PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: RAIMUNDO DA SILVA SOARES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIMUNDO DA SILVA SOARES JUNIOR
DATA : 13/12/2023
LOCAL: Por participação remota: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/jsato_ufabc

Explorando o potencial da neurotecnologia na educação: uma Investigação sobre o esforço mental dos alunos em Tarefas Visuoespaciais

As investigações científicas em educação podem elucidar novos aspectos das interações ensino-aprendizagem e apoiar práticas educacionais baseadas em evidências. Nesse sentido, há um interesse crescente em pesquisas multidisciplinares, incluindo trabalhos em neurociências e ciências cognitivas no contexto educacional. A investigação em ciências cognitivas enfatiza a importância da capacidade espacial em vários campos científicos e apoia intervenções para melhorar as competências espaciais. As contribuições da investigação educacional e da neurociência para a compreensão da cognição visuoespacial tornam-se cada vez mais importantes à medida que educadores e decisores políticos procuram desenvolver métodos baseados em evidências e materiais curriculares para melhorar o ensino-aprendizagem. As neurotecnologias utilizadas na investigação científica, como o eye-tracking e o fNIRS, podem ser úteis nas escolas, fornecendo dados relevantes sobre os processos cognitivos em diferentes tarefas escolares diárias, incluindo testes de cognição espacial. Este projeto explora a oportunidade para a pesquisa em neurociência servir ao sistema educacional como um intercâmbio interdisciplinar, investigando estímulos visuoespaciais para compreender os mecanismos envolvidos nos processos de aprendizagem. Esta tese explora como a neurotecnologia pode ser aplicada na educação e avalia a utilidade dos sinais cerebrais de esforço cognitivo na avaliação de metodologias convencionais, como tarefas de rotação mental, e abordagens inovadoras, como a realidade virtual, para promover a compreensão da cognição espacial. Nossos resultados propõem novos métodos para apoiar as práticas de ensino e melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos, incorporando ferramentas da neurociência no contexto educacional. Especificamente, ao analisar os dados do olhar dos alunos, os educadores podem obter informações valiosas sobre as necessidades e habilidades específicas dos seus alunos. Além disso, medir o esforço mental dos indivíduos durante o envolvimento em atividades de raciocínio, como tarefas visuoespaciais, pode fornecer informações úteis para desenvolver estratégias instrucionais e planos de aprendizagem personalizados com base nos processos cognitivos dos alunos. Finalmente, o uso inovador de dados de atividade cerebral revelou que o córtex pré-frontal opera com maior eficiência neural durante tarefas visuoespaciais mediadas por VR. No geral, o uso da neurotecnologia pode potencialmente apoiar práticas educacionais e design instrucional.

Presidente - Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ETIENNE LAUTENSCHLAGER - UFRN