PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: VICTOR NOGUEIRA DIAS GABIATTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICTOR NOGUEIRA DIAS GABIATTI
DATA : 17/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/petermeclaessens
TÍTULO:

Empatia e Modulação por Valência em Intentional Binding: Interações Socioafetivas no Senso de Agência


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Este projeto visa esclarecer a influência da valência emocional sobre a percepção de agência, como evidenciada através de binding temporal - a contração subjetiva do intervalo entre ação e consequência - bem como suas correlações com o traço individual de empatia e indicadores psicofisiológicos do impacto da valência dos estímulos. Achados recentes discordam quanto a consequências positivas manifestadas após uma ação individual levarem ou não a um binding temporal mais forte, quando comparadas com consequências negativas (Yoshie & Haggard, 2013, 2017). As discrepâncias na literatura possivelmente se dão pelo excesso de subjetividade nas tarefas experimentais ou por covariadas omitidas nos protocolos, que desconsideram aspectos sócio-afetivos como empatia.

Neste projeto, adaptamos os protocolos experimentais originais introduzindo um método de escolha forçada entre dois intervalos em uma tarefa de discriminação temporal. Investigamos, em experimentos distintos, a correlação da magnitude da modulação por valência com o traço individual de empatia, e com a variação em parâmetros psicofisiológicos em resposta aos estímulos. Se, usando o novo método psicofísico, a existência de modulação de binding temporal por valência da consequência for confirmada, esperamos encontrar evidências de que voluntários com maiores escores em habilidades empáticas experimentam a percepção de agência em um grau maior em resposta a estímulos positivos. A nível intra-sujeito, esperamos que uma assinatura psicofisiológica do impacto da valência esteja correlacionada com a modulação do binding temporal na direção prevista.

Apresentamos, neste texto, os resultados de um levantamento prévio para verificar escores de arousal e de valência dos estímulos auditivos usados no estudo original de Yoshie e Haggard (2013) – vocalizações com carga afetiva – em um grupo de voluntários que também responderam à versão Brasileira da Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI; Davis, 1983). Além de confirmar a classificação de valência dos estímulos, o levantamento mostra que existe correlação significativa entre as avaliações de valência por parte dos voluntários e os escores destes de empatia como medido pela EMRI. São apresentados resultados preliminares de um experimento realizado através de plataforma online que aplica a metodologia proposta para a verificação da ocorrência de binding intencional e a modulação deste, em observadores que também respondem à EMRI. Ainda é detalhado o experimento presencial que relaciona a modulação afetiva, se ocorrer, com as variações em estado afetivo conforme medidas pelo registro psicofisiológico, mais especificamente por condutância dérmica e taxa cardíaca. Possíveis conclusões são discutidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1714632 - PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ HUGO GONÇALVES MAGALHÃES - UFPE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - WILLIAM EDGAR MACHADO COMFORT
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3271359 - THENILLE BRAUN JANZEN
Notícia cadastrada em: 20/12/2023 15:59
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod