO DA AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES ARITMÉTICAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM AMOSTRA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
 

PÁGINAS: 100
RESUMO:
O desempenho em aritmética é mediado por diversas funções cognitivas, entre elas habilidades linguísticas, senso numérico e memória operacional. Sabe-se que o desempenho cognitivo muda durante o desenvolvimento. Porém, encontramos certa variabilidade nos resultados dos estudos que buscam entender a relação entre desempenho em memória operacional e senso numérico com a aritmética em crianças de diferentes anos escolares. Estudos de neuroimagem mostraram que a ativação e a conectividade de regiões intraparietais e da rede frontoparietal estão relacionadas com o processamento de tarefas numéricas. Também já foi relatada a existência de relação da ativação de áreas da rede frontoparietal durante o estado de repouso com o desempenho matemático. No entanto, ainda não está bem estabelecida a relação da conectividade da atividade espontânea interna do córtex pré-frontal com a cognição aritmética em crianças. O presente trabalho é dividido em dois estudos, cada um com o objetivo voltado à investigação de uma das lacunas acima mencionadas. Os participantes do estudo 1 foram 131 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As funções cognitivas avaliadas foram senso numérico, memória operacional fonológica e visuoespacial, e uma tarefa aritmética. Os resultados da parte 1 do estudo indicam que tanto o desempenho em aritmética quanto no senso numérico e em memória operacional foram menores nas crianças com dificuldade em leitura. Encontrou-se também uma associação entre as funções cognitivas avaliadas e o desempenho aritmético, que variou conforme os anos escolares. Na parte 2, os participantes foram uma amostra de 85 crianças, que além das medidas cognitivas utilizadas no primeiro estudo, tiveram as medidas de conectividade da atividade espontânea do córtex pré-frontal coletadas usando fNIRS. Os resultados do estudo 2 indicam que a conectividade interhemisférica da região dorsolateral está correlacionada com o desempenho aritmético, senso numérico e memória visuoespacial. Os resultado também indicam que a conectividade entre as regiões do pré-frontal dorsolateral de cada hemisfério é maior nos participantes que estavam no 4º e 5º anos escolares do que nos participantes do 2º e 3º anos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2139904 - CLAUDINEI EDUARDO BIAZOLI JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - BEATRIZ VARGAS DORNELES - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES - UFRN
Notícia cadastrada em: 02/03/2024 10:45
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