PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: TATIANA PRETE CAVALLARI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA PRETE CAVALLARI
DATA : 06/02/2024
HORA: 09:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/marcelo-225
TÍTULO:

O uso do fNIRS em pesquisas relacionadas a alfabetização de crianças autistas: Uma revisão sistemática


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Os índices em relação ao analfabetismo ainda são altos e preocupantes no Brasil, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF). Enquanto as matrículas de alunos com diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) só vêm aumentando na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, criando maior demanda de Educação Inclusiva, vide dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e CENSO Escolar. Compreendendo que a Neurociência pode colaborar com a educação e também o aluno como um ser biopsicossocial, juntamente com os conceitos da epigenética e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), articulados com os movimentos sociais em prol da neurodiversidade e a justificativa da necessidade de políticas educacionais mais assertivas com metodologias direcionadas à alfabetização de crianças autista (TEA), que o tema sobre o uso do fNIRS como ferramenta de neuroimagem em estudos da alfabetização de crianças autista coexiste e se torna emergente. O objetivo foi realizar uma revisão sistemática dos estudos que utilizaram a técnica de Espectroscopia Funcional de Infravermelho Próximo (fNIRS), atualmente uma das ferramenta de neuroimagem que permite registros de ativação neural de forma naturalística por ser vestível, não invasiva, segura e adequada em experimentos com crianças e sobre processos cognitivos de alfabetização. Foram selecionados 103 estudos dentro do tema onde 38 deles traziam experimentos com fNIRS e população autista e 27 sendo com crianças. Conclui-se sobre a necessidade de novas produções científicas acerca do tema, com critérios mais rigorosos de inclusão de participantes e que o fNIRS tem demonstrado ser uma técnica promissora e adequada para estudos com crianças referente ao aprendizado, atentando-se aos devidos cuidados nas filtragem dos artefatos de movimentos e fisiológicos, considerando e ponderando certas limitações por apenas coletar dados da superfície do córtex, não abrangendo áreas mais profundas que são também importantes nos processos cognitivos de leitura e escrita.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1844585 - MARIA TERESA CARTHERY GOULART
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - GUSTAVO HENRIQUE RÜCKERT
Notícia cadastrada em: 01/12/2023 18:59
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod