PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE DIEGO TORO HERNÁNDEZ

DISCENTE : FELIPE DIEGO TORO HERNÁNDEZ
DATA : 18/12/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/petermeclaessens

Modulação Afetiva de Binding Intencional com Estímulos Linguísticos: Psicofísica e Neuropsicofisiologia

O Intentional Binding (IB) é a experiência de compressão do intervalo temporal entre ações voluntárias e eventos subsequentes quando esses últimos são percebidos como causados propositalmente pelas ações do agente, pressupondo um senso de agência (SoA) implícito. Esse efeito pode ser medido em uma tarefa na qual os observadores julgam o intervalo entre um ato voluntário ou um evento externo e uma consequência sensorial posterior. Se o evento sensorial for entendido como produzido por um ato voluntário, as estimativas da duração entre esses eventos tendem a ser mais curtas do que quando ele foi precedido por outro evento externo. Evidências experimentais sugerem que esse efeito pode ser modulado pela valência emocional da consequência, pois ocorre uma maior compressão subjetiva para as consequências positivas do que para as negativas. No entanto, existem controvérsias sobre a consistência dos resultados e a metodologia com a qual eles foram obtidos. Alguns estudos não conseguiram reproduzir totalmente a modulação afetiva do IB ou produziram resultados contraditórios, exigindo um paradigma experimental alternativo. Neste projeto, nosso objetivo foi pesquisar a modulação afetiva da vinculação intencional usando uma tarefa de escolha forçada de duas alternativas (2AFC) e estímulos linguísticos (180 palavras-substantivos emocionais de alta frequência, divididos por valência). Foi feita uma pesquisa pré-experimental com 32 participantes (15 mulheres, 17 homens, idade média: 24 anos, desvio padrão: 4,57, variação: 18-32) para captar variáveis psicolinguísticas de interesse. Três fatores principais foram incluídos no experimento principal: Um fator de agência (condições ativa e passiva), um fator de valência emocional (blocos de palavras emocionais neutras, positivas e negativas) e um fator de variação de intervalo de referência calculado com base em valores individuais de diferenças apenas perceptíveis (JND), estimados por meio de um procedimento de escada (staircase). Posteriormente, as proporções de intervalo linearmente espaçadas em cinco níveis de -2 JNDs a 2 JNDs acima de 1 foram apresentadas aos participantes na sessão experimental. A valência emocional das palavras foi bloqueada. Em cada sequência, os participantes tinham de julgar qual dos dois intervalos era mais curto, com um total de 360 tentativas. O intervalo 1 era aleatório, entre 200 e 300 ms, e o intervalo 2 (intervalo de referência) era uma fração do primeiro. A análise GLMM indicou que a inclinação da função psicométrica foi significativamente positiva (β = 0,991, +- 0,11, z = 9,14, p< 0,001), mostrando que os voluntários entenderam corretamente a tarefa. Para as mesmas proporções de intervalo, o primeiro intervalo foi julgado como mais curto com mais frequência na condição de agência (β = 0,139, +- 0,07, z = 1,98, p< 0,05), o que é consistente com a vinculação intencional. Não houve efeito da emoção na vinculação intencional, pois o modelo que incorporou a valência como fator não produziu significância estatística (χ2 = 3,95, p = 0,86), indicando que não houve modulação afetiva. Esse experimento replicou com sucesso o efeito de ligação intencional usando uma tarefa 2AFC com palavras. Entretanto, não encontramos evidências de modulação afetiva. A dissociação de mecanismos diferenciais de SoA é discutida para melhor compreensão dos resultados e direções futuras.

Presidente - Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1766041 - MARCELO BUSSOTTI REYES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ HUGO GONÇALVES MAGALHÃES - UFPE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1844585 - MARIA TERESA CARTHERY GOULART